90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 21 )

13/04/2021

3 CASOS DE POLÍCIA era o Livro Perfeito para Chico Anysio ( no sentido do Mestre ter sido Fã a vida toda de Contos Policiais e da pequena Frustração que trazia dentro de Si por não ter conseguido ingressar na Carreira de Advogado Criminalista ).

Em sua Autobiografia, Chico contou : " Li mais de 3.000 Livros Policiais. Sherlock Holmes, Nero Wolfe, S.S. Van Dyne, Hercule Poirot, Maigret, todos me eram familiares. Primeiro eu comecei a ler normalmente, depois como um Advogado faria, tentando descobrir o criminoso, imaginando as perguntas a fazer a cada provável indiciado. Li-os também sob o ângulo da Polícia, buscando pistas que me levassem ao assassino. Li muitas vezes sob o ângulo do Criminoso : como esconder, como dificultar a ação da Polícia. Poucas vezes ganhei do Autor. Da Agatha Christie, Nunca. Mas naquele monte de Livros que devorei, estava a preparação para o Criminalista que queria ser. "

Chico Anysio culpava a MATEMÁTICA pelo IMPEDIMENTO de ter entrado na Faculdade de DIREITO. " O problema era a Matemática. Era ela a responsável pelas minhas Duas Reprovações, e isto me irritava muito. Por que um Advogado tem que saber o Teorema de Pitágoras ? Que proveito o Advogado vai tirar de uma Raíz Quadrada ou de uma Regra de Três ?.. (.. ).. Amigos do tempo de Menino já tinham dado o Pulo Maior. Eu ainda não, mas por causa da Matemática sacana, que sempre foi um tormento, uma atrapalhação inútil e tão desnecessária que quase me levava á Loucura. Eu seria um bom Advogado. Ivo Pitanguy, que era muito Amigo do noivo da minha irmã Lupe, também achava. A Opinião dele deu-me forças para seguir tentando neste Rumo : Direito. Pitanguy era amigo do pessoal lá de casa. Ainda não era famoso, mas já era craque na sua especialidade.. " (.. ) .. "Gigliotti, noivo da Lupe, o citou como dos Melhores Cirurgiões plásticos do Mundo. O Melhor, talvez. E está aí o Pitanguy não deixando o Gigliotti mentir. Como não me deixou Urinar direito durante três semanas, pois ao saber que Eu tinha Fimose, ofereceu-me para me Operar.." (.. ) .." Não apenas Operou como fez Plástica. Modéstia a parte. Até hoje, quando nos encontramos, o Pitanguy me diz, num Sorriso :

- Eu tenho Responsabilidade sobre Isso.

.. (..).. Ele deve Calcular o Bem que me fez. Fora o Sarro que sempre tirei com a Plástica :

- Operado pelo Pitanguy. Chega ou quer mais ?

..(.. ) .." Não. Esta PEÇA, com Operação Plástica feita pelo Pitanguy, não é para ser guardada debaixo de uma Toga. - Eu pensava. Nem está aqui para ser escondida por uma ' Cueca do Macaco ', sob calção de um meia-esquerda.. " (.. ) " Felizmente não fui aprovado no teste dos Juvenis do BOTAFOGO e igualmente fui recusado pelo SÃO CRISTÓVÃO. Por esta razão acredito no ACASO. "

Chico sempre dizia que o ACASO foi o Responsável por sua CARREIRA DE HUMORISTA ( O Caso do Tênis esquecido ).

Mas Chico Anysio nunca escondeu uma Frustração por não ter seguido a Carreira de Profissional de Direito, enfrentando a Rotina dos TRIBUNAIS.

O DIREITO PENAL perdeu um promissor Profissional para o Humorismo.

3 CASOS DE POLÍCIA trouxe de volta o exercício " Criminalista " de Chico Anysio, mas infelizmente não chegou a ser um grande sucesso de Vendas.

Como ROMANCISTA, Chico já havia se Consagrado com outros Livros.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).