90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 40 )

03/05/2021

Chico Anysio costumava dizer que o ÚNICO ARREPENDIMENTO que tinha na Vida era o CIGARRO. Fumante por mais de 45 Anos, quando resolveu parar acabou carregando as SEQUELAS. Além do ENFIMA Pulmonar, Chico sofreu um INFARTO em Novembro de 1989 e quase sofreu outros Dois, em 1991 e 1998.

Em sua Autobiografia de 1992, Chico relembrou o Ocorrido e relatou o IMPACTO e as MUDANÇAS que o INFARTE lhe trouxe.

" Joguei fora os Cinco Programas gravados ( ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY ) e, numa Batalha inaudita, começamos o Trabalho de REGRAVAÇÃO de TUDO.. (.. ) ..Quase cheguei á Exaustão.. (.. ) ..Foi uma Barra muito pesada porque, além desse Esforço, havia SEIS ESCOLINHAS a serem gravadas semanalmente. Pensei que teria um Segundo Infarto, porque..

..Era um Domingo. A Televisão exibia FLUMINENSE e VASCO. Eu estava em Vitória, no Hotel do SENAC. Á Noite Eu tinha Show, num Teatro Lotado. Comecei, então, a sentir uma dorzinha no peito. O Povo chama aquela Dor de ' Ar Preso '. Mas a Dor aumentou. Eu já nem olhava a televisão, apesar de ser Louco por Futebol. Liguei para o Edson Sena, meu empresário :

- Arranja um Hospital que Eu preciso fazer um ELETRO. Está Doendo muito.

A Dor diminuía e aumentava. Quando chegamos ao hospital, por volta das seis e meia, ela praticamente tinha passado. Um Jovem médico me atendeu. Fez o ELETRO e determinou que Eu ficasse Internado. O Show teria que ser Cancelado.

- Mas não está doendo mais, o Teatro está Lotado, Eu estou bem.

Chegou um segundo médico, aparentando quarenta anos. Examinou-me e já admitiu que Eu poderia fazer o Show, desde que tomasse providências. Veio um terceiro médico, de seus 65 Anos ( parecia ser o Proprietário da Clínica de Cardiologia ) e propôs que Eu me submetesse a um Teste de Esforço.

- Se Ele passar no teste, pode fazer o Show, não tem problema.

Fui colocado numa bicicleta ergométrica e pedalei durante Dez Minutos, enquanto me faziam Eletros. No final, obtive a Permissão de fazer o Show. O médico de quarenta anos foi ao teatro Comigo e prometeu ficar ali até o Final.

De Volta ao Rio, marquei uma hora com o Dr. Mauro Marinho. Ele me atendeu ás cinco da tarde. Fez todos os exames e me pediu um Ecocardiograma, que fui fazer na Fonte da Saudade. Falavam de uma Inversão da onda ' T '. O médico do Ecocardiograma disse uma Frase que nunca vou Esquecer, enquanto olhava o ' ECO ' :

- Ah, o Cigarro...

Fui pra casa. No Dia Seguinte voltaria ao Consultório do Dr. Marinho com o ECO. Ás nove da Noite aquele ' Ar Preso ' voltou com Prisão Perpétua. Minha Mulher ( na época, Regina Chaves ) ligou para o Dr. Marinho e ele deu esta Ordem :

- Leva pro PRO-CARDÍACO. Vou mandar uma Ambulância : que Ele não faça qualquer Esforço. Não pode nem se Pentear.

Era o INFARTO. O Dia era 4 de Outubro. Dia de São Francisco de Assis ( Santo de Devoção de Chico Anysio ). Aquele INFARTO foi o Melhor Presente que Ele poderia me Dar, porque dali em diante minha Cabeça MUDOU, MUDOU TUDO na minha Vida. "

As Mudanças na Vida de Chico Anysio, decorrentes do Infarto, foi Assunto até para os PALCOS e também foi Retratado no mesmo Livro :

NADA MAIS ME ABORRECE. NÃO. HÁ DOIS ANOS EU TIVE UM INFARTO E DESSE INFARTO PRA CÁ MINHA VIDA MUDOU. NÃO ME ABORREÇO COM QUALQUER COISINHA. DEPOIS QUE A GENTE PÕE UM PÉ DO LADO DE LÁ, TUDO DO LADO DE CÁ DIMINUI DE IMPORTÂNCIA. APRENDI A CONVIVER COM A CHATICE. NÃO DESEJO A NINGUÉM O DESCONFORTO DE UM INFARTO DO MIOCÁRDIO MAS GOSTARIA MUITO QUE TODOS PASSASSEM A VER A VIDA COMO SE PASSA A VER DEPOIS DE UM. A GENTE TEM QUE MUDAR. EU MUDEI. ESTAMOS A NOVE PASSOS DE UM NOVO SÉCULO, JÁ PRATICAMENTE PISANDO NOUTRA REALIDADE E NÃO ADIANTA QUERER TAPAR A RELAIDADE COM A PENEIRA. A GENTE TEM QUE MUDAR. O MEDO DE MORRER QUE EU TINHA ACABOU. DAQUI A CINQUENTA OU SESSENTA ANOS, QUANDO EU SENTIR QUE ESTÁ CHEGANDO A MINHA HORA..

" Isto é um Trecho do Final do Meu Show DIÁLOGOS. Texto do Ghiaroni, um dos melhores Redatores que já conheci, além de Poeta maravilhoso e Amigo Fiel. Ele diz muito bem o que passei a Sentir, como a Vida se Modificou para Mim, depois do Infarto. Hoje já não me irrito com Críticas Injustas ou brincadeiras sem graça; já não sou tão EXIGENTE quanto era nem faço do PERFECCIONISMO uma EXIGÊNCIA ABSOLUTA. Nada disso vale a pena. A Vida é Linda demais e demasiadamente Curta para que a tornemos Insuportável. Trato a Todos com a mesma Atenção, sejam Amigos ou ' Maldizentes '. Pinto meus quadros pela Manhã, gravo meus programas á Tarde, faço meus Shows á Noite e Amo o quanto posso. Julgo ter ainda 25 ANOS DE VIDA ÚTIL. Dr. Roberto Marinho me prova que isto é possível, com a Lucidez com que dirige suas Empresas aos 86 Anos e por muitos outros as dirigirá.. (.. ) ..Estou vivendo uma Fase de Graça. Evito dar Entrevista, porque Nunca publicam exatamente aquilo que Eu digo, mas o que preferem. Tento fugir de aborrecimentos e caminho 5 km pela Manhã. Poderia ser mais Assíduo nas minhas Caminhadas mas agora tenho uma Esteira que o Boni me deu de Presente e que substitui o desprazer de andar sozinho aqueles 5 km. Coloco a Esteira em frente á TV e caminho vendo a Xuxa e seus Desenhos. É mais Agradável.. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )