90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 57 )

21/05/2021

Se por um Lado Chico RECUSOU a Proposta, por outro teve várias de suas Propostas RECUSADAS pela TV GLOBO. Chico Tentou por diversas vezes ( sem Sucesso ) apresentar Projetos á TV GLOBO. Um Deles era uma Novela escrita por Ele e seu irmão mais Velho, voltada para o Público da Terceira Idade, que iria ao Ar antes de MALHAÇÃO. A Ideia, como tantas outras de Chico, foram rejeitadas pela emissora. Ao mesmo tempo em que era REJEITADO, viu seu PASSADO ser REAPROVEITADO.

Inaugurado em 18 de Maio de 2010, o Canal a Cabo VIVA, pertencente a TV GLOBO, fazendo parte do Grupo de Canais Fechados da GLOBOSAT, surgiu como um Canal de Entretenimento com Foco em RESGATES e REPRISES de Novelas, Minisséries e Programas Diversos do Acervo da TV GLOBO. Uma das Atrações de Estreia, e que permanece no Ar até Hoje pelo Canal é a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Um Ciclo de 7 temporadas Repetidas durante 11 Anos, Ininterruptamente ! Repetições Múltiplas Diárias que Jamais pararam, apenas se REALOCARAM. O que Prova a TESE que Chico Anysio Defendeu a Vida Toda : " NÃO EXISTE HUMOR VELHO OU NOVO. EXISTE HUMOR SEM GRAÇA OU ENGRAÇADO ". CLÁSSICOS não se Desgastam.. Seja por Nostalgia, ou por Risos que não se Esgotam, as pessoas estão lá, Assistindo, Prestigiando, não se Cansam.

Chico Anysio, durante os 11 Anos do Canal, sempre foi PRESENÇA CONSTANTE na Programação para além da ESCOLINHA. CHICO TOTAL, de 1996, teve seus 32 Episódios Reprisados em 2011. A Série O BELO E AS FERAS teve 16 dos 18 Episódios Reprisados em 2013. CHICO CITY foi resgatado em 9 Episódios Selecionados, em Setembro de 2016 ( O Episódio de ESTREIA, em Preto e Branco, de 1973, foi exibido como CONTEÚDO EXCLUSIVO aos Assinantes dentro da Plataforma Digital VIVA PLAY ). A 7ª Temporada de CHICO ANYSIO SHOW, de 1988, foi Reprisada entre Setembro e Dezembro de 2017, em apenas 13 Episódios. Há quem diga que saiu do Ar por Audiência insuficiente e pouca Repercussão. Outros, apontam o Fato da mesma Temporada do Programa exibida pela TV GLOBO DE PROTUGAL, no mesmo período, o motivo da Interrupção de transmissões pelo VIVA. Antes, ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY foi reprisado entre Abril e Dezembro de 2017 e reprisado novamente, sem espaço de tempo, de Dezembro de 2017 a Agosto de 2018, sem grandes repercussões.

Pelo CANAL VIVA, o Público ainda pôde Relembrar Chico em outros Trabalhos pela TV GLOBO, como a Série GRUPO ESCOLACHO, de 1988, a Minissérie ENGRAÇADINHA, SEUS AMORES E SEUS PECADOS, de 1995, contracenando com a protagonista Claudia Raia entre os Capítulos 5 e 6, no Papel de um agente Funerário, as Participações nas Séries ARMAÇÃO ILIMITADA em 1985, no Episódio O PREFEITÁVEL e DELEGACIA DE MULHERES, de Maria Carmem Barbosa e Patrícia Travassos, de 1990, no Episódio RAIOS E TROVÕES, a Participação Especial na Série de Humor A DIARISTA, em 2004, dois Episódios da Série BRAVA GENTE, o AUTO DE NATAL: O MISTÉRIO DO BOI SURUBIM, de 2001 e o LOUCOS DE PEDRA, de 2002, além da Aparição na Reprise da Novela TERRA NOSTRA como o Barão JOSUÉ MEDEIROS, entre outros.

CHICO TOTAL voltou a ser Reprisado, mas após, o 7º Episódio, como já foi postado neste Blog, SAIU DO AR. Sem Explicações, toda a Grade de Horários em que passava CHICO TOTAL foi Substituída pela Série A MULHER INVISÍVEL. Há quem diga que a PARALISAÇÃO se deu por conta de questões Judiciais/Autorais. Há também quem diga que o Programa foi CORTADO por problemas de AUDIÊNCIA e REPERCUSSÃO, INSUFICIENTES.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )