90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 49 )

12/05/2021

O Veículo de Imprensa que mais rendeu CRÍTICAS a Chico Anysio ao longo de sua Carreira foi a VEJA. A Revista mais Importante da Editora Abril e a de maior Sucesso e Relevância ao longo das Décadas, há tempos foi perdendo Credibilidade no Mercado Editorial. Voltada a assuntos de Política, Cultura e Comportamento, era Competidora com a extinta MANCHETE, da Editora Bloch, do mesmo Segmento. Surgida em 1968, a VEJA permanece até hoje, envolta em Polêmicas e FAKE NEWS. Porém, essa Característica não é Atual. O MISTO de Jornalismo e OPINIÃO já causou grandes problemas e já fez Vários Nomes ( Artísticos e do Poder Público ) serem Noticiados ou FOCO de Reportagens de maneira Deturpada. Durante diversas vezes, Chico Anysio foi ALVO dessa Característica da Revista.

Dois Exemplos Valem ser Relembrados : as Queixas de Chico Anysio contra a TV GLOBO, após os Desentendimentos com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( o Boni ) e o Diretor Daniel Filho, que VETARAM o Prosseguimento da Série GRUPO ESCOLACHO, em Março de 1989. Tempos depois, Chico acabou permanecendo na Emissora, renovando seu Contrato. Acabou se tornando " Vítima " da própria Revista, que usou suas próprias Declarações de maneira Deturpada para ATACÁ-LO/CRITICÁ-LO. ( Vide Reportagem já Postada neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/bau-de-memorias-chico-anysio-na-revista-veja-parte-2/ ). E, em 1992, quando Chico Anysio, Caetano Veloso, o Cartunista Ziraldo, Tim Maia e Tom Jobim, destaques no Carnaval de 1992, além de outros Nomes do meio Artístico, foram Criticados pelos Jornalistas Alfredo Ribeiro e Virginie Leite, acusados na Reportagem O BLOCO DOS RESSENTIDOS de Sempre falarem Mal do Brasil ao mesmo tempo em que suas Fortunas e Prestígio só aumentavam ao longo do tempo. ( Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/bau-de-memorias-chico-anysio-na-revista-veja-parte-1/ ).

Na Matéria que misturou Análise, Debate e Sensacionalismo, um dos Destaques foi o Comportamento do Mestre : " Chico Anysio, Ressentido e Cômico ao mesmo tempo, imagina-se vítima de uma Perseguição orquestrada por jovens Jornalistas, que Contra Ele só tem o fato de pertencerem á mesma Geração de humoristas da TV PIRATA, concorrentes da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. O Veterano em questão diz que não liga á mínima : ' Durante Anos disseram que Eu era Gênio, e tive a Genialidade de não me deixar levar por isso. Agora que me acham um Bobalhão, não vou cometer a Bobagem de Acreditar. ' Chico está convencido de que ' o Brasil tem Ódio do Sucesso '. Por Exemplo : ' A Xuxa nunca foi Elogiada pela Crítica'.

Porém, a PIOR Matéria da VEJA já publicada referente a Chico Anysio foi CIRCO DE DESMENTIDOS VÃOS. Em Abril de 1989, quando finalmente Chico resolveu Permanecer na TV GLOBO ( Após os Desentendimentos com a Emissora por causa da Série GRUPO ESCOLACHO e as Negociações de sua Ida para o SBT ), foi ACUSADO pela VEJA de MENTIROSO e de montar um " ESQUEMA " com seu Próprio Nome para Valorizar o Valor de seu Contrato, DETONANDO a TV GLOBO Propositalmente e se REDIMINDO. Uma das Publicações mais SENSACIONALISTAS e DETURPADAS feitas pela Revista Atacando Chico Anysio. ( Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/bau-de-memorias-chico-anysio-na-revista-veja-parte-3/ ).

A Própria TV GLOBO, anos depois, já sob o Comando de Marluce Dias da Silva, sempre Emitia NOTAS á Imprensa explicando sobre a Postura de Chico Anysio : " Ele Critica a Emissora, fala Mal dos seus Colegas, depois se Arrepende e tenta se Redimir."

Mesmo com os Afastamentos e Advertências, Chico Defendia a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e, sempre que havia uma Oportunidade, sobretudo na Mídia, falava FRANCAMENTE o que tinha Vontade.

A Impulsividade de Chico Anysio o fazia dizer o que lhe vinha á cabeça. Mesmo que se Retratasse posteriormente, não deixava de desabafar, de expurgar a Raiva ou o Descontentamento. Mas não abria mão de ser Sincero. Sempre que tinha Oportunidade, declarava : " NÃO SEI REPRESENTAR NA VIDA REAL. " E PEITAVA os CRÍTICOS. Isso desde os Primórdios da Televisão : em 1963, Protagonizando o CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO e mantendo um Espaço Particular dentro da Revista INTERVALO, da editora Abril, o CHICO ANÍSIO RESPONDE, onde os leitores mandavam as mais variadas perguntas, que eram respondidas por Chico, aproveitou para Desabafar em uma das Edições : " Se dependesse de Mim o ' FINADO ' CHICO ANÍSIO SHOW não voltaria mais ao Vídeo. Estou Aborrecido com a Crítica e com o Público, que não querem compreender o Sacrifício que a gente faz. Só farei, de agora em diante, o que os Diretores da TV-RIO me pedirem que Eu faça ! Não quero que todos gostem do CHICO ANÍSIO SHOW, mas quero que Respeitem o nosso trabalho e não posso admitir que se faça ACHINCALHE com Ele. Não por ser o MEU PROGRAMA. Quero é que respeitem A OBRA. Os Mexicanos, os Cubanos e outros veem o Programa, caem duros para trás e querem levar CÓPIAS para as suas Pátrias. Só no Brasil é que não gostam e não querem. Repito : não precisam me Respeitar, mas respeitem Meu trabalho ! Em nosso SHOW utilizamos os Recursos de Vídeoteipe, até dar novas dimensões á Linguagem da TV. Não era o Melhor Programa do Mundo, mas garanto que era o MAIS BEM FEITO. Mas, se o Povo prefere A PRAÇA DA ALEGRIA, então Sento num Banco e mando ele vir Conversar Comigo. É mais Fácil e Simples, além de menos trabalhoso, pois em nosso SHOW um dia era dedicado a Imaginar o Programa, outro para escrevê-lo, outro para decorá-lo, outro para gravá-lo.. (.. ) .. Se não fiz do CHICO ANÍSIO SHOW o Melhor, fiz tudo para que fosse o Melhor do Pior e Não Quero CONTESTAÇÃO. " ( Veja ou Reveja NA ÍNTEGRA neste Blog, em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-na-revista-intervalo/ ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )