90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 50 )

13/05/2021

Chico Anysio sempre bateu de frente com os CRÍTICOS e sempre deixou muita clara a Opinião sobre Eles, expondo o Assunto inclusive na Introdução de sua Autobiografia : " Não Suporto os Críticos. Eles sempre me irritaram, porque exercem uma Profissão Absurda, Ilógica e Invejosa. Crítico, para Mim, é aquele que critica a coisa na qual não deu certo. Isto faz deles uma figura Abjeta e Vil. Até que nem tenho queixas ( pelo menos grandes ) contra eles. Não. De modo geral, a Crítica, se não me foi sempre favorável, nunca me foi altamente Contundente. Mas não acho que JULGAR seja um direito do Homem. Aceito, até louvo os Críticos que vão além da facílima e tranquila tarefa de colocar uma lauda na máquina e destruir, com quinhentas ou seiscentas palavras recheadas de FEL e INVEJA, um trabalho que  dez ou quarenta pessoas realizaram durante meses de esforço, menosprezando seus talentos, minimizando suas qualidades, torpedeando sua Intenções e até ridicularizando o que vira; na maioria das vezes sem pagar o Ingresso. Louvo e Aceito, como disse, os que vão além Disso; os que mostram os ERROS e INDICAM a Maneira de Corrigi-los. "

Várias vezes Chico Anysio foi " Apedrejado " ao longo da Carreira, principalmente em sua FASE dos Anos 90 ( CHICO TOTAL, de 1996, por exemplo, em sua época de estreia, chegou a ser um Programa Taxado por alguns Críticos e Jornalistas de HUMORISMO JURÁSSICO ).

Eis outra Questão sempre levantada por Chico ( e inúmeras vezes Repetida por este Blog ! ) : o Humorismo Antigo X o Humorismo Atual. Até hoje existem várias Polêmicas, principalmente em Redes Sociais, onde se discute muito a Graça ( ou a " perda de Graça " ) do Humor Velho e a Graça do Humor de Hoje. Certa vez, postando um Vídeo de Chico Anysio no YOUTUBE, um Visitante comentou : " " O Humor Dele já era Velho pra Hoje em Dia.. ". Isto é, na opinião dele, em 1999, época do Vídeo em questão, o Humor de Chico Anysio já era ULTRAPASSADO. Eu sempre questionei esse negócio de Humor " Ultrapassado " e até já trouxe como Tema no Antigo Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDIOLO >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/estilos-de-humor-antigo-x-moderno/. Existe mesmo essa coisa de Humor Ultrapassado ? EXISTE por questões Midiáticas, que influenciam a cabeça das pessoas e o trabalho dos profissionais do Humor. NA PRÁTICA, as coisas não funcionam desse Jeito. E não se trata de mero SAUDOSISMO de quem viveu determinada época. Muitas coisas no Humorismo são ATEMPORAIS. E Aquilo que FAZ A PESSOA RIR, de acordo com a Concepção dela ao que é ' Engraçado ', SEMPRE VAI FAZER ESSA PESSOA RIR, Hoje, Amanhã ou daqui vinte ou trinta anos. Chico Anysio sempre dizia : " Não existe Humor Velho, nem Humor Novo, existe Humor Sem graça e o Engraçado ". Já Eu sempre defendi : O Humorismo na TV, vai muito de acordo com os hábitos ou assuntos do momento. Daí vem a Crença de que o Antigo não vale ou não cabe mais no esquema atual. Se essa crença fosse realmente um FATO, a ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, reprisada há nove anos ininterruptos pelo CANAL VIVA, várias vezes ao dia, não teria sua audiência sempre nas alturas. Muito menos teria seu FORMATO RESGATADO em uma NOVA VERSÃO, que se tornou um Sucesso Estrondoso ( e muito Rentável á TV GLOBO ! ).

Chico Anysio foi muito prejudicado nos últimos anos de sua Vida, em grande parte, por causa dessa Crença. Não conseguia Espaço na TV, teve vários projetos rejeitados.. E com muitos outros profissionais houve ( e existe até hoje ) esse DESCARTE em Substituição ao que é considerado MODA, ATUAL.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )