90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 44 )

07/05/2021

Chico Anysio ainda prosseguiu explicando o processo de CONSTRUÇÃO de seus TIPOS : " Naturalmente, procuro aqueles Caracteres Marcantes, Caricaturáveis. Pode ser a Voz, a Filosofia de Vida ou a Gesticulação. Já fiz um Personagem que tinha a Voz do Rodolfo Mayer ( Famoso Ator de Novelas da Década de 1970 ); o BIM-BIM, aquele Nordestino que está sempre querendo ter ' UM ATRITO ', tem a Voz do Luís Gonzaga ( Chico também Deu a Voz de Luís Gonzaga - portanto a mesma - anos depois ao Personagem Clássico PANTALEÃO, surgido em 1973 em CHICO CITY ); O ALFACINHA tem como principal característica aquele CACOETE de entregar seu Cartão de Visitas. Isso nasceu durante uma viagem para São Paulo, de avião. Depois de sobrevoarmos a cidade durante um tempo, o Piloto comunicou que voltaríamos ao Rio, devido a falta de teto para aterrissar. Nisso levanta-se um Sujeito e diz que de jeito nenhum, que ele ia ficar em São Paulo de qualquer maneira. ' Diga apaar o Comandante que Eu sou o Sousa - olha o Meu Cartão - e que o Sousa fica em São Paulo. Ele desce, Eu salto e depois vocês podem ir para onde quiserem. '. E não adiantava a Aeromoça tentar explicar a Situação, pois ele continuava a afirmar que era o Sousa e a distribuir seus Cartões", contou Chico.

São Inúmeras as Histórias de Chico Anysio que deram ORIGEM a seus mais de 200 Personagens. VENTANIA foi um Personagem dos tempos de Rádio que o Comediante Antônio Carlos Pires não quis Interpretar. Chico Anysio, Estrela da MAYRINK VEIGA juntamente com Antônio Carlos e outros tantos Comediantes, assim que ingressou para a Televisão e começou a Elaboração do CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO, decidiu Reaproveitar vários Personagens Arquivados do Rádio. " Fui ao meu Arquivo e Remexi na gaveta dos Personagens que outros atores haviam desprezado.. (.. ) Ventania, um tipo que o Antônio Carlos tinha recusado, ganhou o nome Qüem-Qüem e recebeu uma voz Fanhosa e o Emprego de Garçom", contou em sua Autobiografia de 1992. QÜEM-QÜEM, em 1966, devido a Popularidade, chegou a ganhar Programa Próprio, o BAR-T-PAPO, que ia ao Ar ás Sextas-feiras pela TV EXCELSIOR.. (.. ) .." O AZAMBUJA não nasceu sozinho e, quando o fiz em quadros do CHICO ANYSIO SHOW, ele tinha á sua volta sua Mãe, D. Lupiscínia e o Linguiça, seu fiel escudeiro.. (.. ) Eu sabia que AZAMBUJA morava em Bonsucesso, torcia pelo Olaria, era um desempregado eterno, dava pequenos golpes. AZAMBUJA nunca foi de grandes Sacadas. Ele ' trabalhava ' para ganhar o dia. Sua Voz eu Copiei de um primo do Agildo Ribeiro que me procurou uma noite, na Praça Mauá, no intervalo de uma filmagem de O DOCE ESPORTE DO SEXO, em frente á Boate COWBOY.. "

ALBERTO ROBERTO foi um dos Maiores Sucessos na Carreira de Chico Anysio, sendo presença constante em todos os Programas do Mestre pela TV GLOBO, chegando a Ser, algumas Vezes, uma espécie de Garantia de Audiência, como aconteceu na época de ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY e nos Primórdios do ZORRA TOTAL. No Auge do Sucesso em CHICO CITY, a extinta revista CONTIGO ! fez uma matéria, publicada em 1977, tentando aguçar a curiosidade do público sobre qual ATOR teria Inspirado a Criação e Composição do Personagem. Durante muitas décadas Hélio Souto foi apontado como o responsável pelo surgimento do Tipo, e vários veículos de comunicação chegaram a Afirmar Isso, inclusive alguns Documentários sobre Humor ou sobre Chico. Porém, nunca houve uma Confirmação Sólida a respeito dessa Informação. Alberto Roberto, na realidade, era uma SÁTIRA Perfeita a vários Galãs de Novelas, muitas vezes sem o menor Talento, mas que faziam questão de " se Acharem ", e ao tratamento Esnobe ou Arrogante dentro do ambiente de trabalho.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )