90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 30 )

23/04/2021

Em 1981, Chico Anysio foi o Narrador do Filme O MUNDO MÁGICO DOS TRAPALHÕES, que trazia a história do Grupo Humorístico de Sucesso da Televisão, liderado por Renato Aragão. Em 2001 esteve em TREPA NAS ESTRELAS, de Jumbo Culano, um filme de pouca repercussão e do qual as informações de Produção e Ficha Técnica são ESCASSAS, tanto em Internet, como fora Dela e em 2003 fez Participação Especial no Filme POR UM FIO, Dirigido por João Batista de Andrade, contracenando com os Protagonistas vividos por Flávia Alessandra e Tarcísio Filho.

Em 2007 foi Convidado a Participar da Sátira Á ESPERA DA MORTE, um Curta-Metragem produzido através de Recursos do Governo do Distrito Federal, filmado pelo Grupo de Humoristas MELHORES DO MUNDO ( Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues ), com Direção de André Luís da Cunha. O Curta ( TODO Filmado em LINGUAGEM RUSSA e exibido LEGENDADO - já Postado no Perfil @memorialchicoanysio), foi Premiado como Melhor Direção de Arte no Festival de Vídeo e Cinema de Cuiabá em 2006. Na época, Chico Anysio, por Afetividade ao Grupo, aceitou o Convite de uma Participação Especial e Conquistou Elenco e Produção com seu jeito Amável e Simplicidade.

Por volta de 2009/2010, Chico foi Narrador e também Dublador do Filme/Animação CÍCERO- O SANTO PADRE, Filme Artesanal que conta a História do Padre, projeto idealizado, produzido e dirigido por Sinfrônio Lima Neto. O Filme, que foi exibido em formato de MINISSÉRIE, levou 1 Ano e Três Meses para ser produzido, com técnicas de Computação Gráfica, com Personagens Caricaturas. Não foi lançado nos Cinemas nem em DVD. Foi liberado por seu Produtor em Plataformas de Streaming de Internet e os Direitos Autorais do Filme são da Fundação TELEDUCAÇÃO DO CEARÁ - FUNTELEC.

Em 2009, quando foi escalado para Dublar o Protagonista da ANIMAÇÃO UP - ALTAS AVENTURAS ( por intermédio de seu Filho Nizo Neto, já Experiente e Consagrado no ramo da Dublagem ), declarou : " Dublagem é a melhor Escola que existe para um Ator, quanto mais você obedecer o que foi feito no trabalho original, Melhor Fica. Ser GENIAL é FÁCIL, Difícil é FAZER O ÓBVIO ".

GENIALIDADE sempre foi a Maior Expressão Direcionada a Chico Anysio ( apesar do Mestre nunca ter levado o TERMO a Sério ). Chico Anysio não possuía um Pingo de ESTRELISMO. Apesar de ser quem Era, não se sentia Superior a ninguém, não levava á Sério o Título de GÊNIO, não se deixava levar por Ibope ou Estatísticas de Popularidade, nem se deixava dominar pelo Sucesso : " Sucesso é um Acidente de Percurso. "

Em seu Livro Biográfico, surpreendeu ao revelar que a qualidade do Trabalho era muito mais Importante do que a Preocupação em Competir : " A Competição deve haver, mas não pode deixar de ser Branca. Mais Importante do que muitos me Preferirem é ninguém me Detestar. "

No ambiente de trabalho, tratava a Todos, desde os Subordinados, passando pelos membros de Equipe até os Companheiros de Cena com a mesma Elegância e Gentileza. Mas, nesses lugares, era de extrema Seriedade. A Pontualidade, a Seriedade e a Disciplina eram as Principais características de Chico Anysio nos BASTIDORES. Tanto em Estúdios como em Externas, apenas os Preparatórios e os Diálogos necessários com os Diretores e os Colegas de Cena.

Houve épocas em que Chico, enquanto se arrumava no camarim, um ajudante ficava no estúdio passando o Texto e Marcando os Lugares, e Ele, através de um transmissor, assistia tudo, e depois só entrava Pronto pra Gravar e Dizer o que tinha que ser Dito.

" Não gosto de nada muito demorado. Isto, aliás, é o que me afasta do Cinema. Para ser Sincero, eu não gosto nem de Ensaiar. Adoro trabalhar com o Manga ( Carlos ), o Daniel ( Filho ), o Blota ( Gonzaga ), e a Cininha ( de Paula, sua Sobrinha ) porque eles são Diretores que sabem disso e fazem as cenas ' De Primeira ', evitando a Repetição, coisa que me enlouquece ainda mais. Sempre Digo, ao ter que Repetir uma cena :

- Não tem Segundo prato com o Gosto do Primeiro.

A Comédia tem esse Problema. A Cena vai Piorando a cada Repetição. Muitas vezes, se muito repetida, é provável que ela até perca a Graça.. "

" Não tenho nenhum Personagem que demore muito, nem posso ter porque o Trabalho é muito Grande. É Tudo TIRA e PÕE, então nada muito Complicado interessa. "

" As Coisas que Eu Digo são ouvidas, não me cobram porque o Programa está sempre Pronto dentro do horário, nunca chego atrasado ás gravações e não conheço nenhum Profissional melhor do que Eu. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 )