90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 52 )

15/05/2021

Eis uma Palavra da qual Chico Anysio, intimamente, não acreditava : FELICIDADE. Na sua Concepção, a Felicidade na Vida funcionava como ESPASMOS, e a considerava uma ILUSÃO. Em em Agosto de 1977, ao Jornal O GLOBO, falou sobre Trabalho e incluiu o Tema : .." Eu parto do Princípio de que me foi Dado um DOM. E uma Missão. Para ser Justo Eu tenho que fazer Tudo da melhor maneira possível. E a Única maneira de retribuir a esse DOM é com um Trabalho Intenso. Ás vezes eu trabalho mais do que resisto. No momento em que se vai atingindo a suposta Felicidade, vem a Acomodação. Por isso é que Eu acho a Felicidade um Perigo. Só a Insatisfação traz o Progresso. Acho que é essa a razão por que, em 18 Anos de carreira, criei 73 Personagens. E nenhum tem Nada de Mim. "

Em seu Livro JESUÍNO, O PROFETA, discorreu sobre o Assunto sob o PRISMA do PERSONAGEM : "Felicidade não é um Conceito. A Felicidade Acontece. Ninguém pode ser Feliz se perseguir a Felicidade como Meta. Se Você elege um modo de ser feliz, já se condicionará a sê-lo somente daquela maneira. Muitas outras aparecerão e Você não Verá. Um Conceito ou um Padrão definidos aprisiona a Felicidade. Felicidade é um Fluir. Se há Regras, passa ser, apenas, um jeito de Viver, um Padrão. Quantas pessoas são infelizes só porque buscam de modo incessante a Felicidade ? "

Na Vida Real, Chico era considerado por muitos Introspectivo e até certo ponto, Pessimista. Alguns Amigos mais Chegados, porém, entendiam a Personalidade por trás de Chico Anysio. Um exemplo foi a Atriz, Cantora e Diretora Teatral Marília Pêra, falecida em 2015. Amigos de longa data, Chico e Marília trabalharam Juntos algumas vezes, como em 1988, quando Marília teve Participação Especial em um dos Episódios de CHICO ANYSIO SHOW, e em 1995, quando gravaram o Filme TIETA DO AGRESTE, de Cacá Diegues, como Pai e Filha nos Papéis de ZÉ ESTEVES e PERPÉTUA. "Chico foi um Gênio, realmente, Ele foi um Chaplin. Ele era extremamente Generoso, um homem escondido atrás de um Mau Humor, que na verdade era uma CASCA para se defender de algumas pessoas que não tinham noção da Delicadeza dele", declarou Marília ao Site O FUXICO, em 2012, durante o Velório do Mestre.

O Diretor Carlos Manga, em várias declarações, Afirmava : " Chico Anysio tem um TERCEIRO OLHO, que fica bem no MEIO DA TESTA ! Ninguém sabe das Coisas Melhor do que Ele ! " O Ator Milton Gonçalves, que já trabalhou com Chico em diversas Ocasiões, em um Vídeo gravado pós-falecimento de Chico, declarou : " Chico Anysio conversava e se expressava pelo OLHAR. Algumas vezes, contracenando ou mesmo falando com Ele, você tinha que adivinhar o quê aquele Olhar Enigmático queria te dizer. "

Uma de suas ex-mulheres, desabafando sobre o término do Casamento, declarou em uma Reportagem : Chico Anysio não é do tipo que fala. Age. E é muito difícil saber o que se passa naquela CUCA Privilegiada.. (.. ) ..Chico é uma ESFINGE. Entre Decifra-lo ou ser Devorada, preferi Sair.. "

Chico Anysio passou a mudar de Comportamentos e a enxergar a Vida de modo mais Prático e menos Rígido após o Infarto que sofreu em 1989 ( Assunto já Visto nesta Retrospectiva ) e há quem Garanta que Chico Anysio se transformou totalmente após ter conhecido sua última Esposa, em 1998, a quem fazia questão de Depositar o Motivo de sua Alegria e Satisfação diárias, apesar de ter prosseguido um Homem REALISTA, sem acreditar na tal da FELICIDADE e de ter passado por tantos momentos Caóticos de SAÚDE e os vários problemas relacionados a DEPRESSÃO e também com a TV GLOBO, entre " Geladeira ", Desprestígio e Menosprezo de suas Funções e da sua Importância dentro da Emissora em tantos Anos.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )