90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 59 )

24/05/2021

Na ocasião, Blota sentiu que voltar ás Novelas seria mais Vantajoso, até financeiramente. Mais amplamente do que o assunto DIREÇÃO, Chico tinha sua própria Visão a respeito das Novelas e já chegou a Comparar com os Programas de Humor, como aconteceu em 1980, quando foi um dos principais Destaques da Edição 523 da extinta AMIGA -TV TUDO, da editora Bloch, Edição Comemorativa de 10 ANOS da Revista, em entrevista á Repórter Lucy Léa ( já Postada na Íntegra por este Blog ! ) : " O Dias Gomes é um Humorista Maravilhoso, mas de repente passaram a achar que escrever programas humorísticos é um trabalho menor. Novela é um trabalho maior. Não sei nem se é pelo fato de ser, mas Eu prefiro mais ser Humorista do que Novelista. Já escrevi Novela para o Rádio e acho até que seria Capaz de escrever para a Televisão. Mas tenho absoluta certeza de que Dias Gomes seria perfeitamente capaz de escrever para CHICO CITY, por exemplo. Então é necessário que se diga que não é feio ser Humorista, não é pobre ser Humorista, que não é menor ser Humorista. Quem tiver dúvida pergunte ao Millôr ( Fernandes ).. Humorista é o Médico do espírito. Se a Novela é o PÃO do Povo, o Humorismo é VINHO, né ? Mentira, Ele é apenas o AR. Então cadê essa gente que está com Preguiça de fazer os outros Felizes ? E posso garantir uma coisa : o Humorismo dá mais Dinheiro do que a Novela. Dá também um tipo de recompensa diferente porque o sucesso do humorismo, no momento, é Inferior ao da Novela. Se atualmente temos cerca de 34 Capítulos de novelas por semana e somente quatro programas cômicos semanais, a diferença é grande. Somos 10 %. Mas se fizermos 15 % do Sucesso que a Novela faz, estamos ganhando. Ou então você não sabia que se você receber aumento de 50 % em seu Salário estará pagando 25 % para trabalhar? Cuidado, daquia quatro anos vai estar pau a pau, hein ? E a Proporção é a Proporção.. "

Falando em Salário, sempre houve uma Ilusão formada pela Mídia a cerca do Dinheiro e STATUS de Chico Anysio. Assunto que rende até hoje, 9 Anos após sua morte, com tantas especulações a respeito de sua Herança e Patrimônio deixados. Logo que iniciou sua Carreira na Televisão, devido ao Estrondoso Sucesso, que acabou se estendendo também aos Palcos, passou a ser Apontado como O MILIONÁRIO DA TV. Em uma Matéria da extinta Revista INTERVALO, chegou a ser Comparado : " ELE GANHA MAIS QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ", dizia a Chamada. Sensacionalismos á parte, apesar da Fama e do Conforto, Chico Anysio era Desprendido de LUXOS e até mesmo Relapso no que se refere a Dinheiro. A Ponto de nem se Preocupar ou Exigir Valores de Salários por seus Trabalhos. Afirmava em vários veículos de Imprensa que, desde os tempos de Rádio e os Primórdios na TV, Assinava Seus Contratos EM BRANCO !!

Em 1991, para uma Matéria Publicada na Edição Especial de Aniversário da extinta Revista DESFILE, da editora Bloch ( vejam ou Revejam neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-na-revista-desfile-setembro-de-1991-parte-2/ ) , revelou á Jornalista Guta Schechtman sua REAL CONDIÇÃO Financeira quando questionado por Ela sobre Uma Velhice futuramente Confortável : " Não, porque ganho em Cruzeiros. Tenho tudo o que é possível em Cruzeiros : dois carros, televisões, videocassete, coisas permissíveis. Mas não posso parar de trabalhar, nem ficar doente.. (.. ) ..Sou uma Indústria. Lógico que meu salário é bom, mas, á proporção que se ganha mais, a gente vai se proporcionando mais. É uma Ilusão : o Cara que ganha 40 acha que, quando receber 80, vai guardar a metade. Ele vai gastar todos os 80, comprar aquela geladeira que queria. Aí o liquidificador antigo não serve mais, ele precisa de um ar-condicionado.. Além disso, muita gente depende de mim : o Elenco todo, os funcionários da minha firma, os dez empregados lá de casa. Uma governanta toma conta de tudo, porque não sei fazer compra em Supermercado, nem tenho tempo pra isso. Minha casa é simples. Ladrão que assaltar minha casa vai ter prejuízo. Eu, por exemplo, não poderia pagar resgate de um sequestro. Não tenho Dólares no exterior. Vivo com o dinheiro que ganho. Sou rico, sim : tenho cinco filhos saudáveis, três netos admiráveis, um emprego maravilhoso, onde tudo está correndo brilhantemente, dou emprego a 140 pessoas. Sou o único no Mundo com um programa semanal há 32 anos no Ar, sempre entre os dez de maior audiência. Hoje, em um deles, estou em sexto, em oitavo no outro, décimo no da tarde. Comecei a pintar e deu certo. Tenho várias encomendas e, agora, vendi para um banco.. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )