90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 37 )

30/04/2021

PELÉ era Amigo Pessoal de Chico Anysio e esteve Presente em vários Programas de Chico e em outras Ocasiões Especiais. Quando Pelé foi Prestigiar a Festa de Lançamento do Livro SOU FRANCISCO, a Autobiografia de Chico, na Boate RESUMO DA ÓPERA, na Lagoa -RJ, em Abril de 1992, declarou ao Jornal O GLOBO : " Chico é Meu Irmão. Um Gênio brasileiro que merece ser Reverenciado" declarou o Rei do Futebol na Ocasião. O próprio Pelé é Mencionado em uma das Passagens do Livro ( como já Postado por este Blog em Outubro de 2020 no Espaço BAÚ DE MEMÓRIAS ) :

" O melhor CHICO ANYSIO SHOW que fiz em toda a minha vida: na concentração do Santos. Eu tinha o melhor relacionamento possível com a direção do Santos. Apesar de saberem que eu sou torcedor do Palmeiras, cheguei a ser convidado para ser diretor do Santos. Não aceitei não sei por quê. Acho que o simples convite já me deixara orgulhoso o suficiente. O Santos sempre foi um clube muito simpático para mim e o Pelé um amigo querido. Ele salvou a gravação. Eu conto.

O Santos jogaria na Quarta-feira à noite contra o Botafogo de Ribeirão Preto e o Lula marcou a nossa gravação para Terça-feira de manhã. Na terça às oito e meia o caminhão de externas parou em frente ao estádio. Não havia ninguém além do porteiro.

- E os jogadores?

- Ah, como o jogo de amanhã é fácil, seu Lula suspendeu a concentração.

Pronto. Ali estavam o caminhão, o elenco, os técnicos, tudo pronto para a gravação, menos os jogadores. Corri à casa do Pelé. Dona Celeste me atendeu.

- O Dico está dormindo, mas sendo você, ele não se aborrece. Vai lá e acorda ele.

Pelé é exatamente o Décuplo do que o Maradona desejaria ser. Levantou da cama num pulo quando soube da minha situação.

- Vai pro estádio e arruma tudo que eu sei onde todo mundo mora. Vou mandar todos eles lá pro campo.

Às nove horas começaram a chegar os monstros que formavam aquele timaço. Dorval, Mengálvio, Orlando, Zito, Coutinho, Pepe. Como havia uma cena com cada jogador, Daniel organizou a gravação de acordo com a chegada deles. Ao meio-dia chegou o Pelé.

- Mandei meu carro pra São Paulo buscar o Gilmar e o Mauro, que moram lá. Tenho uns negócios pra resolver e...a que horas eu posso chegar?

- Na hora que puder - respondeu o Daniel. - Deixamos sua cena para o fim.

- Antes das quatro ele chegava e pouco depois o carro dele trazia o Mauro e o Gilmar. Foi uma gravação incrível. Aquele time, além de jogar como ninguém, também sabia representar.

Todas as cenas ficaram ótimas. Pelé gravou com o Clarivaldo. ( Clarivaldo era um personagem que falava aos berros - "Não sei se estou sendo claro", ele dizia ). Era o sequestro do Pelé, a cena. Fiz o que era possível para que desse uma risada, porque tudo se representava enquanto ele dormia. Ele nem balançou a pestana. A gravação terminou quase meia-noite, com um bate-bola entre mim e o Pelé, no gramado de Vila Belmiro. Eu com a camisa Dez do Palmeiras. No final eles me levantavam para me jogar longe. A imagem parou comigo no alto.

- Sabem por que isso? - perguntei. - Isso é o Santos reconhecendo a superioridade do Palmeiras.

Eles então me atiraram na piscina com roupa e tudo. Nunca pagarei ao Pelé esta Gentileza. Nem a outra de um jogo Botafogo de Ribeirão Preto e Santos, quando eu era comentarista esportivo do Geraldo José de Almeida. Conto.

Faríamos dois jogos no mesmo dia: à tarde Palmeiras e XV de Piracicaba, inaugurando o Estádio Municipal de Piracicaba e, à noite, Botafogo e Santos em Ribeirão Preto. De Piracicaba a Ribeirão é uma puxada. Nosso carro chegou ao estadinho do Botafogo às oito da noite mas o caminhão com as câmeras não chegava. Às nove horas o caminhão chegou e o jogo estava marcado para as nove e quinze. Nelson Spinelli, o locutor, foi ao vestiário do Botafogo pedir ao técnico Alfredinho que atrasasse um pouco a entrada do time em campo, para dar tempo de ligar e aquecer o equipamento. Fui ao vestiário do Santos e pedi ao Pelé que fizesse o mesmo. O Lula, treinador da equipe, deu a solução:

- O campo está cheio e nós não podemos dar à torcida nenhum motivo para bronquear conosco. Nós entraremos um minuto depois da entrada do Botafogo. O Botafogo entrou às nove e vinte e cinco e o Santos às nove e vinte e seis. Perdemos os primeiros dez minutos do jogo, mas só depois que a lâmpada piloto foi acesa o Pelé começou a jogar. Nos primeiros dez minutos o Santos não viu a bola. Depois que a luzinha acendeu Pelé se ligou e o Santos meteu sete a um.

É outra que também não pagarei nunca ao Pelé. Aliás há Centenas que todos nós brasileiros nunca pagaremos a Ele. "

Em 1969, recebeu Pelé e vários outros Jogadores escalados para a Seleção Brasileira da COPA DE 70, nos Bastidores do Show CHICO ANÍSIO..SÓ, no Camarim do TEATRO DA LAGOA, encontro que foi Registrado pelo JORNAL DO BRASIL.

Outro ENCONTRO HISTÓRICO de Chico Anysio envolvendo Futebol foi com os Jogadores Ado ( Eduardo Roberto Stinghen ) e Emerson Leão, também em 1969. Chico, Apaixonado por Futebol e Especialista no Assunto desde Sempre, naquele ano foi convidado pela extinta Revista MANCHETE para um Bate-Papo/Análise com os Dois jogadores sobre a Copa do Mundo de 70, que estava prestes a Chegar. Na Matéria, Chico Apostava na Vitória da SELEÇÃO, o que acabou se tornando FATO !

Em 1974, na extinta Revista SÉTIMO CÉU - SÉRIE AMOR, Chico Anysio desabafou uma História Particular : " Aos 15 Anos Participei do Campeonato Infantil de Futebol como Reserva do meu Time, o FLUMINENSE. No Dia da decisão saí de casa após ouvir ás recomendações de Mamãe para voltar ás 12:30 h. Como estava preocupado e tenso, não dei muita atenção ao que Ela falou. Voei para encontrar os companheiros. Fomos até o Estádio e me sentei no banco dos Reservas roendo as Unhas. Já estávamos no Segundo tempo quando um Titular caiu ferido. O Jogo parou e aí fui comunicado pelo alto-falante que iria substituí-lo. Esquentei os Músculos e entrei em Campo. Joguei Tudo o que sabia e, ao Final, ganhamos o Campeonato. Foi a maior Festa ! Já esquecido das recomendações da minha Mãe, fiquei na Farra. Como á noite haveria o Jogo dos Profissionais, o Diretor do Clube informou-nos que iríamos receber o TROFÉU após a Contenda. Fui para casa todo Feliz e Saltitante, e qual não foi minha surpresa em encontrar Mamãe furiosa porque me esperou horas a fio para o Almoço.. Conclusão : Ela não permitiu que Eu fosse receber a ambicionada TAÇA DE CAMPEÃO junto com o resto do Time. Vocês imaginam o que isto significou de Tristeza para Mim ? "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )