90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 42)

05/05/2021

Também foram Inúmeros os Trabalhos de Chico Anysio no meio Musical. ( Vejam ou Revejam neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-musica/ ).

Entre 1967 e 1968 dividiu com o Cantor Wilson Simonal a Apresentação do VAMOS S'IMBORA, que ia ao Ar pela TV RECORD e também foi Produtor do SHOW EM SI.. MONAL, na mesma Emissora, além de participar do SHOW DO DIA SETE e do ESTA NOITE SE IMPROVISA. ( Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-na-tv-record/ ). Simonal teve Sucessos gravados Compostos por Chico como DE COMO UM GAROTO APAIXONADO PERDOOU POR CAUSA DE UM DOS MANDAMENTOS e RIO ANTIGO ( COMO NOS VELHOS TEMPOS ).

A Canção A FAMÍLIA, gravada por Jair Rodrigues, teve participação do Grupo Golden Boys, e ganhou a VIOLA DE PRATA no Festival de Música Popular Brasileira em 1968, transmitido pela TV RECORD. A Letra de Chico Anysio e Ary Toledo retratava o Modelo Familiar Machista e Conservador da década de 60.

Em 1969 teve CANÇÃO DE CHORAR, Composta em Parceria com Nonato Buzar, gravada por Claudette Soares em LP Promocional lançado pela PHILIPS naquele mesmo Ano, e ainda Assinou um TEXTO publicado na CONTRACAPA do Disco em questão, onde falou sobre a Cantora e seu Repertório.

Chico Anysio foi até participante das Famosas MARCHINHAS de Carnaval, Populares nos Anos 50 e 60. Além do Clássico RANCHO DA PRAÇA ONZE ( já mencionado nesta Retrospectiva ), também se destacou em 1954, com uma de suas primeiras Marchinhas escrita em parceria com Raul Sampaio : GUARDA-CHUVA DE POBRE ( Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-o-carnaval/ ).

Na TV GLOBO fez diversos Trabalhos referentes a MÚSICA para além de seus Programas Tradicionais de Humor. Começou tendo Participação no ELIS ESPECIAL, de 1971. No Ano seguinte esteve no Humorístico UAU, A COMPANHIA, que misturava Coreografias com Esquetes de Humor. Também esteve no Especial CAIA NA GANDAIA, do extinto Grupo AS FRENÉTICAS, como Convidado, em 1978. Foi Cantor de TANGO, em 1991, em Apresentação do TENTE, INVENTE, uma produção da TV GLOBO veiculada entre a Grade de Programação durante o período de Dezembro de 1991. No Lugar da Tradicional VINHETA de Final de Ano, a GLOBO resolveu inovar através da Chamada " TENTE, INVENTE, FAÇA UM 92 DIFERENTE ", onde os Artistas mais Marcantes da Emissora, entre Atores, Atrizes, Apresentadores e Jornalistas, mostravam Façanhas INUSITADAS e DESCONHECIDAS do Público. De números Musicais ou de Dança, até Imitações e outras Artes, o Elenco mostrou várias Facetas. Chico Anysio fez um breve Número Musical, revelando uma de suas Maiores Especialidades : O TANGO. Chico era um Exímio Conhecedor desse Gênero Musical, tendo sido nos Anos 50 Apresentador do Programa TANGOS NA MADRUGADA, pela Rádio Guanabara. " No Brasil poucos sabem tantos Tangos de Cor quanto Eu ", contou em sua Autobiografia de 1992.

Foi Apresentador do Programa SOM BRASIL, na TV GLOBO, entre 1990 e 1992 e em 1990, Chico Anysio ( assim como na Edição anterior ) foi o Escolhido para ser o Apresentador da 3ª Edição do PRÊMIO SHARP DE MÚSICA ( Premiação criada pelo produtor Musical José Maurício Machline, transmitida Anualmente pela TV GLOBO). Ao lado de Chico, a Atriz Lúcia Veríssimo foi Apresentadora/Anunciante dos Premiados, cujos Troféus eram entregues por Paulette ( Paulo César Bacellar da Silva ), Dançarino, Ator e Humorista, falecido em 1993, que Eternizou o Personagem LÉON, " Amiga " inseparável do Personagem HAROLDO/LUANA em CHICO ANYSIO SHOW. A PREMIAÇÃO, que naquele Ano foi em Homenagem á Cantora Maysa ( 1936 - 1977 ) já foi Postada no IGTV do Perfil @memorialchicoanysio, dividido em 6 Partes, em Setembro de 2019. Em 2006, foi Diretor Geral do Espetáculo 20 ANOS DE CANECÃO, do cantor Elymar Santos.

Chico Anysio tinha Projetos que se tornaram INACABADOS por causa de suas INTERNAÇÕES e consequente FALECIMENTO. Nos Últimos Anos de sua vida tinha projetos musicais ao lado da Compositora Sarah Benchimol : " Os dois projetos são de Boleros e com Letras que fiz em Espanhol. Um deles, LOS BOLEROS DE NUEVO SIGLO, com quinze boleros; o outro RESPUESTA, com dez boleros onde eu escrevi a "Resposta" de boleros famosos como ESTA TARDE VI LLOVER, CONTIGO APRENDI, NOSOTROS, LA BARCA, EL RELOJ, VEREDA TROPICAL e outros. Tenho, sempre com a talentosíssima Sarah Benchimol, mais de uma dezena de músicas, já entregues a vários cantores, vamos ver se eles gravam as músicas. "

Questionado por Tárik de Souza no programa MPBambas se, dentro do universo de ator, comediante, escritor, teatrólogo e pintor, se a Música era importante também, eis que Chico Responde: " Muito ! Muito ! É a que menos dinheiro me dá, e a que menos dinheiro me deu ! A que mais decepção me causa quando um cantor recebe e não liga ao menos pra me dizer : ' Não gostei ' ! Mas eu não passo um mês sem fazer Uma, Duas.. Faz parte da minha Vida. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )