90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 36 )

29/04/2021

Apesar disso tudo, grande parte de seu Público estranhava este seu Ofício ( alguns Fãs, e também pessoas Famosas do RAMO, ousadamente, até chegaram a dizer em vários lugares que Chico era um verdadeiro " Desastre " Analisando Partidas de Futebol ). Chico Anysio pouco se Importava com as Críticas a respeito disso. Por volta de 1993/1994, foi um dos Convidados Especiais do MESA REDONDA, o Tradicional Programa da TV GAZETA aos Domingos, na época comandado por Roberto Avallone ( Falecido em 2019 ).

Também esteve em várias Ocasiões na Revista PLACAR, que foi a mais famosa Revista voltada ao Assunto, pela editora Abril. Chico Anysio foi Destaque de uma Matéria em Outubro de 1981, em Edição Especial, Dedicada ao PALMEIRAS ( Já Publicada por este Blog ! ) e em 1988 concedeu entrevista Especial á mesma Revista, para o Jornalista Jorge Luíz Rodrigues, revelando toda a Insatisfação com os Jogadores brasileiros da época e propondo Mudanças para Atrair o Público.

Chico Anysio explicou na Conversa o porquê de ter trocado o AMÉRICA pelo VASCO e lembrou de quando foi Flamenguista. " Já fui VASCO e FLAMENGO antes de torcer pelo AMÉRICA e voltei a ser Vascaíno. Quando torcia pelo VASCO os dirigentes deram bilhete azul ao técnico Gentil Cardoso em 1952, assim que ele ganhou o Título Estadual. Era uma Manobra para trazer o Flávio Costa de novo. Achei uma Injustiça e mudei para o FLAMENGO que tinha ficado em 7º Lugar, atrás até do OLARIA.. (.. ) ..Fui FLAMENGO até 1961. Um dia Fadel Fadel ( ex-Presidente do Clube ) fez uma grande safadeza com Fleitas Solich. Aí tirei o que tinha de Sujo na Camisa e ela ficou só Vermelha " ( Risos ).. (.. ) ..Fui AMÉRICA até Completar 50 Anos. A equipe precisava empatar com o NÁUTICO, em São Januário, se quisesse passar para a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro. Era um Jogo do qual Eu não tinha Medo. Aí, o AMÉRICA Perdeu por 3 a 1. Quando a Partida terminou, resolvi Mudar. Não posso passar minha Velhice preocupado. Fim de Semana é para se Divertir, não para Sofrer. Voltei a ser VASCO, Clube que Eu Nunca deveria ter Abandonado."

Sobre as Mudanças necessárias para acabar com a Crise do Futebol Brasileiro naquele período, Chico sugeriu : " Falta mais Divulgação. O Futebol desistiu de ser uma Festa. O Preço do ingresso ficou muito Caro. Só que, se colocarem o Ingresso mais Barato, a Renda não cobre as Despesas.. (.. ) ..Seria necessário Mudar as Regras. O Futebol continua a mesma coisa há Anos.. (.. ) ..As Mudanças precisam ser Muitas. Tinham de ser 10 Jogadores de cada Lado, e não 11. Assim, seriam criados mais Espaços no Campo. Em vez de Duas substituições, Eu permitiria 3 em Cada Tempo. A Lei de Impedimento tinha de ser Mudada. Eu Traçaria uma Linha no Prolongamento da grande Área e só haveria Impedimento Ali.. "

Também falou de seus Famosos Personagens : " Não ponho o JUSTO VERÍSSIMO falando de Futebol porque não gosto de Pisar naquilo que está Ruim.. (.. ) .. " Dei um descanso ao COALHADA. Ele vai voltar ao Programa em 1989, jogando na Itália.. "

COALHADA era outro CLÁSSICO da GALERIA DE TIPOS do Mestre Chico Anysio. Otávio Arlindo Antunes do Nascimento era um Futebolista Estrábico que, apesar de se achar um Craque, era na Verdade um Perna-de-Pau que vivia se defendendo das Críticas de torcedores e comentaristas esportivos, cujos famosos Bordões : "Mas hein!?".. "Depois eles dizem que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo.."

Sendo na Vida Real um Apaixonado por FUTEBOL e um dos MAIORES ENTENDEDORES do ASSUNTO, Chico usava o Personagem como forma SATÍRICA a vários Jogadores.

COALHADA foi um dos maiores Sucessos de CHICO CITY nos Anos 70 ( chegando, inclusive a ganhar um Episódio Exclusivo ), foi tema de um dos LP'S da Discografia do Mestre, e quase conquistou o mercado editorial, não fosse por causas Circunstanciais que estragaram os Planos. ( Assunto já visto nesta Retrospectiva e  também já Retratado por este Blog ! >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/coalhada-o-eterno-craque-do-futebol/ ).

O Sucesso de COALHADA deu origem ao LP COALHADA, O CRAQUE QUE FALTOU NA SELEÇÃO !, lançado em 1978 pela SOM LIVRE, satirizando A COPA DO MUNDO e o Personagem também foi CAPA da Edição 393 da extinta Revista AMIGA- TV TUDO, em 1977, com Tarcísio Meira e Francisco Cuoco. A Edição trouxe uma Matéria Especial sobre as Filmagens da Partida de Futebol com os Principais Nomes do Elenco da TV GLOBO, uma Homenagem/Mensagem de Final de Ano em Alusão a COPA DE 78.

COALHADA ganhou EPISÓDIO EXCLUSIVO em CHICO CITY, no final dos anos 70 e também foi Convidado do Especial de Natal de OS TRAPALHÕES, em 1980, juntamente com o Rei PELÉ e o goleiro do Fluminense á época, Paulo Goulart.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )