90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 38 )

01/05/2021

Se por um lado Chico Anysio sofreu com o impedimento de ter ido receber a TAÇA do Campeonato de Futebol, por outro sempre teve Orgulho e um Carinho muito Especial por um TROFÉU recebido em uma Homenagem no Bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Chico relembrou em sua Autobiografia o Personagem BEXIGA e sobre a Homenagem em questão :

" O BEXIGA era uma Homenagem minha ao Adoniran Barbosa, o Ator mais ' do bexiga ' que Eu Conheci, um Colega incrível, um Amigo querido. Eu precisava fazer u Tipo DEDICADO a São Paulo. Imaginei o BEXIGA, com a voz rouca do Barbosa e a profissão de Sapateiro. Pronto. Ele seria um velho sapateiro, viúvo, morando sozinho num daqueles Casarões antigos do Bexiga, o Bairro de maior Charme de São Paulo. Arranjei uma ' namorada ' no Rio ( vivida pela Suely May ) e dois filhos trabalhando no Rio. O Bexiga tinha, além disso, um amigo carioca ( chamado MADUREIRA e vivido por Otávio Augusto ). Semanalmente o Bexiga vinha ao Rio visitar sua namorada ( tão velha quanto ele ) e ele permitia a Criação de Cenas quase Poéticas. Encontrei, numa viagem ao Nordeste, um italiano que, ao me ver no avião, começou a chorar. Perguntei-lhe o que estava acontecendo. Ele chorava por lembrar do Bexiga, dizendo que o meu Tipo era igual ao seu pai, já falecido, em Nápoles. Contou-me que um dia seu irmão veio ao Brasil e os dois assistiram ao Programa e choraram a noite inteira. Pensei :

- Acertei. O BEXIGA existe.

Foi por causa do BEXIGA que recebi um dia uma Homenagem no Bairro da Bela Vista. Foi das coisas mais Emocionantes que aconteceram comigo. O Bairro do Bexiga encheu-se de FAIXAS, foi interditado ao tráfego depois das dez da noite e , após a Sessão do meu Show no antigo ( e extinto ) TEATRO AQUARIUS saí, com a Escola de samba VAI-VAI á frente, num Cortejo pela Rua Conselheiro Carrão até a sede do Lusitânia, onde uma Mesa de Frios me aguardava. Deram-me um TROFÉU. Dos 112 que ganhei ao longo da Vida, este é o que guardo com o Maior Carinho. Sentado á mesa, ao meu lado, um velho sapateiro do Bexiga que há 14 anos não saía de casa.

- Saí para te Conhecer viu ?

Ele falou com a Voz do BEXIGA. A Voz do BEXIGA era igual a Dele. Comprovei que o BEXIGA existia naquela Noite Inesquecível.

TROFÉUS e HOMENAGENS não faltaram ao MESTRE Chico Anysio ao Longo da Carreira. Foi, por exemplo, o Artista de Humor Recordista de TROFÉUS IMPRENSA. Foi Vencedor de 26 TROFÉUS IMPRENSA, sendo 4 na Categoria PRODUTOR HUMORÍSTICO (1962/63/64/65), 6 na Categoria MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO ( Chico Anysio Show em 1982/83/84/85 e Escolinha do Prof° Raimundo em 1990 e 1993 ), MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO em 1988 e 15 na Categoria MELHOR HUMORISTA MASCULINO ( 1962/63/68, 1970/73/74/75/76, 1980 - Empatado com Jô Soares, 1982, 1983 - Empatado com Renato Aragão, 1988, 1989 - novamente Empatado com Jô Soares, 1990 e 1991 ).

Em 1982, Chico Anysio foi homenageado pelo AMÉRICA, Clube de Futebol. Na época, Chico estava realizando Shows na Sede do Clube, á convite da Diretoria. Em uma das Partidas do Time, ganhou uma BOLA de Futebol de Presente do jogador Elói ( Francisco Chagas Eloi, atualmente trabalhando como Treinador ). Na ocasião, Chico brincou que a BOLA seria usada por COALHADA. No evento, também estiveram presentes o Humorista e Redator Max Nunes, o Comediante Paulo Celestino e vários Torcedores do Time.

Em 1984, durante um Evento Organizado pela TV GLOBO, Chico foi Homenageado e recebeu uma PLACA em Comemoração pela Exibição de 1.000 Programas, desde sua chegada a Emissora em 1969 até aquele Ano. Imaginem a SOMATÓRIA dos outros Programas de Chico na Globo daquele período em diante ( com todas as temporadas da ESCOLINHA a partir de 1990 e outros trabalhos/participações Especiais )..

Todo mundo sabe que desde 2015, no Brasil, o dia 12/04 passou a ser o Dia Nacional do Humorista, em Lei sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff, Data escolhida em ALUSÃO á Data de Nascimento do Mestre do Humor Chico Anysio.

O que pouca gente sabe, é que O DIA NACIONAL DO HUMORISTA em 12/04 é Comemorado Oficialmente em Fortaleza desde 2004, através de uma Iniciativa de vários Humoristas, capitaneada pelo Humorista Jader Soares, um dos Fundadores do TEATRO CHICO ANYSIO em 1991, no Ceará, e um dos Diretores responsáveis pelo Teatro até Hoje.

Em 2004, Chico foi Homenageado por Jader Soares em 12/04 durante um Evento que reuniu cerca de 40 humoristas que se apresentam de graça em palco armado na Praça do Ferreira, em Fortaleza. A Idealização da Data foi de Jader , a Lei Estadual nº 13.317, de 02/07/2003 pelo Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal nº 9518, de 23/10/2009 pela Vereadora Eliane Novais. Somente em 2015, a LEI NACIONAL sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Durante o Evento, Chico recebeu uma PLACA comemorativa pelo DIA DO HUMORISTA pelas Mãos de Jader Soares.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )