90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 56 )

20/05/2021

Maurício Sherman, como já vimos no início desta Retrospectiva, foi um dos primeiros Diretores com quem Chico Anysio trabalhou na Televisão, quando, apesar de ainda fazer Programas de Rádio, Migrou para as Telas. Estreou na TV-RIO com AÍ VEM DONA ISAURA, através de Haroldo Barbosa e Participou do ESPETÁCULOS TONELUX, pela TV TUPI, a convite de Sherman. Chico Anysio e Maurício já haviam trabalhado juntos em Rádio, quando se conheceram na Rádio Guanabara, em 1948.

Sherman, ao longo da Carreira de Chico Anysio, teve várias Participações importantes na trajetória Artística do MESTRE. É, até Hoje ( mesmo após seu falecimento em 2019 ) considerado o Único Diretor que Conseguiu " Domar " Chico Anysio. Considerado por muitos Sério, Centralizador e extremamente Dominante de suas próprias Atividades e modos de Interpretar, Chico poucas vezes na Carreira se Rendeu a Imposições. Só aceitava Trabalhar com Profissionais extremamente Competentes e que fossem de Acordo com sua Ideias e Métodos. Limitava-se a ser Dirigido em Cena apenas como forma de ter Profissionais de APOIO por perto. Dizia Adorar trabalhar com Carlos Manga, Daniel Filho, Gonzaga Blota e com sua Sobrinha Cininha de Paula, pois considerava Diretores que Entediam sua Cabeça e se Encaixavam em seu MODO DE TRABALHAR, SEM ENSAIOS e FAZENDO AS CENAS DE PRIMEIRA, SEM REPETIÇÕES ( somente em Casos extremos ! ). Maurício dirigiu CHICO CITY no final dos Anos 70 e foi o IDEALIZADOR de SALOMÉ, um dos grandes Avanços do Humorístico ( já Consagrado ) e um dos Personagens CLÁSSICOS da Galeria de Tipos de Chico. Como já Visto em partes anteriores desta Retrospectiva, em Tempos de ABERTURA, SALOMÉ se tornou a Personagem mais Popular e de maior Sucesso dentro de CHICO CITY com sua Satirização Política e seus " Telefonemas " ao Presidente João Baptista Figueiredo. Maurício Sherman quem teve a Ideia ( Veja ou Reveja neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/salome-do-passo-fundo/ ).

" Quando veio a Abertura, meu Diretor era o Maurício Sherman. Já tínhamos trabalhado juntos várias vezes.. (.. ) Na ABERTURA da CENSURA, ele me telefonou :

- Chico, com a Abertura você podia fazer aquele Personagem do telefone, onde você imita o Silveira Sampaio. Pode dar um telefonema em cada programa para o Presidente.

Eu fizera esse personagem com o Sherman no SUPER SHOW, na TV TUPI. Dava um telefonema para um tio imaginário, que se supunha o Tio Sam, contava os acontecimentos da semana :

- Alô, titio.. - e dizia uma página e meia de piadas sobre o que estava acontecendo no país.

Achei a ideia ótima, mas imaginei que podia acrescentar qualquer coisinha. Eu já usava a Voz do Silveira Sampaio noutro tipo. Bolei, então, fazer o telefonema com Voz de Mulher. Uma mulher a quem o Presidente Figueiredo devesse respeito. Sua antiga Professora ? Gostei. Como o Presidente tinha passado ligado ao Rio Grande do Sul, a mulher seria gaúcha. Faltava o nome. Ocorreu-me batizá-la de SALOMÉ, por ter sido Salomé aquela que exigiu, numa bandeja, a cabeça de João Batista. Telefonei para o Sherman.

- Perfeito. Vou mandar fazer o Vestido e a gente grava depois de amanhã. Será uma velha chique.

A Salomé Arrebentou. Foi Capa da MANCHETE, segurou o programa por dois anos e até me levou a fazer Show no Palácio da Alvorada, no jantar de fim de ano do Presidente e seus ministros. O engraçado é que o presidente Figueiredo levava a Salomé a sério. Um dia gravei um monólogo ( Marcos César era quem escrevia ), em que dizia :

- João, tu dizes que estás com a mão estendida para o povo, mas tu és canhoto, né, guri ?

Uma semana depois, num discurso em Niterói, o presidente disse :

- Falam que estendo a mão para o povo mas sou canhoto...

Era ele respondendo a Salomé. Noutra ocasião, por motivo de viagem, gravei dois quadros da Salomé. O primeiro terminava com a Salomé irritadíssima :

- Tu mexeste com as crianças e eu não gosto que mexam com os guris. Não adianta. Não quero mais conversar contigo.. - Bati o Telefone.

O Presidente ligou para o Dr. Roberto Marinho irritadíssimo :

- A Salomé bateu o telefone na minha cara. Quem ela pensa que é ? Eu sou presidente da República e não admito que ninguém bata o telefone na minha cara !

Dr. Roberto me chamou á sala dele e eu expliquei que já havia gravado o monólogo seguinte, onde me desculpava. Mandei buscar a fita e mostrei a ele o monólogo que começava assim :

- João, eu bati o telefone na tua cara e estou arrependida. Tu me desculpa guri, mas é que..

A SALOMÉ foi uma grande Vitória. Eu sabia que era um Personagem de dias contados. Ela só existiria enquanto o Presidente Figueiredo estivesse no Comando. A Salomé era Dele, somente com ele tinha aquela ' voz de comando ' já que não fora professora de nenhum outro e com ninguém mais podia tomar aquela Liberdade."

O ZORRA TOTAL e seus desdobramentos conforme seus Anos de Exibição na TV GLOBO foi que fez a Relação de Chico Anysio com Maurício Sherman ir se DESFACELANDO. Em 2007, Chico chegou a declarar ao Antigo Portal TERRA : " Todo Mundo gosta de Mim e Não tenho Inimizade ou Problemas com Ninguém. A Única Pessoa é o Maurício Sherman. "

Depois do longo período de internações em 2011 ( a fase Caótica antes do Chico voltar a ser internado e falecer ), Sherman trouxe Chico de volta ao ZORRA como SALOMÉ, se mostrando EMOCIONADO com a Recuperação de Chico, FELIZ e COLABORATIVO. Antes, em 2009, havia " Dado " de Presente a Chico Anysio o Especial CHICO E AMIGOS, Idealizado por Ele como Especial de Final de Ano da Programação da GLOBO, e também como forma de ENALTECER Chico Anysio, após diversas polêmicas envolvendo Chico e todo o DESCASO da emissora ( e do próprio Diretor ) em relação ao seu Trabalho.

Chico Anysio Ganhou novamente de Sherman o Especial CHICO E AMIGOS, no mesmo formato do Especial Anterior. Foi ar Ar em 2 de Janeiro de 2011, antes da Longa Internação e do Retorno de SALOMÉ ao ZORRA TOTAL, onde conversava ao telefone com a Presidente na época, Dilma Rousseff. SALOMÉ foi O ÚLTIMO TRABALHO da CARREIRA do MESTRE Chico Anysio na TV, encerrada com o Agravamento de sua Saúde no final de 2011 e com seu falecimento em Março de 2012.

Referente a CHICO E AMIGOS, Ambos os Especiais foram Sucesso, e Chico Anysio Insistiu muito na Ideia de, mesmo Debilitado, Voltar ao Ar semanalmente fazendo aquele Estilo de Programa. Recebeu da TV GLOBO a Proposta de fazer o Especial ANUALMENTE, Proposta da qual Chico RECUSOU.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )