90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 61 )

26/05/2021

Foi essa Dignidade, desde Sempre, que fazia Chico se importar apenas com a QUALIDADE do seu Trabalho. Quando pretendia abandonar a Carreira Televisiva, já no final dos Anos 60, estava cansado do Esquema das emissoras de TV se sobrepondo ao Seu Trabalho. Houve um período, entre o final de 1968 e início de 1969, em que nosso Mestre Chico Anysio pensou Seriamente em Abandonar a Carreira. Se por um lado a Rotina de trabalho era EXACERBADA, por outro, o desagrado com os Esquemas das emissoras de TV o faziam cogitar a Possibilidade de se Aposentar fora do Tempo. ( Vejam ou Revejam neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-a-fase-do-caminho-do-fim/ ). A Edição 317 da extinta Revista INTERVALO, da editora Abril, trouxe Chico como uma das chamadas de Capa e uma Matéria Especial sobre a Insatisfação do Mestre no meio televisivo. Faltando 3 Meses para o vencimento de seu Contrato com a TV RECORD, planejava abandonar ás Telas após esse período. Á Reportagem, declarou : " Não quero depender de IBOPE ou de Estatísticas de Audiência para Sobreviver.. (.. ) ..O que quero é ter Condições para dar o que tenho de melhor em mim.. (.. ).. Por isso mesmo, é quase certo que eu venha a desistir de fazer televisão.. (.. ) .. Todos os artistas que atuam na TV estão impossibilitados de mostrar seu Valor, porque normalmente tem que competir com Programas Sensacionalistas ou de sentimentalismo Barato. "

Em sua Trajetória na TV GLOBO ( de 1969 a 2011 ), apesar de Priorizar o Trabalho, se deparou com alguns problemas de Audiência. Um exemplo exposto DIVERSAS VEZES aqui neste Blog, foi o programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991. Um Humorístico de Conotação Política, que não conseguiu atingir o público e que foi totalmente reformulado até recuperar a Audiência. Geralmente, é difícil fazer as pessoas se Adaptarem a Fórmulas/Formatos diferentes ( Como já Retratado por este Blog no antigo Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDOLO >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-espectativas-e-cobrancas/ ). Vide o exemplo da 5ª Temporada de CHICO ANYSIO SHOW, que em 1986 era TEMÁTICO ( Já relembrado nesta Retrospectiva ). Chico considerou uma das melhores Fases de seus Programa, Criativo, Dinâmico e Dirigido meticulosamente. Uma Fórmula que Ele esperava Agradar o Público, mas.. O Público rejeitou, querendo de volta os Costumeiros QUADRINHOS. O BELO E AS FERAS, de 1999, com Chico " De Cara Limpa ", fazendo personagens Fictícios, mas sem " Seus Personagens ", também NÃO PEGOU.

Chico Anysio sofreu vários Declínios com alguns de seus Programas ao longo da Carreira, assim como foi LÍDER ABSOLUTO com tantos Outros, mas sempre fez questão de Exercer seu Trabalho sem PRESSÃO, tanto em uma Situação quanto na Outra. Chico tinha seu próprio Estilo, Inteligência e Sagacidade, apesar dos Altos e Baixos causados ( na grande maioria das vezes ! ) pelos Espectadores. E, Sempre fez questão de Ressaltar : " SUCESSO É UM ACIDENTE DE PERCURSO ".

Chico Anysio era o Oposto de sua Profissão. Sério, Introspectivo, de pouco riso. Ouvia mais do que falava, porque ser Ouvinte, no caso dele, não somente era Aprendizado, mas um possível Material de Trabalho no Futuro. Chico era o Tímido que sabia criar um Clima de Fascínio em torno de Si, prendendo a Atenção de Todos em torno Dele. Tinha uma Consciência dentro de Si, do que ERA e do que Significava para a CULTURA NACIONAL. Sabia de todos os Privilégios dos quais ele merecia Usufruir, principalmente em seus Últimos anos de Vida, tão caóticos, tão sofridos, onde foi quase levado a um Total OSTRACISMO. No entanto, permaneceu Humilde até o FIM, se submetendo a qualquer tipo de Oportunidade/Atividade que surgisse ou lhe era Imposta.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )