90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 45 )

08/05/2021

Já o Chico Anysio da VIDA REAL era DIFERENTE. Como já visto nesta Retrospectiva, dentro do  Ambiente de trabalho, tratava a Todos, desde os subordinados, passando pelos membros de Equipe até os Companheiros de Cena com a mesma Elegância e Gentileza. Mas, nesses lugares, era de extrema Seriedade. Chico era Temido ? Só por quem não agia como PROFISSIONAL, desrespeitando a Pontualidade dos Horários de Gravações, ou chegando para gravar sem ter Decorado os Textos, ou fazendo com que Cenas tivessem de ser Repetidas ( REGRAVAR CENAS era algo que IRRITAVA Chico Anysio profundamente ! ).

Chico sempre fez questão de deixar Claro o quanto O HOMEM era completamente Diferente do ARTISTA. Em 1974, em entrevista á Jornalista Marisa Raja Gabagglia, para a extinta Revista MANCHETE ( já Resgatada e Postada por este Blog ! ), declarou sobre Si Mesmo : " Chico fala em Frases Curtas, Ritmadas, com o tempo certo. Sotaque nordestino Acentuado, objetivo e Sintético ao Raciocínio, é Pessoa de modos Reservados, quase Tímido. "

No mesmo Ano e na mesma Revista, já havia declarado ao Jornalista Narceu de Almeida : " O Cara que é muito Alegre e Extrovertido não é Humorista vai ser GAIATO. Todos os Humoristas que Conheço são pessoas bem diferentes na Vida Real. Eles dizem coisas espirituosas e engraçadas, mas raramente dão gargalhadas. E nem é Dever Deles dar Gargalhadas, e sim fazer com que deem. Ou melhor ainda, fazer com que Pensem.. (.. )..Mas Hoje em dia a palavra HUMORISTA adquiriu um Sentido meio Pejorativo, porque passou a ser Atribuída a quem Não É."

Em seus Últimos Anos de Vida evitava Assistir Programas de Humor. Por não poder Analisar/Criticar ( foi Expressamente PROIBIDO pela TV GLOBO - em CLÁUSULA de CONTRATO - de OPINAR sobre qualquer Programa da Casa ) e pelo próprio desagrado com os RUMOS tomados pelo Humor no Brasil. " Há dois tipos de Humor: o Engraçado e o Sem Graça. De repente, na Globo, acharam que era preciso uma coisa nova. Mas o Humor nunca pediu uma coisa nova. Ele pede apenas uma coisa engraçada. Recentemente, o "CQC" foi apontado como o melhor programa de humor da televisão brasileira, mas aquilo não é Humor. É jornalismo combativo, irreverente. O "Pânico" atinge uma parcela pequena da juventude. E o "Casseta & Planeta", quanto será que daria de Ibope, se não estivesse na Globo? ", disse ao Jornalista Leonardo Attuch, em entrevista á Revista ISTO É, em 2009 ( Conteúdo já Postado na ÍNTEGRA por este Blog ! ). Na época, Chico sofria um Lamento Profundo por ter sido deixado de lado pela Televisão. " O Artista está vivo enquanto Atua. E Eu, que sou um Ator de televisão, estou à procura de um Teatro. Criei Dez Novos Personagens e quero mostrá-los. Além disso, o PALCO é CURATIVO. Às vezes, tenho uma baita dor de estômago. Subo num palco, a dor passa. Saio, ela volta. "

O PALCO foi o " HABITAT " mais Marcante da Trajetória Artística do Mestre. A Popularidade e O Sucesso de Chico Anysio na televisão, através do CHICO ANÍSIO SHOW, foi o que ocasionou a ida de Chico para os Palcos. Estreando em 1963 no FLUMINENSE e depois no CLUBE NAVAL, Chico  Consolidou o chamado STAND-UP e tornou seu SHOW um verdadeiro FÊNOMENO. Em 1969, o Sucesso estrondoso de CHICO ANÍSIO SÓ.. já havia atingido 220 apresentações e sido Visto por 80 Mil espectadores. Igualmente, GOSTEI MAIS DO OUTRO, UMA NOITE COM CHICO ANÍSIO, NO QUARTO COM CHICO, AÍ-5 e CHICO TOTAL ( lançado em 1978 e que chegou a ter Registro gravado em LP, pela WEA, em 1980 ) sempre foram Sucesso em suas Apresentações pelo Brasil. E os vários outros que vieram ( Relembre TODOS em CHICO ANYSIO - SHOWS E ESPETÁCULOS, já Publicado por este Blog ! >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/ ), se tornaram uma TRADIÇÃO ( tanto no que diz respeito ao Ofício de Chico Anysio, que jamais parou de viajar pelo país apesar de suas inúmeras atividades e os Programas na TV, como no que se refere ao Público Fiel, que nunca deixou de Prestigiá-lo nas plateias do Brasil a fora. ). " Quando alguém que está com problemas vai me ver no Teatro e sai rindo, eu fico satisfeito, sinto-me até como uma espécie de Médico. Outro dia, em Porto Alegre, uma senhora quase deu á luz no teatro durante meu espetáculo. Ela riu tanto que a bolsa d'água se rompeu, o negócio quase atrapalhou o Show. Mas aquela mulher estava Feliz, e essa felicidade o Som que a nova geração ouve não dá. Acho meu trabalho Reconfortante, porque a única coisa que procuro é o bem-estar das pessoas, é fazer com que o público ria ", declarou no mesmo ano á extinta Revista MANCHETE ao jornalista Narceu de Almeida, na Mesma Entrevista já Mencionada.

" O Show de Chico é o que pode se chamar de CLÁSSICO. Piadas de Português, Imitações de várias nacionalidades, graças do casal em lua-de-mel, até a sogra velha de guerra. Lugares comuns das situações e dos caracteres do cômico ", escreveu Carlos Lacerda em sua Reportagem Especial sobre Chico Anysio, publicada em 1970 pela extinta Revista MANCHETE. Eis que Chico explicou na ocasião : " Há quem Censure dizendo que o meu show deveria ser melhor. Mas Eu tenho um Argumento a meu favor : se for outro Gênero de Cômico, não sei se o público vai me aceitar como aceita. Ora, eu sou um Profissional. Tenho que fazer não o que alguns gostem, mas o que o dentista e o alfaiate de alguns gostem. Inclusive porque alguns não pagam Ingresso e eu tenho de fazer o que está ao alcance de todos num dado momento. Tenho de fazer Concessões. Sei que tenho de conceder com Dignidade, mas não conceder a doze pessoas seletas, que vão achar sensacional.. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )