90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 55 )

19/05/2021

ZORRA TOTAL foi a grande Decepção de Chico Anysio, que brigava Constantemente por sua Permanência no Programa. Vale relembrar ( como já visto várias vezes por este Blog em vários Temas ! ), que o ZORRA TOTAL foi um Projeto que Chico Anysio ajudou a criar, baseado na ideia do que ele queria que se tornasse o CHICO TOTAL de 1996 após seu acidente, e que contou com sua Participação e Mentoria. Mas, vale Recapitular mais um pouco antes de chegar efetivamente no ZORRA e na Situação difícil que Chico Anysio passou a Enfrentar após os Sucessos de ALBERTO ROBERTO no ROSTO A ROSTO e de PAINHO durante os primeiros anos do Humorístico : em 1994, apesar do Sucesso com a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, Chico pretendia lançar mais um Humorístico na Programação da GLOBO : VAPT-VUPT. O famoso Bordão de RAIMUNDO NONATO durante as chamadas dos intervalos da ESCOLINHA se tornaria o TÍTULO de um Programa de ESQUETES RÁPIDAS, cujo objetivo era também lançar NOVOS TALENTOS. Eduardo Galvão ( que já era do Elenco do extinto CHICO ANYSIO SHOW ) e Marcos Palmeira, sobrinho de Chico, já Galã das Novelas da GLOBO e que havia iniciado a Carreira no Programa do Tio, contracenando com PAINHO, estavam entre os Escalados. Na época, Chico chegou a comentar sobre o Programa no DOMINGÃO DO FAUSTÃO, e a extinta Revista AMIGA TV-TUDO também trouxe uma NOTA sobre os planos do Novo Humorístico. O Projeto não teve continuidade.

A Ideia de VAPT-VUPT só aconteceu dois anos depois, em CHICO TOTAL, de 1996, se tornando um dos Quadros Fixos do Programa. Já a Ideia de reunir e formar Novos Talentos ( tentativa de Chico Anysio desde GRUPO ESCOLACHO, em 1988 ), acabou protelada e só Ressurgiu em 1997, quando Chico sofreu o Acidente doméstico que fraturou sua Mandíbula e não pôde continuar gravando CHICO TOTAL. O Projeto da permanência do programa SEM ELE ( somente com os comediantes já conhecidos e os Novos ) não foi acatado pela GLOBO. Esta última Ideia rejeitada foi o " embrião " do que viria a se tornar o ZORRA TOTAL em 1999, que em seus primeiros anos, tinha a Mentoria de Chico.

ALBERTO ROBERTO, a cada semana entrevistando um artista convidado, foi um dos pontos altos do programa durante muito tempo. A ESCOLINHA, em versão encurtada, também fazia sucesso dentro do ZORRA TOTAL. Em 2001, ela voltou ao Ar nas tardes da GLOBO, com antigos e novos comediantes. Em 2002, sem maiores explicações, foi descartada da programação. Chico Anysio, obviamente Mais ABALADO do que os outros Profissionais envolvidos, chegou ao ponto de tentar investigar quem teria sido o responsável pelo término do Programa, ou quem poderia ter influenciado essa Atitude. A partir daí, passou a sobreviver de participações esporádicas em produções e novelas da Casa.

Maurício Sherman, Diretor Geral do ZORRA TOTAL, passou a ser o grande DESAFETO de Chico Anysio, e Vice-Versa. A Amizade de muitos Anos passou a ficar seriamente Abalada. Maurício passou a ser defensor da Modernidade. Inseriu no Programa Quadros e Artistas NOVOS, apesar da permanência de alguns dos Profissionais da Antiga. Chico, após a época de Sucesso ALBERTO ROBERTO e PAINHO, teve Passagens pelo Programa em algumas Ocasiões, sendo Sucesso com BENTO CARNEIRO e JUSTO VERÍSSIMO. DR. ROSSETI também foi Resgatado, onde Chico contracenava com o Humorista Leandro Hassum no Papel de DR. LOGULO ( Ariel Coelho, que fazia LOGULO em CHICO TOTAL, em 1996, havia falecido em 1999 ). Chico Anysio foi quem Intercedeu para que Leandro conseguisse Emprego no ZORRA e fez voltar o Famoso Quadro dos Dois Cirurgiões Gays que mantinham um Caso escondido, e que, ao se encontrarem ocasionalmente no dia a dia e serem vistos em público, disfarçavam de todas as maneiras, em situações Hilárias.

Maurício fazia todo o possível para que Chico Anysio não permanecesse no ZORRA, usando os problemas de Saúde de Chico como Justificativa ( e Pretexto ) para afastá-lo ! Chico, conhecido por sua Teimosia ( Persistência proveniente de uma Pessoa Experiente e Inteligente não seria a Melhor Palavra ? ), sempre conseguia VOLTAR ao Programa, contrariando o Diretor. O ROSTO A ROSTO Ressurgiu muito tempo depois ( entre 2009/2010 ), período em que o Chico já não estava mais em condições saudáveis, mas continuava FIRME no propósito de FAZER RIR ( e Conseguia !! ).

Chico, em seus quatro últimos anos de Vida, Rejeitava o Programa, apesar de eventualmente Estar Nele. Em 2008, na Revista ROLLING STONE ( Edição 27 ), em entrevista ao Jornalista Márvio dos Anjos ( já Postada na Íntegra por este Blog ! ) Chico Anysio falou sobre seus Projetos, os problemas de Depressão e de Enfisema Pulmonar, seu afastamento ( Forçado ) da Televisão e, questionado sobre o ZORRA TOTAL, foi ENFÁTICO : A Diferença é que eu faço um Humor Social e eles fazem Humor Sexual. Eu tinha dado a eles uma MERCEDES e hoje eles têm um VOLKSWAGEN .. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )