90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 27 )

20/04/2021

Chico Anysio já havia trabalhado com a BENDIX. O LP Compacto ( 33 RPM ) CHICO ANÍSIO CONTA A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO FELIZ ( A Lavadora de Roupas BENDIX e o Sabão em Pó VIVA ), foi um Disco Publicitário, Promocional, durante a década de 60, falando sobre as extintas Marcas BENDIX e VIVA, tal qual aconteceu com o Compacto CHICO COM C, sobre a Marca de Eletrodomésticos CONSUL, tempos mais Tarde.

Chico se dizia Fiel ás MARCAS pela as quais trabalhava : " Sou Fiel aos meus Anunciantes. Se fiz comercial para a Coca-Cola, jamais farei para a PEPSI ou para o Guaraná. Ou seja, a Coca-Cola me dispensou geral, até para os seus concorrentes", contou á Norma Couri na PLAYBOY, explicando o motivo de ter sido Dispensado : " Se era Coca-Cola ou Guaraná em pó do Amazonas, não importa. Importa que era uma homenagem da Coca-Cola, oferecendo seus comerciais para os melhores humoristas do Mundo inteiro, e no Brasil convidaram a mim. Depois pararam de anunciar comigo porque o WASHINGTON, meu Personagem Reacionário, reclamou em cena : " Vocês estão usando essa coisa Multinacional... " E eles confundiram o WASHINGTON comigo. O problema é que sou Fiel aos meus Anunciantes. "

Apesar da Fidelidade afirmada, Chico já trabalhou Sim, com Marcas Diferentes de um mesmo Produto/Segmento. Anos depois do Compacto e das Campanhas Publicitárias para a CONSUL, em 1978, Chico trabalhou com a BRASTEMP, por volta de 1984. Durante o Lançamento do Modelo de Refrigerador FROST FREE, no ato da Compra, os Clientes ganhavam um LP Promocional com Músicas Diversas. Entre uma Faixa e outra BATE-PAPO ENTRE AMIGOS trazia o Mestre Chico Anysio como NARRADOR, explicando as Funcionalidades do Refrigerador ( Sim, a ideia era Chico explicar/ensinar sobre o Produto como se fosse um Técnico da BRASTEMP ). Entre as Músicas do Disco, Clássicos da MPB como O AMANHÃ, com a Cantora Simone e LILÁS, com Djavan. Também trazia duas Faixas Internacionais : FOREVER AND EVER, com Julio Iglesias ( Regravação do Clássico de Demis Roussos ) e SING, da Dupla Carpenters.

No Final dos Anos 80, veio a Parceria com a ESTRELA, famosa Marca de Brinquedos. ALBERTO ROBERTO, POPÓ e BENTO CARNEIRO representaram os Comerciais da Marca. Campanhas Impressas dos Brinquedos, Veiculadas em Revistinhas e Gibis, também contaram com a Figura de Chico, através dos Personagens JOVEM, TAVARES e BENTO CARNEIRO.

No Início dos Anos 90, o Monólogo NASCER VELHO, MORRER DE INFÂNCIA, de Autoria de Marcos César, exibido em 1978 no FANTÁSTICO, onde o Mestre era Cronista ( Assunto já Tratado neste Blog ! ), foi Reaproveitado em Comercial da SHARP, onde Chico repetia o Monólogo, com algumas Adaptações/Modificações na Narrativa.

Também no início dos Anos 90, a Parceria com a ANTARCTICA surtiu tanto Efeito que acabou se estendendo para dentro do Programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, onde Chico, COMO ELE MESMO conversava ou discutia Satiricamente com algum Personagem Seu, e ao Final, Saboreavam a Cerveja ( quadros durante 7 Episódios, com SILVA, SANTELMO, PAINHO, CALHEIROS, SETEMBRINO, ALBERTO ROBERTO e JOVEM ).

ALBERTO ROBERTO foi o Personagem de Chico Anysio mais utilizado em Campanhas Publicitárias, que eram realizadas dentro de seu próprio Programa. Diversas Marcas de Produtos e Serviços eram divulgadas através do CHICO ANYSIO SHOW pelas Encenações Cômicas com Lúcio Mauro ( Da Júlia ) e outros Atores ou Artistas convidados ( onde o Personagem não conseguia de modo algum fazer as Propagandas, e, ironicamente, ao final, dizia algo que deveria ter sido dito/feito durantes as gravações ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 )