90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 29 )

22/04/2021

Foram poucas as Participações do Mestre Chico Anysio em Novelas ( não soma-se Aqui Séries, Minisséries e outros formatos de Dramaturgia e Humor ). Mas TODAS foram MARCANTES, não só pela presença Especial da Figura Pública, mas a Construção e Interpretação dos Personagens.

A primeira Aparição de Chico Anysio em Novelas da TV GLOBO foi com Personagem Próprio : SALOMÉ, que fazia estrondoso Sucesso em CHICO CITY, foi convidada a participar do Último Capítulo de FEIJÃO MARAVILHA, de Bráulio Pedroso, em 1979.

A segunda Aparição não chegou a ser Vista pelo Público : em 1989, a presença de Chico Anysio como Taj Nahal em QUE REI SOU EU ?, de Cassiano Gabus Mendes, foi VETADA pela Justiça ( como já vimos nesta Retrospectiva e também em Postagens já existentes neste Blog ! ). Um Trabalho que sempre Despertou a Curiosidade dos Fãs de Chico e da Novela, e que com certeza, teria se tornado MEMORÁVEL.

Em 1999, quando perdeu seu Programa O BELO E AS FERAS, tirado do Ar apenas 5 meses após a Estreia, restou apenas seus quadros de Humor dentro do ZORRA TOTAL ( ROSTO A ROSTO, com Alberto Roberto e ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, de forma Compacta ). Sem muitas possibilidades, foi convidado a participar de TERRA NOSTRA, de Benedito Ruy Barbosa, no Papel do BARÃO JOSUÉ MEDEIROS, que perdia Toda sua Fortuna e seus Bens numa mesa de Jogo. A Rápida Aparição de Chico no Capítulo em que se descobre a verdadeira Identidade de Josué Medeiros ( Juan Alba ), um rapaz que se disfarçava de Cocheiro e que se envolvia com Janete ( Angela Vieira ) com planos de Vingar a Morte do Pai ( Chico Anysio ), foi Digna de se tornar uma das mais MARCANTES da Teledramaturgia.

A partir daí, suas Aparições em Novelas pela TV GLOBO já não eram CONVITES. Eram Alternativas de Trabalho. Embora em SINHÁ MOÇA, remake da novela homônima de 1986, escrita por Edimara e Edilene Barbosa ( filhas de Benedito Ruy Barbosa ) aparecesse na ABERTURA : Ator Convidado : CHICO ANYSIO, não foi assim. Chico Anysio foi quem procurou o Diretor Ricardo Waddington, se oferecendo para o Papel do fazendeiro EVERALDO. Foi Acatado ! No final de 2006, em PÉ NA JACA, de Carlos Lombardi, fez o Papel de Cigano, um Cego que era Dono de um Parque de Diversões.

Em 2009, através da autora Glória Perez, entrou para o elenco de CAMINHO DAS ÍNDIAS, onde interpretou o trambiqueiro NAMIT, contracenando com Marcius Melhem. Marcius fazia o Papel de RADESH, um indiano que gostava de aplicar golpes, se passando por um empresário milionário e usando NAMIT como seu Pai ( Identidade falsa ). A Armação dos dois resultou no Casamento com DEVA (Cacau Mello). O Personagem foi um grande Sucesso pela vertente Cômica, mas também despertou a COMOÇÃO do público, que além do Apoio a Chico por causa do descaso da TV GLOBO que já vinha acontecendo há tempos, fazia as pessoas Torcerem pelo Mestre, naquele período já visivelmente debilitado por causa dos problemas de saúde.

Estar Trabalhando em um Ambiente que não era do seu Gosto/Preferência, e mesmo sendo em Papéis Pequenos ou Secundários, para Chico não era Motivo ou Justificativa para " Fazer de qualquer Jeito ". Chico sempre fez questão de se DESTACAR e de fazer qualquer coisa que fosse de Maneira BEM FEITA ! O PROFISSIONALISMO, A COMPETÊNCIA e A PERFEIÇÃO, para Ele eram mais Importantes do que sentir Prazer em estar Fazendo Aquilo que foi Proposto, seja Humor ou Drama.

Agora falando em CINEMA, foi a Grande ALTERNATIVA de Chico Anysio em sua última Década de Vida. Consagrado no Ramo TELEVISIVO, Chico Anysio se aventurou poucas vezes fazendo Filmes, mas deixou sua MARCA também no Ramo CINEMATOGRÁFICO.

Sendo um dos Precursores dos tempos da CHANCHADA, tendo feito Roteiro, Argumento ou Diálogo de 21 filmes e de ter participado de outros 3 ( Vejam ou Revejam o Post CHICO ANYSIO E AS CHANCHADAS >> >>https://memorial-chico-anysio4.webnode.com/l/chico-anysio-e-as-chanchadas/ ), Chico demorou a ATUAR de FATPO em FILMES e era Completamente AVESSO ao CINEMA NACIONAL.

" O Cinema brasileiro não existe. Não vai existir nunca, porque o cinema é uma arte muito cara para poder existir em um país de Terceiro Mundo. Cinema só se faz com Moeda Forte. Faz-se cinema em dólar, libra.. Eu já disse isso. Eu já fiz mais do que dizer isso : eu já recusei fazer um filme com a Milene Demongeot. Seria chamado FÉRIAS EM CABO FRIO. Não quis fazer. E era produção franco-brasileira. Participei de cinco ou seis Chanchadas, em pequeníssimos papéis, e sempre me arrependi. "

" Um dia o Cacá Diegues - um dos seis ou sete bem-sucedidos diretores de cinema do Brasil - convidou-me para filmar QUINCAS BERRO D'ÁGUA. Foi tentador. Um filme assim eu gostaria de fazer. Combinamos para Setembro. Em Abril o produtor dele morreu e nunca mais se tocou no assunto. Eu teria feito! O Cacá fez coisas maravilhosas no Cinema Brasileiro. Quero deixar claro que quando um filme brasileiro é MARAVILHOSO A NÍVEL DE BRASIL ele não passa de ACEITÁVEL, A NÍVEL INTERNACIONAL. Tudo é lento, os atores não são atores, o iluminador ilumina mal. A culpa não é dos homens que fazem o filme, mas do dinheiro com que contam. A GRANDE ARTE custou oito milhões de dólares. VILLA-LOBOS, do Zelito, está orçado em três milhões de dólares e o lucro tem que ser tirado da produção. Explico : Orça-se o filme pelo alto, e ele é feito por setenta por cento do orçado. Os trinta por cento são o lucro, porque o dinheiro da bilheteria é roubado. Competência para fazer bons filmes, os diretores brasileiros têm. Mas sem dinheiro não há competência que resista. Os sucessos fora do Brasil foram tão poucos que não podem ser levados em conta : É dificílimo fazer um filme brasileiro ser aceito fora daqui.. "

" ..( .. ).. A Televisão fez com que os cinemas fossem divididos em Dois. Fizeram três cinemas do CINE ROXY, em Copacabana. Nenhuma das três salas vai encher nunca. Vi filmes no CINEMA LEBLON ( Cinema Paradiso ) com quatro pessoas na Sala. Como é que com esta estúpida ausência de platéia alguém pode ter Lucro fazendo um filme orçado em três milhões de dólares? Diminui-se o Orçamento, empobrece-se a produção, piora-se o resultado e, consequentemente, aumenta-se o prejuízo. "

" Com dinheiro, Tudo Muda ! Hector Babenco ( que não conheço, mas considero brasileiro ), encantou Jack Nicholson, quando o dirigiu, na América, num filme que custou mais de dez milhões de dólares. Com esse dinheiro, no Brasil, Babenco teria que fazer dez filmes, no mínimo. Lamento tudo isto, porque o cinema é a Única Arte que FICA. O Cinema é ETERNO, enquanto a Televisão é Perecível e o Teatro é o Instante. Mas enquanto não pudermos fazer Cinema, não conseguiremos fazer. E só conseguiremos quando o Nosso Dinheiro Valer. Não acredito num filme que é realizado por meio de quebrações de galho, arremedos, jeitinhos, essas coisinhas brasileiras. Os Produtores praticamente mendigam o dinheiro da produção. Os atores ganham misérias, o conforto é nenhum, a garantia de exibição não existe, a ajuda do governo nunca apareceu, o apoio popular acabou com o fim das Chanchadas.. "

Logicamente, que muita coisa MUDOU em Relação ao Cinema Nacional de 1992 em diante, tanto no que diz Respeito a INVESTIMENTOS como o RECONHECIMENTO INTERNACIONAL. Assim como as Visões de Chico podem ter Mudado um Pouco com o passar dos Anos.

Foi em 1996, através de um convite de Cacá Diegues para filmar TIETA DO AGRESTE*, que Chico Anysio passou a se tornar Figura Marcante no meio Cinematográfico. O Papel de Zé Esteves, pai da Protagonista, Surpreendeu o Público, até então acostumado com a Vertente Cômica que acompanhou Chico a Vida Toda.

Em 2009, deixado em Segundo plano pela Televisão, resolveu Investir em todas as Propostas de Trabalho no Cinema. Naquele ano esteve no Curta-Metragem O AUTO DA CAMISINHA, ( uma produção educativa que destacava de maneira criativa a importância da Prevenção contra o HIV ) e participou do Documentário SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI, sobre o cantor Wilson Simonal, onde Chico relatou sobre o Artista e os trabalhos que fizeram juntos durante o final dos anos 60, quando eram Contratados da TV RECORD. Ainda esteve na Comédia SE EU FOSSE VOCÊ 2, de Daniel Filho, a sequencia do Filme Homônimo, Sucesso de Bilheteria, e trabalhou como DUBLADOR em UP- ALTAS AVENTURAS, uma Animação de Bob Peterson e Pete Docter. Chico Dublou o Protagonista Carl Fredricksen.

Em 2010, foi o Monsenhor Aristides ( Padre Velho ) em UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de Ziraldo, com Direção de André Alves Pinto e César Rodrigues.

Em 2011 esteve em OS SONHOS DE UM SONHADOR- A HISTÓRIA DE FRANK AGUIAR. Também foi um dos entrevistados do Documentário RÁDIO NACIONAL, de Paulo Roscio. E, ainda em 2011, encenou A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA, de Vinicius Coimbra. O Longa foi uma RELEITURA do Filme Homônimo de 1965, de Roberto Santos, que havia sido baseado no Conto de Guimarães Rosa, extraído do livro SAGARANA. A Presença de Chico Anysio ficou MARCADA por diversos motivos : A Brilhante Interpretação de um Personagem Cruel, a Entrega nas filmagens, apesar dos problemas de saúde na Vida Real, a última aparição de Chico no Cinema e os PRÊMIOS pelo Trabalho. Chico foi Homenageado e Vencedor do TROFÉU de MELHOR ATOR COADJUVANTE, no FESTIVAL DO RIO por sua Atuação no Filme. Em 2015, três anos após seu falecimento, Chico ganhou o TROFÉU APCA na mesma Categoria.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 )