90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 66 )

31/05/2021

Chico Anysio foi Pai de 9 Filhos. Sete Filhos Biológicos e Dois de Coração. Do primeiro Casamento com a Comediante Nancy Wanderley, teve o Primogênito Luíz Guilherme, o Lug de Paula, eternizado na TV pelo Personagem SEU BONECO. Do segundo Casamento com a Atriz e ex-Vedete Rose Rindelli teve Francisco Anízio de Oliveira Paula Neto, o Nizo Neto e também Ricardo Rondelli, conhecido como Rico Rondelli, Diretor de Imagem na TV GLOBO. Com a Atriz Alcione Mazzeo, sua terceira Esposa, teve Bruno Mazzeo, considerado por muitos o mais bem sucedido dos Filhos de Chico Anysio no meio Artístico. Com Regina Chaves, ex-integrante do Grupo FRENÉTICAS, teve Cícero Chaves, o quinto Filho. Com a ex-ministra Zélia Cardoso teve o Casal Rodrigo e Victoria, que realizou o Sonho de Chico em ter uma Filha. Ainda era Pai de Eduardo ( Duda Anízio ), Filho do primeiro relacionamento de Rose Rondelli, com quem Criou Laços Afetivos e, ao lado de Regina Chaves, Adotou André Lucas, que, imitador dos Personagens de Chico, seguiu os caminhos do Pai e se tornou Humorista. Ainda casado com Zélia Cardoso, pretendia ser Pai de mais três filhos ( que, segundo contou á revista CARAS em 1995, se chamariam Glória, Emiliano e Frederico ). Já separado de Zélia ( que permaneceu no exterior com os filhos ) e com sua Vida Amorosa refeita no Brasil, Chico ainda insistiu em ter mais filhos durante os primeiros anos de seu Último Casamento, mas, por razões de Visões/Vontades Opostas a respeito do assunto TER FILHOS, acabou não acontecendo. Respeitosamente, Chico desistiu de querer aumentar sua Prole. Victoria acabou se tornando seu último Rebento.

Chico Anysio amava a Profissão e tinha Compulsividade pelo Trabalho, mas, o Maior Amor da Vida Dele eram os FILHOS. Mesmo tendo uma rotina Exorbitante de trabalho, entrando e saindo de diversos casamentos e sendo uma Figura Pública, nunca abriu Mão de estar Presente o quanto possível na vida Deles e de manter uma relação Amistosa com as Mães de cada um Deles.

Chico, ao longo da Vida, sempre teve uma relação de Afeto e Cumplicidade Profunda com seus Filhos. Em algumas entrevistas, se dizia um Pai Liberal, até mais do que deveria, se arrependendo um pouco de não ter sido Enérgico quando necessário : " Poderia ter sido do tipo Firme algumas vezes. Acho que eles mesmos sentiram falta disso, de uma Pai mais Sério, que desse Bronca em alguns momentos, que Cobrasse pelas coisas Certas. Mas sempre preferi ser Amigo deles.. " Em sua Autobiografia de 1992, confessou todo seu Lado Paterno : " Minha Mesa de trabalho tem uma Gaveta Grande e Funda. Creio que somente um dos meus Filhos não dormiu dentro dela enquanto Eu escrevia. Eu a chamo de BERÇO e ela tem para Mim a Importância de uma Saudade.. (.. ) ..Eles são Cinco ( relato em 1992, antes de Rodrigo e Victoria ) e do Primeiro para o Quinto há 26 Anos de Diferença. Há, portanto, Problemas e Alegrias de todas as qualidades e só um Louco abriria Mão disso. Não os internaria nem Suíça, mesmo se tivesse Capital que me possibilitasse. Eles poderiam estudar fora do Brasil, sim, se quisessem. Por determinação ou imposição minha, nunca.. (.. ) .." Sou aquela Galinha Gorda, de Asa Grande, que coloca os Pintinhos embaixo. Quero-os sempre por perto, para mais depressa me preocupar com seus problemas, tentar soluções e, com sinceridade, mais poder me aproveitar de cada barato de suas vidas.. "

Com toda sua Experiência Paterna, já fez várias Declarações a respeito da Paternidade. Em 1977, com o nascimento de Bruno, já tendo sua bagagem de experiência, declarou : " Hoje em dia eu acho graça quando um Filho meu diz calmamente : ' Pô, tudo pra mim é difícil. ' Acho importante compreender a Visão de Mundo dele. Eu jamais joguei na cara dos meus filhos a minha experiência. Foi uma contingência natural. Vai ver eles, com menos idade que eu, passaram por experiências que eu nem conheço. Em termos de permuta - sempre dando força aos garotos - eu ás vezes tento saber do mundo deles. A gente consegue falar de Igual para Igual. Meus filhos são livres como meus Personagens, que de certa forma independem de mim. Eu me comporto com os garotos como me comporto com meus Personagens. Quando vivo o SEU POPÓ, por exemplo, eu ajo como SEU POPÓ. E isso flui espontaneamente. Nunca fiz laboratórios, escolas, expressões corporais. Não se fazem essas coisas com amigos íntimos, você não acha ? Por isso e porque eles são Verdadeiros, muitos deles se prolongam através dos tempos. A Verdade é uma coisa que Resiste. E dos Diálogos com meus Filhos e meus Personagens, só vale o que é Verdadeiro. E ainda posso dizer que SEMPRE AMEI A AMBOS. Nunca Apelei com uma Torta na Cara de um Personagem meu e nunca vibrei um Tapa no rosto de um Filho Meu. São problemas que se sucedem, mas todos equacionados. Ao menos os possíveis.. "

" Meus Filhos se dão bem apesar de terem mães diferentes e nunca brigaram. Nem as mães entre elas, contou a revista AMIGA em 1981, onde Falou sobre Filhos de uma forma mais REALISTA e FRANCA : " O Casamento é o caminho mais curto para acabar com o amor. E o Filho é o segundo Impulso. O Afeto começa a ser dividido e as coisas que se podiam fazer passam a não poder, e vem aquela do " peraí que eu acho que ele acordou ".. (.. ) " Mas um filho é a grande explicação para o Casamento. "

Apesar das opiniões íntimas, agia em contrapartida, e permaneceu se casando e tendo filhos. Sobre o assunto Casamento, ainda contou na mesma entrevista de 1981 : " Quando as coisas vão se estragando, se deteriorando, antes que elas se estraguem por inteiro e fiquem impossíveis de serem recompostas, tem mais é que se separar para continuar um entendimento legal, um relacionamento bom. Tanto que Elas se respeitam entre si, e Eu a cada uma delas, igual. E Elas tem prioridade aqui, porque, além de terem sido mulheres minhas, se me deram filhos, me deram porque eu as amava. Merecem um respeito ainda maior, porque são as Mães dos meus Filhos ".

O Grande Sonho de Chico Anysio era ter uma Filha. Desde o primeiro Casamento com Nancy Wanderley, seu desejo era uma Menina. Veio Lug. Ao se Casar com Rose, as tentativas continuaram, mas depois da chegada de Ricardo, o segundo Menino do Casal e o Terceiro Filho de Chico, preferiu esquecer. Quando Alcione Mazzeo engravidou, a esperança Reascendeu. Se viesse Menina se chamaria Ana ( segundo Alcione declarou na época, a " Aninha " ). Aninha acabou vindo Bruno, o quarto Menino de sua Prole. Foi quando Chico, já Avô de uma Menina ( Filha de Duda Anízio ), acabou Desistindo. Quando a Imprensa divulgou a gravidez de Regina Chaves, em 1982, Chico Anysio foi Enfático : " Meu Filho vai ser Homem. " Cícero nasceu em Maio de 1983.

Em 1981, havia declarado na extinta revista AMIGA : " Já tive o Sonho de ter uma Filha. Hoje não quero mais. Tenho uma neta, filha do Duda, que ás vezes me deixa meio assim, sem saber como agir com uma menina agora. Estou muito condicionado ao menino, forte-apache, bola, espingarda, Robin, Batman, e tal.. " Em 1987, ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, confidenciou : " Queria ter uma filha, mas agora me acostumei com homem. Minha neta, por exemplo, não sei como brincar com ela - Menina é outra coisa, outra jogada, outros brinquedos.. "

Com Zélia Cardoso teve Rodrigo. Inesperadamente, a segunda gravidez de Zélia MUDOU TUDO. Em 1994, poucas semanas antes de Rodrigo completar 2 anos de idade, nasceu Vitória, a tão sonhada Filha que Chico sempre quis. Em Reportagem para a extinta Revista CONTIGO !, declarou : " Vou Paparicar a Vitória o quanto for possível. Zélia não quer, mas vou comprar uns 14 Vestidinhos por dia para ela. Sempre quis muito ter uma filha ". Em entrevista concedida a apresentadora Marília Gabriela, em seu extinto programa no SBT, DE FRENTE COM GABI, Chico comentou a experiência : " Ser Pai de menina é totalmente diferente, não tem nem comparação. É como Você andar de trem e depois andar de planador, nem barulho faz ! Ela é o meu xodó e se tornou o xodó de todos os irmãos também, porque Ela é um Encanto. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )