90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 60 )

25/05/2021

Foi Regina Chaves, quarta Esposa de Chico Anysio, quem presenteou o Marido com Pincéis, Tintas e todo o Material necessário para se montar um Atelier. Como já visto nesta Retrospectiva, em 1984 Chico deu início á sua Carreira efetiva na Pintura. Em seus últimos anos de Vida, estendeu á venda de seus quadros a seu Público e Fãs, a Preços Populares.

Acho que foi por volta de 2004, Eu vi um famoso Diretor Teatral dando uma entrevista em um desses programas populares de auditório ( desses de baixo nível ! ), criticando duramente Chico Anysio, dizendo nunca ter entendido o Motivo pelo qual ele era considerado o maior Gênio do Humor de todos os tempos se ele nunca teve graça alguma. Acrescentou que : " A Única Piada que Chico Anysio conseguiu fazer até hoje foi ter se casado com a Zélia Cardoso de Mello " e que " Ronald Golias foi o Único Gênio da comédia Nacional, Golias é o nosso Chaplin ". Ainda aproveitou para Desqualificar o Trabalho de Pintor de Chico Anysio, dizendo de forma totalmente Absurda e Deselegante : " Os Desenhos de escola do meu sobrinho de 5 anos são melhores e mais bonitos do que os Quadros que o Chico Anysio pinta ! ". ANTIPATIA GRATUITA que faz lembrar um pouco a Abertura de um Trecho de uma das Crônicas que Chico Anysio escreveu para a extinta Revista REALIDADE da Editora Abril, em 1968 : " De Mãos dadas pelo Mundo andam a Mania de Perseguição e o Complexo de Inferioridade.. (.. ) .. Pior que a mania de Perseguição é, sem dúvida alguma, a mania de Grandeza. Pior, para Nós. Quem tem mania de ser perseguido pela Sorte, perturba a própria vida, enquanto o Megalomaníaco perturba a nossa.. .. "

QUEM NÃO TEM SUA MANIA ? foi um dos Textos mais relevantes que marcaram o período de estreia de Chico Anysio como CRONISTA, bem antes de sua entrada como Colaborador do Lendário Jornal O PASQUIM, em 1969 : " ..Cada um de Nós acha que a Mania que tem é a mais branda. E que a mania dos outros é a mania que aborrece. Eu tenho as minhas, mas vou continuar falando nas dos outros. A mania de contar Anedotas, por exemplo.. Eu odeio Anedotas e, certamente, não me incluo no tipo que podemos chamar de RISOMANÍACO. Pior do que o " Contador de Anedotas " é o que corrige a Anedota contada : ' Essa eu conheço diferente'. Se ele conhecesse diferente e guardasse as diferenças para ele, não tinha tanta importância. O duro é que, além de conhecer, ele faz questão de demonstrar e Conta de novo, mudando três palavras ou quatro.. (.. ) .." Eu não sei a Razão pela qual tenho a mania de Humorismo, mania de ganhar a Vida contando coisas engraçadas. Porém, leitor, se você tem a mania de não achar graça em coisa alguma, e até agora não está achando, passe á Reportagem seguinte. "

Quanto a Ronald Golias, mencionado e Comparado com Chico pelo Diretor, apontado como o Verdadeiro GÊNIO DO HUMOR, logicamente que os Estilos de Humorismo de Ambos eram Diferentes. O que, Teoricamente, já nem daria Espaço a Comparações ou MÉRITOS. 

Ronald Golias era o maior ÍDOLO de Chico Anysio no que se refere a HUMOR NACIONAL. Eram amigos, apesar de não muito próximos. Trabalharam poucas vezes juntos ( Vejam ou Revejam neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-ronald-golias/ ). Apesar das Diferenças ( tanto no trabalho como na Vida pessoal ) se admiravam mutuamente e se davam muito bem. Em várias entrevistas, ao longo da carreira, Chico dizia : " Quando comecei a ser Artista, diante da impossibilidade de ser engraçado como o Golias, por exemplo, tive de buscar um caminho.. foi quando decidi : ' Vou ser Aquele que faz Vários. "

Entre as poucas vezes em que trabalharam Juntos, o Humorístico BANG-BANG SHOW, substituto temporário do CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO em 1963, com Direção de Carlos Manga. Começou com o próprio Chico Anysio e o Elenco fixo do CHICO ANÍSIO SHOW. Depois, passou a ser Estrelado por Golias, com o mesmo Elenco. Chico continuou normalmente com seu outro Programa pela Emissora, o NOITES CARIOCAS, até se mudar com Manga para a TV EXCELSIOR, em Maio de 1963.

Chico Anysio, nos anos 60, era um dos Incentivadores de Golias a fazer Shows em Teatro. Golias, por sua vez, foi um dos Conselheiros de Chico Anysio no que se refere a Shows : " Certa vez o Golias me disse : " Chico, para fazer o Dinheiro Render, você tem que guardar o que Você ganha com o Teatro. Esse é o Dinheiro valioso, que te dá garantias lá na frente ", declarou Chico em entrevista em 1993.

O Mestre Chico Anysio, considerado por muitos o MAIOR e MELHOR de todos os Humoristas Brasileiros, era totalmente AVESSO a Competições e, na contramão da FAMA e do PRESTÍGIO, exercia seu Ofício na maior Humildade e Dignidade. Foi numa Peça Teatral no final da Década de 40, que Chico Anysio descobriu o Valor de NÃO COMPETIR COM NINGUÉM, a já mencionada nesta Retrospectiva HAMLET, onde foi incentivado por Grande Othelo e onde Aprendeu com o  Mesmo : " ..Substituí o Batista no cinema São Luiz e fiz Laertes no lugar do Chocolate no Fluminense (.. ) (.. ) Na Cena de morte do Laertes, no São Luiz, Chocolate, antes de cair, dera vários Pulinhos e fizera Trejeitos Engraçadíssimos. Quando chegou a hora de morrer no Fluminense, e aí o Laertes era Eu, preparei-me para fazer o que Chocolate fizera. Nunca vou esquecer o olhar do Othelo, me 'pedindo' para não fazer o mesmo. Entendi aquele olhar e o Agradeço até hoje. Fazer o que Chocolate fizera o obrigaria a fazer mais ainda (.. ) Othelo quis me Poupar. Pediu que eu lhe evitasse a Obrigação de me Vencer. Aprendi muito com aquele olhar do Othelo, aprendi que não se deve Competir quando se faz o mesmo trabalho.. Desde esse Dia, sempre torci a favor de todos os programas de Humor. Dar certo para um pode significar dar certo para Todos, ou, quando pouco, para Muitos. Nada pode ser Pior para os Comediantes, em geral, do que o Fracasso de um Colega. Sempre desejo que a Audiência de Todos, mesmo o de outras emissoras, Cresça. Uma boa Audiência geral garante um número maior de empregos, amplia o campo de trabalho, gera o aumento de Salários. A Competição deve haver, mas não pode deixar de ser ' Branca '. Mais importante do que muitos me Preferirem é Ninguém me Detestar ! Cabemos Todos no mesmo Barco, portanto é Lógico que não nos empurremos para a Água. "

Em determinado Período dos Anos 60, quando Ronald Golias, FENÔMENO da época devido ao Humorístico FAMÍLIA TRAPO, foi diminuindo sua Habitual Popularidade, ouviu de Chico : " Não Exagera ! Não Apela ! Não adianta Apelar ! Este Ano, não tem jeito. Este Ano é do Renato ( se referindo ao humorista Renato Côrte Real, outro ÍCONE ETERNO da Comédia Nacional ! ). Já nos Anos 90, Vencedor de 25 TROFÉUS IMPRENSA ao Longo da Carreira, em uma das Premiações, chegou a ABDICAR do TROFÉU. Apesar das Indicações do Público e da Votação dos Jurados, ABRIU MÃO do PRÊMIO para Carlos Alberto de Nóbrega, justificando que o Programa Humorístico de seu Amigo, A PRAÇA É NOSSA, naquele período, havia sido Muito Melhor que o Dele e Merecia o Troféu.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )