90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 47 )

10/05/2021

CHICO ANÍSIO SÓ.. Revolucionou o jeito de se fazer HUMOR em PALCO, Consolidou a Carreira de Chico no Teatro e, além das Reportagens já Citadas, rendeu outras tantas, sempre com Análises Valiosas. A Extinta Revista MANCHETE deu exclusividade ao Sucesso do Espetáculo em CHICO ANÍSIO NÃO ESTÁ SÓ, em 1969. O Destaque ficou por conta de um dos Monólogos mais Famosos do Show : Chico Anysio contando sobre seu NASCIMENTO ! Na Matéria, o Professor Chaim Katz, na época um dos Membros da Escola de Comunicação do Rio de Janeiro, declarou : " O Fato de Chico gostar de se Ridicularizar representa uma procura de Maior Identificação com o Público. Ele parte para cima de Si Mesmo com uma espécie de MASOQUISMO que o Público recebe com SADISMO. É Isso o que faz Rir. "

Chico Anysio mantinha, no TEATRO DA LAGOA, o mesmo Sucesso que obtinha na época do Programa O RISO É LIMITE, que registrava Audiência de 60 %. A Reportagem apontou que a QUEDA de Porcentagem nada significava, porque os Números Absolutos eram praticamente os mesmos : em 6 Anos apenas 16 ou 17 Mil Espectadores cansaram de Ver Chico Anysio pela TV, ou de Ver Televisão. O Professor Katz prosseguiu explicando : " Em Síntese, o que mudou foi a Televisão, não Chico Anísio. Ele continuou sendo o Preferido das Camadas Média e Alta da População, cujos Padrões de Humor são muito Diferentes. As Classes Abastadas, naturalmente, tem possibilidades de maior desenvolvimento Intelectual.. "

A Reportagem ainda Apontou que entre Chico Anysio e a Televisão daquele período, havia uma Distância Crescente. " O Tipo de Humor que Ele faz não é dos melhores para quem tem que se apresentar todas as Semanas. Enquanto Animadores como Chacrinha e Silvio Santos utilizam como Atração o próprio Público - os Calouros, os Candidatos e Competidores nas mais estranhas Disputas - Chico é Apenas ELE SÓ - o único Responsável pelas Inovações, criador de Centenas e Milhares de Piadas ditas em cada Programa, uma após a outra. No Teatro é Diferente : UM SÓ SCRIPT, bem Caprichado, tem servido aos 200 Espetáculos e arrancado Aplausos de 80 Mil Pessoas. Nesse ritmo, Ele terá ainda 15 Meses para Esgotar o Público Potencial dos 160 Mil que o escolhiam na Televisão, em 1961. E já está Ensaiando um Novo Show, com Novo SCRIPT, com o Título que dá a Medida do seu Humor Fino : GOSTEI MAIS DO OUTRO. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )