90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 39 )

02/05/2021

Jader Soares foi um dos Fundadores do TEATRO CHICO ANYSIO. O TEATRO CHICO ANYSIO, localizado em Fortaleza- CE, foi Fundado pelos irmãos Chico Soares e Jader Soares em 13 de junho de 1991, na Avenida da Universidade, no Corredor Cultural do Benfica e já foi Palco de diversas Apresentações e Festivais de Humor. No mesmo Prédio do Teatro funcionam o Escritório do Riso, a Associação dos Humoristas Cearenses (ASSO-H), o Sindicato dos Humoristas do Ceará (SINDHUMOR) e o Museu do Humor Cearense, inaugurado em Abril de 2014. Dentro do Museu, Relíquias de Chico Anysio que fazem parte do Acervo de Jader Soares ( incluindo Livros e até um dos TROFÉUS IMPRENSA - Prêmio de Melhor Programa de Humor para CHICO ANYSIO SHOW, em 1985 - estão Disponíveis para Visitação ). 

Jader Soares é o Diretor Geral do TEATRO CHICO ANYSIO, também dirigido por André Lucas, filho de Chico Anysio ( porém, seu Nome não aparece nas Plataformas de Pesquisas referentes ao TEATRO ). Neste Ano de 2021 ( mesmo Ano em que o Mestre estaria Completando 90 ANOS ) o TEATRO CHICO ANYSIO Completa 30 ANOS de sua Fundação.

Assim como em Vida Chico Anysio já era Nome de RUA ( em Maranguape - CE ) e se tornou Nome de TEATRO ( em 1991 ), Pós-morte se tornou Nome de PRAÇA, Trecho de Anel Viário ( Curva Chico Anysio, em Jacarepaguá - RJ ), INSTITUTO Antitabagismo e ESCOLA. O Colégio Estadual CHICO ANYSIO, localizado no Bairro Andaraí, no Rio de Janeiro, foi Inaugurado em 2013, onde antes funcionava uma Escola Particular. Voltada ao Ensino Médio, possui Grade Complementar de Curso Técnico e Empreendedorismo. A Prática Socioemocional também foi Inserida.

O INSTITUTO Chico Anysio nasceu da voluntariedade de Chico Anysio. Chico já havia resolvido largar o Cigarro, aos 58 Anos, em um processo de passar a Fumar apenas POR HORA. Ainda assim, já havia contraído Enfisema e sofreu um Infarto em Novembro de 1989. Os Problemas causados pelo Enfisema se agravaram em sua Última Década de Vida e Chico foi VOLUNTÁRIO de uma experiência com Células-tronco, liderada pelo Prof. e Dr. João Tadeu Ribeiro Paes. Os Resultados POSITIVOS desses Estudos fizeram Chico Fundar o INSTITUTO CHICO ANYSIO, com o Objetivo de levantamento de Recursos para a Continuidade das Pesquisas e Tratamento de Pacientes. No Auge da Doença e Internações de Chico Anysio, sua Última Esposa assumiu o Cargo de Presidente do INSTITUTO.

De 2011 pra Cá, Chico Faleceu, muita coisa aconteceu, e atualmente não se tem Notícias dos RUMOS que o INSTITUTO tomou.

Mas, falar do CIGARRO e seus problemas, é sempre um Assunto RELEVANTE. Talvez poucas pessoas saibam, mas o Primeiro Contato de Chico Anysio com Cigarro foi uma experiência Muito Desagradável. O próprio Chico relata como foi essa experiência, ainda adolescente, e os motivos que o levaram a Prosseguir Fumando apesar do Ocorrido, em entrevista ao Presidente da ABP ( Associação Brasileira de Psiquiatria ), Dr. Antônio Geraldo da Silva, onde falou sobre DEPRESSÃO ( Veja ou Reveja o Vídeo já Postado no IGTV do Perfil @memorialchicoanysio e também neste do Blog ! ).

Chico, muitos anos antes, falou abertamente sobre DROGAS. Em entrevista publicada recentemente por este Blog, Chico Anysio trouxe o Assunto á tona. Não, Chico não era USUÁRIO, apesar de já ter Experimentado algumas e ter sido Alvo de especulações Midíáticas em determinadas épocas. No meio artístico haviam Suspeitas e a MÍDIA MARROM algumas vezes noticiava sobre um famoso "Nariz de Platina" de Chico Anysio, pois suas Mucosas Nasais não teriam resistido às doses cavalares de Cocaína. "Cheirei três ou quatro vezes, algumas vezes, até fingi que cheirava para não ser o chato da festa, mas nunca gostei ", disse em 2009 na Revista ISTO É ( Conteúdo também já Postado na Íntegra por este Blog ! ), Rindo Muito sobre a tal História do Nariz : " De Platina ? Como é Isso ? "

ANTES, na extinta Revista Masculina ELE ELA, da editora Bloch, em Agosto de 1997, ABRIU O JOGO sobre as DROGAS : " Não sou Consumidor de Maconha porque sofro de Depressão. Mas fui Consumidor de CIGARRO e ele me causou INFARTE e ENFISEMA.. (.. ) ..Fumei Maconha algumas vezes, mas sempre passava Mal. Reconheço que a Maconha Abre a Cabeça. Entendo um Músico que fuma Maconha antes de Tocar, ele vai Tocar Melhor.. (.. ) .. Já cheirei Cocaína, já tomei Ácido pra ver como é que era.. Nunca Tomei Heroína. É muito Forte.. (.. ) ..E CRACK Eu já Sou ", finalizou Rindo, em declaração aos Repórteres Antonio Carlos Lisboa e Luíz Bello.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )