90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 65 )

30/05/2021

Chico trouxe para a TV algumas Criações do RÁDIO e foi Criando novos Tipos. PROFº RAIMUNDO, já Consagrado, foi o Titular. SANTELMO, URUBULINO, CHARLIE WESTMINSTER, " THE THIRD " ( o SOLDADO GRÂ-FINO ), o DR. MADEIRA, o ' TANTÃ ' e VALENTINO eram Personagens já encenados por Chico Anysio em NOITE DE GALA, na TV-RIO, antes da Idealização e Surgimento do CHICO ANÍSIO SHOW. Já inseridos em CAS, fizeram parte de uma Matéria Especial na extinta Revista MANCHETE em 1962, onde todos os Personagens Mencionados respondiam questões satiricamente e onde também falou-se sobre seu Intérprete : " Chico Anysio é um dos mais bem pagos atores da televisão carioca, escrevendo e interpretando para a RIO e a TUPI, nada menos de 6 Programas. Pouco antes, escrevia para o rádio, e, há 12 anos atrás, era um simples estudante que cursava o Científico. Tudo isso era apenas um Vestibular para a sua Nova Carreira : a televisão, que ele dominou de assalto, com os diversos Tipos que vai criando. É Impressionante a sua Versatilidade Artística : Muda a Cara, Muda a Voz, Muda o Gesto, Muda a Fala, troca a Roupa e vai em frente já com uma nova Personalidade. Não ensaia diante do Espelho. " Chico declarou : " A televisão está cada vez Melhor. Para os Humoristas, pelo menos, porque o Humorismo cresce, dia a dia, na preferência do público.. (.. ) ..Em Seis Meses de TV fiquei mais conhecido do que em 12 Meses de Rádio. Sou Reconhecido na Rua, apesar das Caracterizações.. "

FAMA foi algo que Nunca fez a Cabeça de Chico. Digamos que Chico Anysio, mesmo dentro do ambiente Artístico, era um Homem Simples. O Mesmo Homem Simples que era Caseiro e apegado a Família. Chico procurava ser atencioso com seu Público. Ainda que pudesse se sentir desconfortável quanto a obrigatoriedade de ser " Engraçado " diante de admiradores que esperavam piadas e brincadeiras, não deixava de tratar bem qualquer FÃ que se aproximasse. O mesmo com Repórteres/Jornalistas. Uma das coisas que Chico menos gostava era de passar horas respondendo Perguntas. Mesmo assim, nunca foi deselegante com qualquer Profissional da área que o procurava pedindo por uma entrevista.

Várias delas se tornaram MEMORÁVEIS. Ao Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, em Abril de 1994, concedeu talvez a Melhor Entrevista Impressa de toda sua Carreira. De Opiniões Firmes e sem Papas na Língua, não poupou FRANQUEZA e SINCERIDADE :

" Acho que nós temos a pior imprensa do mundo. Ela não fala a verdade. Fala o que quer. "

" ..Hoje você entra e o chefe de redação tem 32 anos e é capaz de não saber onde fica Pago-Pago. Eu já sei o que ele pensa de Mim. A vantagem quem leva sou eu. Ele não imagina o que eu penso dele. "

" O Humor que o pessoal da CASSETA faz, eu fazia aos 6 anos de idade e estava no colégio. "

" Na Europa e na América pega-se um homem feio, com talento, e se faz com que o mundo ache que ele é bonito, como é o caso de Jean Paul Belmondo e Charles Bronson. No Brasil é o oposto. Você pega um modelo, que é bonito, e quer que eu ache que ele é um ator. "

" As novelas passaram a ser feitas não por grandes atores, ou até pelos melhores atores, mas sim por pessoas bonitas, de no máximo 25 anos, porque 40 anos para a Globo já é caquético. "

" Eu tenho feito direito o meu trabalho, porque, modéstia à parte, eu sou o melhor profissional desse país. Somente por isso o meu programa continua saindo certo. Porque prazer em fazê-lo eu não tenho nenhum. "

" Eu posso amanhã ficar desempregado, não ter dinheiro para sustentar os que ainda dependam de mim. E aí eu vou ver o que é bom pra tosse. Mas mesmo se eu chegar a esse ponto, não vou me arrepender dos filhos que tenho. Porque acho que os filhos são a razão da vida. São a continuação da gente. São a nossa Projeção para o Futuro."


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )