90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 64 )

29/05/2021

PENSAR é um Ato Essencial, e no Humor, ás vezes, cabe muito mais do que simplesmente Provocar Risos. ( Assunto que já retratei no Antigo Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDOLO >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/a-importancia-da-reflexao/ ). Goste-se ou Não, REFLETIR é de extrema Importância ! Abrir a Cabeça não só para captar Alertas/Denúncias, mas para Enxergar diversos outros Traços do Comportamento Humano, Propondo ou Praticando MUDANÇAS.

Chico Anysio, tanto na Televisão como nos Palcos, como já vimos nesta Retrospectiva, trabalhava em cima de vários TEMAS. POLÍTICA foi um dos Principais. Na TV, Personagens EMBLEMÁTICOS traziam á tona os mais variados PROBLEMAS. Desde JUSTO VERÍSSIMO, o político corrupto que tinha horror aos pobres, SALOMÉ, que semanalmente " Cutucava " as Situações mostradas nos Noticiários do País em seus telefonemas Fictícios ao Presidente Figueiredo, até os trambiques do ICÔNICO Malandro AZAMBUJA. Isso sem Mencionar as LETRAS dos VÁRIOS SUCESSOS em Parceria com Arnaud Rodrigues nos LP'S de BAIANO E OS NOVOS CAETANOS.

Outros assuntos, vivenciados pela maioria das pessoas de modo corriqueiro, faziam as pessoas RIREM, porém " Acordarem " para os ALERTAS. Caso de CALHEIROS, o Pai que permitia o filho Homem FAZER O QUE QUISESSE e a filha PROIBIDA DE TUDO. Longe do FEMINISMO de Hoje, tão proliferado ( e até certo ponto, EXACERBADO, o que tira O FOCO DO OBJETIVO e tende a torná-lo ANTIPATIZADO por alguns ), já tentava discutir esse comportamento Típico em várias Famílias.

O Espetáculo O FOFO, em Cartaz no Início da década de 2000, totalmente Feito pelo Chico ( Texto, Direção e Atuação ), tinha por objetivo abordar os problemas típicos dos brasileiros de maneira CRÍTICA, levando á plateia aos RISOS, mas também á REFLEXÃO.

Quando Chico Anysio, lá no início da Carreira, decidiu ser " Aquele que faz Vários " , não pensou somente como Estratégia de SOBREVIVER no RAMO DO HUMOR diante de comediantes naturalmente Engraçados. Ele sabia que podia " Jogar " com Isso. Nenhum outro Humorista conseguiu Abordar tantos Assuntos e Traços de Comportamento através de TANTAS VIDAS.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )