90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 46 )

09/05/2021

CHICO ANÍSIO SÓ.. acabou se Eternizando, apesar dos tantos outros Espetáculos que vieram Posteriormente, com Igual Sucesso. " O Ricardo ( Amaral ) chegou a inaugurar uma PLACA que está Lá ( TEATRO DA LAGOA ) até hoje ( 1992 ).. " ( .. ) .. " Tenho uma FITA deste show e não gosto de ouvir. Eu era tão pior do que sou Hoje que chego a achar estranho que ' aquilo ' tenha agradado. Eu ainda não dominava o tempo, o ritmo, o tom de cada fala. Não sabia aproximar ou afastar o microfone na dependência do que falava ou de ' quem ' falava. Meu olhar corria pela plateia, o que dificultava a compreensão do público. Chamo isso de geografia do show. Cada pessoa ' está num lugar '. O olhar deve mostrar a plateia onde cada um está. Isto facilita o entendimento e em 69 eu ainda não sabia disso. Mas, como o público também não sabia, gostou. Gostou muito. Sei de pessoas que viram o espetáculo dez, quinze vezes. Até hoje me falam da estória do AVIÃO DE MARANGUAPE, do Negão do ' LEPT-LEPT ', do FOGUETE BRASILEIRO..", relembrou Chico em sua Autobiografia.

A Inauguração do TEATRO DA LAGOA ( em 8 de Janeiro de 1969 ) foi Notícia em vários Veículos de Comunicação. O Jornal O GLOBO destacou : " Ricardo ( Amaral ) pretende fazer da LAGOA o Maior Centro de Diversões do Rio. Aproveitando o cenário romântico, construiu no mesmo Local uma Boate, o DRUNGSTORE e um Boliche. O Boliche caiu de moda, e foi substituído por uma Boate, a SUCATA e pelo TEATRO ". Chico Anysio tinha certeza de que não teria a Desaprovação de ninguém. Por isso, não se importou com a pouca Promoção que foi feita para ele. Disse que : " se estivesse estreando, provavelmente não faria o Show nestas circunstâncias, mas agora, mesmo sem Promoção, as pessoas que assistirem ao Show contarão a outras, e a Plateia estará Garantida. " Declarou que acima de tudo, existe uma completa Informalidade. Depois explicou que no Humorismo é muito difícil fazer com que a plateia não apenas Ouça, mas Participe. " A Motivação do Show, naturalmente, é o RISO, mas Chico diz que a Risada é apenas uma consequência e não um fim em si. O Humorismo é importante porque faz os Espectadores Pensarem. Assim, a Satisfação de Chico ao ouvir Rir, é porque sabe que entenderam o que Ele quis dizer", finalizou a Reportagem.

Chico Anysio sempre foi Defensor da Importância da REFLEXÃO. " Transmito Alerta. Mas transmito também Alegria e Problemas necessitando de Soluções. No entanto, as Soluções não estão comigo. Além do mais, acho que sou um médico do Espírito. É bom saber fazer Rir. Mas Prefiro fazer Pensar. " Chico tinha o estilo de Humor Crítico/Político/Social, o que fez com que o HUMOR REFLEXIVO fosse Preponderante no seu Trabalho. Ao mesmo tempo é Curioso como o HUMOR, quase de modo geral, apesar de ir se Renovando ou Evoluindo com o passar do tempo, sempre acaba abordando ( e, consequentemente, fazendo pensar ) as mesmas coisas. Em 1987, em entrevista ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, questionado pela Repórter a quantas andava o Humor no Brasil, Chico declarou : " Ele está igual ao de Antes. Eu pego um Texto de 1956 e eles Tocam nos mesmos Problemas. Só tenho que mudar os Nomes. Mas sempre é desemprego, custo de vida, inflação.. " . Assim como, em pleno Século XXI, coisas ATUAIS nos Remetem a Situações ou Traços de Comportamento Longevos.

Quando escrevi para este Blog o TEXTO de CHICO ANYSIO - QUASE UNANIMIDADE ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-quase-unanimidade ) expliquei, entre os vários motivos á certas Rejeições ao trabalho de Chico, que nem todas as pessoas tem a Sutileza de Absorver conteúdo Satírico. Pode ser uma piada que demorou a ser processada ou uma encenação na TV taxada de ridícula, mas que por trás, traz vários tipos de informação, alertas e reflexões. Também Mencionei pessoas que adoram a piada-pela-piada, ou a graça ' de graça '. Quem curte esse tipo de comédia de maneira preponderante, não consegue gostar das coisas de Chico. E, consequentemente, não se preocupa em absorver Informação. Apenas RIR ! Esse, inclusive, foi o motivo do Fracasso de ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991, que teve de ser REFORMULADO por REJEIÇÃO do Público. Em CHICO ANYSIO - QUASE UNANIMIDADE, também expliquei sobre a PREGUIÇA DA INTELIGÊNCIA SATÍRICA EM TROCA DA COMÉDIA POPULAR.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )