90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 62 )

27/05/2021

Um exemplo desta Situação foi quando Chico Anysio acabou INSERIDO no Elenco da 5ª Temporada do Seriado Infanto-Juvenil O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, em 2005, no Papel de DR. SARAIVA. OSWALDO SARAIVA era um Advogado, Tio da Protagonista CLEO ( interpretada por Karen Marinho ). O Personagem era Perseguido por Marcela (  Lu Grimaldi ), Madrasta da Menina, que ambicionava um COLAR PRECIOSO deixado de Herança pelo Pai da Garota. Saraiva havia prometido ao Amigo no Leito de Morte que guardaria o Colar e o entregaria a Cleo quando ela completasse 15 Anos. Os problemas começam quando SARAIVA, em um Acidente armado/provocado por Marcela, perde a Memória e se esquece de onde escondeu o Colar. Ambos passam os Episódios atrás da JÓIA, em um Enredo de Perseguição com Doses de Humor.

Apesar de uma Trama bem Criativa e de Chico ter executado brilhantemente seu Papel ( convenhamos que é de se Aplaudir a Coragem de um MITO do HUMOR NACIONAL se submeter a um Papel Secundário, por vezes de Conteúdo Ingênuo - só quem assistiu Chico se passando por uma Criança em um de seus Acessos de Memória, vai entender ! ), aquele Lugar NÃO ERA PARA O CHICO. O próprio Chico Anysio, em uma entrevista ao Portal TERRA, desabafou : " Eu me sentia DESLOCADO naquele Seriado."

Chico Anysio se sacrificou em muitos Trabalhos ( Participações ) que nada tinham a ver com Ele nem com a MAGNITUDE de seu TALENTO para se manter dentro da TV GLOBO, e não escondia que era por NECESSIDADE : " Como já faz sete anos que não consigo voltar ao Ar, perdi as esperanças. Não acho que algo vá mudar até Junho de 2012, e eu não vou brigar com a Globo, porque ganho muito bem para não trabalhar, e como eu não tenho dinheiro guardado, preciso continuar recebendo. Me dou superbem com a Marluce [Dias, ex-diretora geral da Globo], ela é uma pessoa ótima. Hoje eu ganho a terça parte do que ganhava quando estava no ar, mas ainda é um bom dinheiro", declarou á Revista ROLLING STONE em 2008 ( Conteúdo já Postado na Íntegra por este Blog ! ) " Eu agora guardo esse dinheiro porque, em 2012, preciso ter um pé-de-meia para quando acabar meu contrato com a Globo. Isso me preocupa. As minhas despesas são caras, e eu ainda Pago o aluguel de seis comediantes da terceira idade, cujos nomes não vêm ao caso revelar. " Questionado sobre o porquê de Recusar Propostas de outras Emissoras, disparou : " Não tem como, Eu sou da Globo, eu sou global [enfático]. E o tipo de programa que faço, com a estrutura e a qualidade de que preciso, só a Globo pode me dar. A Globo é foda, eles te dão tudo. Quando eu filmava, às vezes era preciso um carro-pipa para fazer chover do lado de fora do estúdio. A gente pedia e não tinha discussão se havia sido gasto sei lá quantos mil para aquele episódio; em meia hora, o carro-pipa estava lá. Só na Globo você pode fazer isso. E na minha equipe nunca ninguém precisou fazer hora extra. A gente começava às 13h e terminava pontualmente às 20h. Eu gravava 12 personagens e ninguém ficava lá além do tempo previsto.. "

PONTUALIDADE sempre foi uma das Principais características de Chico. Assim como a ORGANIZAÇÃO. " Acordo de manhã, ando quatro quilômetros, vou para o ateliê, pinto até as 11 horas. Faço a barba, me arrumo, almoço e vou gravar, até oito, nove horas da noite. Aí, namoro. Nos dias em que não tenho gravação, escrevo meus livros, ou os textos dos programas. Faço teatro, geralmente fora do Rio, ás quintas, sextas, sábados e domingos. Desde 22 de Agosto, estou fixo no TEATRO DA LAGOA, com meu Espetáculo.. ", contou na Revista DESFILE em 1991 ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-na-revista-desfile-setembro-de-1991-parte-3-final/ ).

Em 1994, aos 63 Anos de Idade e com mais de 40 Anos de Carreira, Chico conseguia reunir Forças gravando por volta de 26 Episódios da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO por Mês e fazendo em média 4 Shows por Semana. " Isso sem contar as eventualidades. Somando antigos e novos trabalhos dirijo hoje cerca de Dez Shows.. (.. ) ..Mas não há como Dirigir tudo ao mesmo tempo. Pego Um e digo : ' Pronto, está entregue ! Agora vem Você ! ' ", contou á extinta Revista AMIGA naquele mesmo Ano. Avesso a Férias, explicou de onde tirava tanta Força e Ideias para tantas Atividades : " Tudo o que faço é porque Gosto ! Não aguentaria tirar Férias e ficar três Meses Viajando.. (.. ) ..Sempre levo trabalho á Sério e não perco tempo com papo furado.. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )