90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 22 )

14/04/2021

CARAPAU foi o Primeiro ROMANCE de Chico Anysio em 1978, após ter Lançado Sete Livros de CONTOS. Teve Texto Especial de ninguém menos que Jorge Amado e Orígenes Lessa, Jornalista, Contista, Romancista e Novelista, falecido em 1986, que também deu seu Parecer no Prefácio do Livro ( Trechos dos Textos já Postados por este Blog ! ).

Em 11 de Agosto de 1978, o Jornal O GLOBO trouxe uma Entrevista com Chico Anysio, cujo o principal Assunto era o recente Lançamento do Livro CARAPAU, pela Editora ROCCO. Questionado sobre a possibilidade de estranheza do público, que desde suas primeiras Obras esperavam um Chico Anysio engraçado e se surpreenderam com o Conteúdo, Chico respondeu : " Este é um problema que nunca me preocupou. Meus livros venderam muito, e eu acho que CARAPAU é o que vai vender Menos. O Público prefere o Conto ao Romance. O Conto pode ser lido aos poucos e até mesmo dentro do ônibus. Cada Conto tem em média duas ou três páginas, e o leitor não tem que se preocupar com a história e o enredo. Já para ler um Romance, o leitor tem que dedicar um maior número de horas e ler mais atentamente. Os meus livros são lidos, principalmente, por gente que não está acostumada a isso.. "

Quando Chico lançou seu Primeiro Livro, O BATIZADO DA VACA, em 1972, algumas pessoas se surpreenderam, assim como O ENTERRO DO ANÃO, lançado no ano seguinte. Ao contrário do que se esperava, Chico apresentou CONTOS, vários deles de conteúdo Trágico. Quem esperava RISOS e mais RISOS, estranhou um pouco.

Depois do Sucesso de vendas de É MENTIRA, TERTA ?, seu terceiro Livro, de 1973, inspirado no Clássico Personagem PANTALEÃO e suas histórias Inacreditáveis, A CURVA DO CALOMBO, de 1974, voltou a surpreender. Um misto de Seriedade e Comicidade, pouca gente Entendeu na época a Capacidade de Chico escrever Seriamente e ser Enfático através da Satirização. Mesmo Críticos Especializados foram Incapazes dessa Percepção, preferindo Analisar o trabalho de Chico sob o Ponto de Vista Literário, deixando de lado a Ênfase por trás das Histórias, ou deixando de explorar a Objetividade ( ou possíveis Objetivos ) por trás dessa Ênfase.

TEJE PRESO, quinto Livro escrito pelo MESTRE Chico Anysio, lançado em Junho de 1975 pela editora ROCCO, foi uma Obra de Contos, como os anteriores O BATIZADO DA VACA ( 1972 ), O ENTERRO DO ANÃO ( 1973 ), É MENTIRA, TERTA ? ( 1973 ) e A CURVA DO CALOMBO ( 1974 ). Porém, a diferença estava nas Histórias, desta vez todas sobre o Nordeste. " Os quatro primeiros livros foram mais cariocas. Nordestino, me sinto melhor escrevendo sobre meu Chão", declarou na época ao Jornal O GLOBO, explicando a emotividade e facilidade de trabalhar uma linguagem que melhor se identifica. A CURVA DO CALOMBO chegou ás Prateleiras das Livrarias juntamente com a 2ª Edição de É MENTIRA, TERTA ? e a 13ª Edição de O ENTERRO DO ANÃO.

TEJE PRESO já estava Pronto desde 1973, antes de A CURVA DO CALOMBO, e Chico considerava o seu Livro mais Trabalhado, sob o ponto de vista Literário, e o mais Importante, sob o ponto de vista Emotivo. Seu Ofício de ESCRITOR havia deixado de ser uma atividade complementar do Humorista para se tornar o que Ele chamava de " Trabalho Sério ", eventualmente cômico, porque " o cotidiano é cômico, mas também trágico".

Quando lançou TEJE PRESO já tinha PRONTO o Livro O TOCADOR DE TUBA ( que foi lançado muito tempo depois, em 1977, após o lançamento de FEIJOADA NO COPA, livro que veio após TEJE PRESO ). E ainda já tinha CARAPAU ( de 1980 ) em seus Planos.

CARAPAU foi um Sucesso aclamado, como já mencionado e seu Segundo ROMANCE, NEGRO LEO, de 1985, também teve sua Importância. NEGRO LEO, Livro foi Adaptado para a Televisão em um Episódio Homônimo exibido no Programa CASO ESPECIAL, pela TV GLOBO, em 30 de Maio de 1986. O Trabalho teve Direção de Paulo Ubiratan e Luiz Gleiser e foi Protagonizado por Lílian Lemmertz. Este, aliás, foi o último Trabalho da Atriz, que faleceu em 5 de junho de 1986, apenas uma semana após a exibição do Especial, vítima de Infarto. O Episódio exibido no CASO ESPECIAL ( e que pode ser Conferido pelo IGTV do Perfil @memorialchicoanysio ) concorreu ao Prêmio CARACOL no 8º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, realizado em 1986, tendo recebido Menção Honrosa.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).