90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 54 )

18/05/2021

Daniel Filho, como já Visto em vários TEMAS deste Blog e nesta Retrospectiva, esteve com Chico Anysio em várias Parcerias Profissionais, além de ter sido Diretor Adjunto de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( o Boni ) por muitos Anos na TV GLOBO. Particularmente, sempre achei Daniel um Diretor Precipitado, apesar de Competente. Entre os exemplos de sua Precipitação Profissional e Visão Deturpada em alguns trabalhos estão o fato de, em 1988, como Diretor de Apoio de Programação da GLOBO, ter brigado com o Autor Gilberto Braga durante os preparativos da Novela VALE TUDO. VALE TUDO, como todos sabem, foi um dos MAIORES FENÔMENOS da Teledramaturgia no Brasil e marcou a História da TV GLOBO. Assim como trouxe a Consagração definitiva da falecida Atriz Beatriz Segall, como a Inesquecível ODETE ROITMAN. Pois a briga de Daniel com Gilberto foi justamente por conta da Personagem. Daniel não queria de forma alguma que Beatriz fosse Escalada para o Papel, apostava que sua escolha seria um grande FRACASSO. Gilberto foi mais Teimoso que Daniel e acabou conseguindo que Beatriz fizesse o Papel da VILÃ MAIS ICÔNICA da TV. Ainda assim, Daniel nunca reconheceu sua Visão Precipitada. Achava que o Sucesso estrondoso de Beatriz só foi Conquistado por causa do ENREDO DA PERSONAGEM, que exigia aquele tipo de Interpretação. Também o fato do próprio Daniel, em 1999, ter sido o responsável pelo FRACASSO da Novela SUAVE VENENO, de Aguinaldo Silva. Daniel, após os primeiros Capítulos, quis Modificar todo o Prosseguimento da História, o que acabou prejudicando a Novela e " Afugentando " a Audiência ( SUAVE VENENO foi a Novela que DERRUBOU o Horário Nobre da GLOBO, fato até então NUNCA OCORRIDO durante a Década de 1990 ) . O Próprio Diretor reconheceu o grande Erro que Cometeu em seu Livro, O CIRCO ELETRÔNICO, lançado em 2001. Outro grande Erro " Visionário " de Daniel foi ter, no início da Carreira de Gloria Pires, ainda Criança, tê-la Reprovado em um TESTE, dizendo explicitamente: " Você não serve para ser Atriz. " O Futuro de Gloria na Televisão foi uma Verdadeira prova do EQUÍVOCO e um " Tapa na Cara " áquela Afirmativa. O mesmo " Tapa na Cara " em relação a Chico Anysio, que, como já vimos anteriormente, ainda em plenos Anos 70, antes da própria Concepção de CHICO CITY,  foi TAXADO por Daniel de SUPERADO.

Houve Realmente esse pensamento Errôneo sobre o Chico como Profissional, que acabou vindo á tona e deixou Daniel extremamente sem graça, porque, naquela Ocasião, não teve como Desmentir ou Negar.. Mas Passou.. O Tempo provou o Contrário, e logicamente, Daniel se arrependeu das Opiniões Precipitadas. Sempre foram amigos, ajudou Chico Anysio em muita coisa e tem Real admiração por Ele, o que ficou bastante claro quando foi entrevistado para o Programa do Jornalista Roberto D'Ávila para o Canal a Cabo GLOBO NEWS, onde apontou Chico Anysio como O MAIOR ATOR BRASILEIRO e quando participou do Documentário RIR SEMPRE FOI O MELHOR REMÉDIO, exibido em 2011 pelo CANAL BRASIL ( Ambos Trechos de Vídeos Postados pelo IGTV do Perfil @memorialchicoanysio ).

Apesar do Caso Isolado ( e Superado ) com Daniel, Chico Anysio já passou por vários momentos de " Falsidade " ao longo da Carreira, com Profissionais Diversos. Além de Arnaud Rodrigues, Maurício Sherman é o Nome mais lembrado. Há quem considere Maurício uma das pessoas mais Falsas que passaram pela vida de Chico, um Ponto de Vista Compreensível, uma vez que Maurício foi uma das pessoas que mais Dificultou a permanência dele dentro do ZORRA TOTAL, mesmo Chico Anysio tendo sido o MENTOR do Programa desde a Estreia em 1999. Em meados da primeira década de 2000, muito foi Noticiado de que Sherman o considerava ULTRAPASSADO para o FORMATO do Programa e que usava os problemas de saúde de Chico como Justificativa para mantê-lo longe. Depois do longo período de internações em 2011 ( aquela fase Caótica antes do Chico voltar a ser internado e falecer ) trouxe Chico de volta ao ZORRA como SALOMÉ, se mostrando FELIZ e COLABORATIVO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )