90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 67 )

01/06/2021

Foi pensando em Rodrigo e Victoria que Chico decidiu mudar de País, em 1997, apesar da Decisão, na realidade, ter sido em torno de seu Descontentamento com o Brasil, seu Público e a Mídia. Foi por questões Profissionais e Emocionais, somado ao Acidente que Fraturou sua Mandíbula. Mas Chico também sabia que as Crianças, pequenas, em início de Convívio Escolar, iriam começar a Sentir na Pele o Significado de serem Filhos de uma Figura Pública Polêmica dentro do País como a Mãe Deles. O que poderia se tornar Pior quando estivessem mais Crescidos. Impossibilitado de voltar á TV, tomou a Decisão, já pensada há muitos meses. Chico, que já tinha planos de deixar o País, passou a responsabilizar seus Filhos menores pela Decisão, alegando a Vontade de que tivessem um FUTURO Melhor : " Penso que no Exterior, poderei proporcionar ás Crianças uma Educação Diferenciada.. (.. ) ..Inicialmente, Zélia não aceitava deixar o País, preferia colocar os meninos para Estudar num Colégio em São Paulo. Agora, porém, já aceitou a Ideia e estamos providenciando nossa Mudança.. " Na Realidade, Chico tinha Motivos mais Profundos, e vários de seus Colegas do meio Artístico sabiam disso, como Agildo Ribeiro, Dercy Gonçalves e Brandão Filho. " Chico fala Isso há mais de 10 anos. De querer sair do Brasil. Acho que Ele não deve abandonar seu Campo de Trabalho Aqui ", disse Agildo á Revista CONTIGO. " A gente nunca sabe o que se passa na Cabeça das pessoas, mas o Chico vem sofrendo injustamente. Ele é um Ídolo Nacional e lamento estar indo embora. Se Ele continua Repetitivo é porque é Fiel ao seu Humor ", disse Brandão. Dercy foi Objetiva : " Chico continua INCOMODANDO com sua GENIALIDADE. Já Deu seu Recado Aqui e tem mesmo é que se Mostrar a outras Pessoas. "

Chico, Zélia Cardoso e as Crianças se mudaram para os E.U.A. Oito Meses após a Mudança, Chico já estava Separado de Zélia. Apegado aos Filhos, sentiu pela QUINTA VEZ o " Punhal " de abrir Mão da Convivência Diária com sua Prole. Porém, desta vez, a Decisão partiu Dele : " Minha Convivência com Zélia passou a ficar Insuportável. Ela mudou demais. Perdeu a Sensibilidade, passou a ser exigente, impaciente, agressiva no modo de Conversar. A Separação foi a melhor Coisa. Atualmente nos damos Muito Melhor do que quando éramos Casados. Nos damos maravilhosamente Bem ", declarou em 1998.

Cada vez que terminava um Casamento, o maior MARTÍRIO de Chico Anysio era o Afastamento dos FILHOS, a perda da Convivência DIÁRIA. Quando se separou de Nancy Wanderley, sua primeira Esposa, com quem foi casado de 1956 a 1962, o maior lamento foi " abandonar " o pequeno Lug, passando a ter Contato com o Menino apenas nos períodos Determinados ou de Visitas. Com Rose Rondelli, teve um Casamento marcado por IDAS e VOLTAS. Estiveram Casados de 1962 a 1970, e, entre Separações e Retornos, só ROMPERAM DE VEZ em 1972. Chico chegou a declarar em uma Revista Masculina, em 1977, que o relacionamento com Rose era FORTE mas muito ATRIBULADO e que se sacrificou muito em Manter o relacionamento EM NOME DOS FILHOS, Nizo, Ricardo, e também Eduardo (Duda ), do primeiro relacionamento de Rose, com quem Chico criou Laços de Afeto e Paternidade e que foi quem mais sofreu com o Divórcio da Mãe. " Eu sempre Voltava por causa dos Meninos, pensando Neles. Até que chegou um Momento em que não deu Mais.. Desisti.. "

Com Alcione Mazzeo, Chico também se manteve por causa do pequeno Bruno. Juntos desde 1975, viviam um relacionamento AGRADÁVEL e FELIZ. " Ter Encontrado uma Mulher como a Alcione foi como GANHAR NA LOTERIA.. " Casados Oficialmente a partir de 1978, várias coisas foram se modificando e mantinham um relacionamento dentro do possível, pensando no Bem-estar do Menino. Até que a Mídia passou a " Fazer Barulho " em torno da tal CAPA da PLAYBOY em 1980, sem nem terem Ideia REAL do que acontecia com a Rotina Pessoal do Casal.

Ao se Casar com Regina Chaves, com quem começou a se relacionar em 1981, passou a ter uma proximidade ainda mais AMPLA com os FILHOS, alguns deles já Crescidos. Alguns chegaram a Morar com o Pai durante temporadas. Regina, assim como as Esposas anteriores, eram AGREGADORAS e tinham Ótimo Relacionamento com os Enteados. Juntos, Chico e Regina tiveram Cícero em 1983. Em um dado momento, a Harmonia familiar foi dando espaço a Monotonia e Divergências entre o Casal. Regina decidiu colocar um Ponto Final no Casamento em 1990.

O Polêmico Casamento com Zélia Cardoso em 1991 ( há quem diga que o Casamento de PAPEL PASSADO só Ocorreu em 1994, após o Nascimento de Victoria ) acabou indiretamente Afetando o Campo Profissional de Chico. Foram Felizes até onde foi Possível. Mas Chico sentia uma tristeza profunda pela Falta de CONVÍVIO com seus Filhos Menores, que vinham ao Brasil visitá-lo de tempos em tempos ou em Férias e Datas Comemorativas. Chico sentia uma Privação Forçada de não poder ter uma Participação MAIOR e MAIS ATIVA na EDUCAÇÃO e no CRESCIMENTO Deles.

Mas Chico também era Consciente ( e Defensor ) de que um Casamento Problemático era ALTAMENTE PREJUDICIAL aos FILHOS. No Programa DE FRENTE COM GABI, da Jornalista Marília Gabriela, pelo SBT, em 1998, Desabafou sobre a Separação de Zélia e sobre seu Filho Rodrigo : " Toda Criança, mesmo ainda Bebê, no Berço, sabe quando as coisas vão Mal entre os Pais. Eu tive muita dificuldade com o Rodrigo. Ele não gostava de Mim, me ignorava, só queria saber da Mãe. Me tratava como se Eu fosse um Adversário. Depois que Eu me separei da Mãe Dele, TUDO MUDOU. Ele vinha me Visitar no meu Apartamento, brincava comigo, era Carinhoso, se tornou meu Melhor Amigo. "

Chico nunca Abriu Mão da Convivência com TODOS OS FILHOS e, por várias vezes, lamentava : " A Coisa mais Difícil é JUNTAR TODOS ELES. Acho que só aconteceu UMA VEZ, no Batizado da Victoria ", declarou em 1995. Como já visto anteriormente, tinha o Desejo de continuar Aumentando sua PROLE, mas, em respeito á sua Última Esposa, que não queria ser Mãe, acabou desistindo. Mesmo assim, Chico Anysio cogitava a Possibilidade de se submeter ao processo de CONGELAR SÊMEN, deixando FILHOS para a POSTERIDADE, caso sua Mulher mudasse de Ideia ao longo dos anos ou quisesse engravidar após sua Morte. Acabou Impedido do Procedimento, mais uma Vez em Respeito ás Decisões da Companheira.

Chico Anysio deixou SETE FILHOS Biológicos e DOIS de Coração, mas QUASE foi Pai de MAIS : Rose Rondelli, depois de Nizo Neto, engravidou de GÊMEOS, mas acabou perdendo os Bebês. Com Regina Chaves, quase teve outro Filho além de Cícero. Regina planejava a tentativa de uma Menina, mas Chico não quis. Conversaram muito a respeito de uma possível ADOÇÃO, mas Chico também não quis, alegando ter DESISTIDO DEFINIVAMENTE de ter uma FILHA e que, acostumado com MENINOS/HOMENS, não saberia como LIDAR COM MENINA. Quase teve um Relacionamento com a Comediante Fafy Siqueira, que havia sido Apaixonada por Ele em determinada época ( Assunto já tratado por este Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-o-fascinio-das-mulheres/ ). Só não chegaram a ficar Juntos de Fato porque Chico queria FORMAÇÃO DE FAMÍLIA e FILHOS, ao contrário de Fafy que Nunca pensou em Filhos e Não queria ser Mãe. Zélia Cardoso e Chico planejavam mais Filhos após o nascimento de Victoria, mas o Casamento acabou Rompido.

Em 1994, três meses antes do nascimento de Victoria, declarou ao Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA não possuir nenhum tipo de Arrependimento pela quantidade enorme de Filhos produzidos : " Uma das minhas ex-mulheres perdeu dois filhos. Eram dois homens. Eu poderia estar esperando o Nono filho e não o Sétimo. Mas acho que isso depende da possibilidade de Manter, dar instrução, dar comida, dar roupa. No momento, eu posso ! Eu posso amanhã ficar desempregado, não ter Dinheiro para sustentar os que ainda dependam de mim. E aí eu vou ver o que é bom para tosse. Mas mesmo se eu chegar a esse Ponto, não vou me arrepender dos filhos que tenho.. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )