90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 26 )

19/04/2021

Chico Anysio e Zélia Cardoso de Mello iniciaram um Romance totalmente por acaso, " taparam os ouvidos " ás Opiniões dos mais Íntimos, Enfrentaram a MÍDIA e a INTROMISSÃO do PÚBLICO, se Casaram, tiveram Dois Filhos, e, mesmo com a Incompatibilidade de Personalidades e os Altos e Baixos de uma Relação Conturbada, estiveram juntos por 7 Anos e foram Felizes até onde foi Possível.

Uma Curiosidade : Chico e Zélia já foram Parceiros também em NEGÓCIOS. VICTORIA foi uma Revista lançada em Dezembro de 1995 e trazia Assuntos e Reportagens Diversos, com FOCO no público Feminino. Os CONTOS do Livro O TELFONE AMARELO, de 1979, sobre o Personagem CLEÓFAS, eram Resgatados e Publicados a cada Edição.

O que Pouquíssimas Pessoas sabem é que Chico Anysio foi o FUNDADOR da Revista ! VICTORIA foi Idealizada e Criada em Sociedade com sua Esposa na época, Zélia Cardoso de Mello. Passou a Circular nas Bancas pela Editora de mesmo Nome e tinha a Jornalista Leila Reis como Diretora de Redação.

O TÍTULO da Revista foi Inspirado no NOME da Filha do Casal. De pouca Repercussão, não durou muito tempo no Mercado Editorial. A Publicação tinha preocupação maior com CONTEÚDO e TEXTOS, não dando tanta importância a Imagens e Arte Gráfica, o que deixava as Páginas sem muitos Atrativos e dividia a Opinião dos Leitores. Em contrapartida, por vezes foi Elogiada por eles pela Ausência do Exagero em Páginas de/com Publicidade ( Exagero comum até Hoje em Veículos Impressos, com Inúmeras Páginas de Propaganda ! )

Chico Anysio, para além de sua carreira de MÚLTIPLOS OFÍCIOS teve diversas Passagens pelo Mundo dos Negócios e pelo Ramo Publicitário.

Em Meados dos Anos 80, Chico investiu SEU NOME em LICENCIAMENTOS de Diversos Produtos. A CHICO CITY PROMOÇÕES viabilizava a Comercialização desses Artigos através da Figura dos Personagens de Sucesso do Mestre. O Tema chegou a se tornar Matéria do Jornal O GLOBO ( já Publicada neste BLOG em CHICO ANYSIO E A PUBLICIDADE ). O Diretor Abel Zambom, responsável pela Firma, na época liberou a Imagem de Chico Anysio a 20 fabricantes dos mais diversos Setores, como Toalhas, Camisetas, Copos Plásticos, Bonecos, Roupas.. Marcas famosas na época chegaram a Alcançar 1 Bilhão de Cruzeiros em Vendas/Lucro ! BROCHES estão entre os Artigos RAROS que faziam Sucesso na Época.

Anos antes da Empresa de Chico, os Personagens de CHICO CITY foram Licenciados e Ilustraram CAPAS de uma Linha de Cadernos distribuídas pela SOUZA REIS. 

Em 1991, no Auge do Sucesso, a ESCOLINHA DO PROFº RAIMUNDO se tornou ÁLBUM DE FIGURINHAS. Chico também fez Parte de Cromos ( Figurinhas ) em alguns Álbuns Mistos que circulavam nos anos 70. Além de Revistinhas : A Revista KLIK e a Revista em Quadrinhos ERA XIXO UM ASTRONAUTA ? traziam Histórias Ilustrativas com o Mestre ( Detalhes das Revistas e do PROJETO no Site >> https://colecionadoresdehqs.com.br/chico-anysio-e-os-quadrinhos/.

Durante o Campeonato Mundial de Futebol da Argentina, em 1978, o cartunista Paulo José desenhava Tiras baseadas em Coalhada, um dos personagens mais famosos do Mestre do Humor, com textos do próprio Chico, que eram patrocinadas pela Ford e publicadas nos principais jornais durante os meses que antecederam a Copa do Mundo naquele Ano. Posteriormente, foi lançado o Álbum colorido Coalhada na Copa, da RGE ( atual Editora Globo ) e, mais tarde, houve o lançamento de uma Revista, COALHADA NA COPA, programada para ir ás bancas antes do início da Copa, mas, devido atraso da Editora Rio Gráfica, chegou só depois da eliminação do Brasil.. aí, infelizmente, depois de muito trabalho, empenho e correria de Paulo José ( e também do Chico, que escrevia as Tiras em paralelo aos seus Livros e suas apresentações no Teatro ), a revista não atingiu o esperado, não conseguiu atrair Vendas e não fez Sucesso.

O MESTRE Chico Anysio também já se aventurou no RAMO DA MODA. Muito antes das Campanhas publicitárias para a Empresa Têxtil PASSPORT, específica em roupas masculinas, veiculada em várias revistas de 1976 até meados dos Anos 80, em 1969 havia feito um ENSAIO com várias Modelos para a Grife LAN-OVER. O JORNAL DO BRASIL acompanhou os Registros Fotográficos, fez Reportagem sobre o Lançamento da Coleção de Roupas e falou sobre Chico Anysio ( TUDO já Postado neste Blog, em Abril do Ano passado ! )

Não foram poucas as vezes em que Chico Anysio deu o Ar da Graça em Comerciais de TV e Campanhas Publicitárias. O Sucesso como Figura Pública e sua Credibilidade renderam Convites de diversas Marcas de Produtos e Serviços, que diversas vezes Lucraram ( e muito ! ) com Isso, tanto quanto o Próprio Mestre. A Trajetória de quase 50 Anos fazendo Comerciais para as HAVAIANAS, por exemplo, consegue Demonstrar esse Fato !

Em sua Autobiografia de 1992, Chico falou sobre essa Longeva Parceria e sobre a Importância de ser inserido no Mercado Publicitário :

" O Comercial é uma Benção Divina. Ele dá um bom Dinheiro e não queima a Imagem ( dependendo do produto anunciado ). Além do mais, há um prazo determinado de Veiculação. Os Comerciais que não são Nacionais ( são Locais, apenas ), significam a Glória Máxima ! É aquela história de ' o que os olhos não vêem.. ' Faço Comerciais para as Sandálias Havaianas há 21 Anos ( relato de Chico no Livro em 1991. Foram quase 50 Anos fazendo Comerciais para a Marca ). É tanto tempo que me julgam dono da Firma. Sou Orgulhoso deste Serviço. As Havaianas vendem mais do que as outras somadas. Não atribuo este Sucesso ao meu trabalho, mas ao fato de elas serem mais baratas e terem uma aceitação Eficiente e Antiga. As Havaianas são o Sapato do Nordestino e nenhuma outra sandália conseguirá batê-las. É um Belo e Agradável dinheiro Alternativo. Adoro trabalhar para a São Paulo Alpargatas, tenho o direito de modificar uma ou outra frase, eliminar uma ou outra palavra. Eles confiam em mim, e todas as Campanhas funcionaram, felizmente. Chico Anysio foi o Artista que se tornou Pioneiro na divulgação das Sandálias, fabricadas pelas Alpargatas, em quase 5 décadas fazendo Comerciais e Campanhas Publicitárias da Marca, tornando Inesquecível o SLOGAN : " Não tem Cheiro, não Deformam, nem soltam as Tiras ".

Para além das HAVAIANAS, Chico já fez Comerciais para Marcas de Roupas, Brinquedos, Óticas, Bebidas, entre outros. Vários de seus Personagens, inclusive, deram Vida a essas Campanhas.

Desde 1960 Chico Anysio já havia ingressado no meio Publicitário quando o RUM BACARDI comprou o Programa CHICO ANÍSIO SHOW, que estreou pela TV-RIO, se tornando a Patrocinadora do Humorístico. O Garçom QÜEM-QÜEM aparecia fazendo Coquetéis e divulgando a Marca. Mais tarde, CHICO ANÍSIO SHOW ainda foi Patrocinado pela SEMP TOSHIBA e a BENDIX patrocinava O HOMEM E O RISO. As Páginas de Programação da extinta Revista INTERVALO veiculavam tanto a Exibição dos Programas quanto as Chamadas Publicitárias de Ambos.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 )