90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 68 )

02/06/2021

E as relações de AMOR entre PAIS e FILHOS, como todos sabem, vão muito além da questão Genética. Filhos que não são Gerados, são Escolhidos, por motivos diversos, seja empatia ou afinidade, seja aquela sensação de Carinho e Afeto que não tem explicação lógica, entre outros fatores.. FILHOS DO CORAÇÃO, muitas vezes tem um Significado até mais Especial, onde a questão sanguínea não faz a menor Diferença. Com o Mestre Chico, essa Situação também aconteceu, apesar de já ter sido ( em certa altura da vida ) PAI de Cinco filhos de Sangue. Foi quando conheceu André Lucas ( o famoso PULIÇA da ESCOLINHA e de outros programas de Humor ). No Final dos Anos 80, pela Habilidade em Imitar as Vozes de Todos os Personagens de Chico Anysio, passou a ficar Conhecido na Mídia e a ser tratado por " André Anysio " e " Chico Lucas ", devido ao Sucesso do Programa de Rádio GALERA DO CHICO, estrelado por André.

Em 1988, a extinta revista AMIGA trouxe uma Reportagem que falava sobre os Bastidores de CHICO ANYSIO SHOW na GLOBO, e destacou a relação de André e Chico. Segundo a reportagem, André Lucas começou a carreira de humorista imitando Chico Anysio. Bruno Mazzeo levou André para mostrar imitações a Stephan Nercessian, ator, naquela época trabalhando na TV GLOBO em cargo de Diretor. Foi o primeiro passo de sua Carreira. " Fiquei emocionado quando o Chico me levou para contracenar com Ele no quadro do PAINHO. Mas comecei fazendo humor na escola, depois em comerciais, em clubes. Hoje, sou como um Filho, e COM LICENÇA, ESTOU CHEGANDO é meu primeiro trabalho profissional num palco". Na ocasião, Chico também falou sobre André : " Ele vinha aqui, ainda garoto, e, aos poucos, fui descobrindo seu Talento de SHOWMAN. Tenho certeza que vai chegar ao gabarito do João Kléber muito depressa. " André, de fato, se tornou anos depois um dos maiores humoristas especialistas em PALCO no Brasil, muitas vezes tendo Shows dirigidos pelo próprio Pai. Desde aquela época, passaram a desenvolver uma relação " Cósmica " , como destacou a revista, onde havia Carinho, Amizade, Parceria e Cuidados. André foi um dos melhores Amigos e Confidentes do Pai e foi empresário de Chico durante a Última Década de vida do Mestre. Até Hoje, continua ENALTECENDO e MANTENDO VIVAS no Público a MEMÓRIA de Chico, excursando pelo País com o Espetáculo TAL PAI, TAL FILHO.

Chico Anysio, como já vimos, era um Pai do Tipo AMOROSO e AMIGO. Satiricamente, em algumas ocasiões, reclamava com os Filhos : " Estou chateado com Vocês ! Hoje é dia das Mães e Ninguém me deu Presente ! " Por ter sofrido durante toda a Infância e Pré-adolescência, Maltratado e Castigado, ás vezes por coisas/erros que não tinham sido Cometidos por Ele, era INCAPAZ de ser SEVERO com os Filhos. Mas, apesar disso, sabia como SE IMPOR : " Em alguns momentos, Um Olhar Meu para qualquer Um Deles Vale mais do que um Castigo que a Mãe Dê a Eles. "

Sim, Chico era FRATERNO, AMOROSO e AMIGO. Mas tinha uma Visão Particular sobre FILHOS e PATERNIDADE. Particular e EXTREMAMENTE REALISTA. Visão que Nunca escondeu, apesar do Amor Incondicional por sua PROLE. Visão que Ele fez questão de explorar em várias Partes do Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, escrito por Ele em 2000, lançado no mesmo Ano pela Editora TABA. Um Livro muito Diferente do que foi Apresentado por Chico na época. Uma Obra de Conteúdo SARCÁSTICO, mas com ALTAS DOSES DE REALISMO, por isso mesmo, CÔMICO ! Por trás da comicidade, Chico trouxe á tona toda a VERDADE sobre as Coisas que Acontecem na VIDA A DOIS. E, de maneira NUA E CRUA, fez questão de Retratar o Assunto FILHOS sob sua Ótica, de um Modo Geral :

" Cuidado com os Filhos. Eles são Lindos, Maravilhosos e, de fato, são a explicação e Justificativa Maior para uma Ligação entre um Homem e uma Mulher. Mas, ao mesmo tempo em que são a grande explicação do Casamento, são Eles que começam a Deteriorar o Relacionamento do Casal, pois, desde que os Filhos surgem, tudo o que era SEU, meu estimado Leitor, passa, na mesma hora, a ser Mais Deles. É Doloroso, mas infelizmente é Verdade. Você que tinha 100 % da sua Mulher, contente-se agora com uns 33. Mas não pense que Ela tenha alguma culpa nisso. Não tem nenhuma, porque, por sua vez, você não estará dando para ela mais os 100 % de antes, mas alguma coisa por volta de 25. Foi por causa desta Verdade que o nosso admirável Vinícius ( de Morais ) escreveu aquilo que tem aparência de grande Barbaridade. Lembra-se Dela ? ' FILHOS, MELHOR NÃO TÊ-LOS; MAS SE NÃO OS TEMOS, COMO SABÊ-LO ?' O Poeta sabia o que estava falando, porque os Casamentos começam a Morrer com o Nascimento dos Filhos. Os Filhos, no entanto, não são, por existirem, merecedores do seu Ódio. Bolas. Nenhum Deles está na sua Casa a pedido próprio. Ou algum bateu á sua Porta pedindo para ser seu Filho ? Eles existem por uma Decisão Sua ou da Sua Mulher, na pior das hipóteses, e uma Decisão Conjunta, de um Modo Geral. Eles devem ter Seu Amor, Seu Cuidado, Sua Maior Atenção. Vamos falar um instante, porém, sobre a Real Propriedade Deles. Você acha que é Meio Dono. Fala a Verdade : não Acha ? Pois está errado, Colega ! Eles, na realidade, são da Sua Mulher, Você é um Coadjuvante. Até tem Direito de Sair com Eles, brincar com Eles, como tem a Obrigação de lhes dar o que pedirem e aprender que perdeu para Eles a Prioridade que pensou ter, na Casa. O Sexo, do Nascimento do Filho em diante, muda de cara. Tem que passar a ser SILENCIOSO, pois Ele ( s ) pode ( m ) Acordar. É quando o Lance Sexual começa a perder sua grande importância, pois sabemos que não há Tesão que resista a um Sussurrado : ' Fala baixo. Espera aí que Eu acho que Ele Acordou' . O Pior é que não é sempre, mas muitas vezes acordam e, acordando, vêm para a Sua Cama e Deitam no Meio. Nada de Novo. Você quando era pequenino cansou de cortar o barato dos seus Pais. O que pode fazer é Assumir esta nova realidade. Compre uma Cama Larga, de dois metros e meio, se possível, para que lhe sobre algum Espaço para dormir. E isto sem um PIO de reclamação, com um Sorriso nos lábios, contando aos amigos, quando estiver na frente Dela, que o ' Júnior ' adora dormir com Vocês. Quem é Você para reclamar do Filhinho Dela ? E Ela, por seu lado, não achará tão ruim quanto Você. A Vinda Dele para a MEIUCA, na Cama do Papai e da Mamãe, na grande maioria das vezes, será recebida por Ela com muita Alegria, porque Mulher gosta de Sexo menos do que o Homem gosta. "

Mais pra Frente, no mesmo Livro, Chico Anysio RETRATA sobre a Dificuldade que é SER PAI, de Modo Geral, e Discorre o COMPORTAMENTO da JUVENTUDE sob um Aspecto Generalizado. Tratou o Assunto com sua Habitual FRANQUEZA. Uma Sinceridade CORTANTE, mas que pretendia " Esfregar na Cara " de TODOS os Leitores a REALIDADE :

" (.. ) ..Eles ( os Filhos ) São PERVERSOS mesmo. Para Eles, Ver Você em Má Situação é quase um Orgasmo ! O Ódio Dele é algo Crescente. Começa por achar que Tudo o que Você FALA é ERRADO, depois o que Você FAZ também é ERRADO, em seguida o que Você PENSA é mais Errado ainda e, no final, se Você não encher muito o Saco Dele, Ele o cumprimentará uma vez ou outra.. (.. ) ..Eu sempre digo que quem segue Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida, mas quando digo isto, sei que estou falando com 1% dos Jovens. A JUVENTUDE é PRETENCIOSA, MALVADA e ESQUECIDA. PRETENCIOSA porque na Opinião de um Jovem, os de mais Idade são uns Débeis Mentais Metidos a saber das coisas e não sabem coisa nenhuma. São MALVADOS, porque não nos transmitem o tanto que sabem da vida, para nos ajudar a levá-la e são ESQUECIDOS porque, quando se Casarem e tiverem Filhos, não se lembrarão de que irão passar por tudo aquilo que nos fizeram passar e, consequentemente, nem nos pedirão Desculpas.. (.. ) .. Daqui a alguns anos, começará, na Vida Deles, A VOLTA. Isto de Volta é quando vem o Arrependimento. É nesta Hora que Eles falam do ' Ah, se Minha Mãe tivesse me Obrigado a estudar Inglês' , ' Ah, se Eu tivesse sido Obrigado a aprender um Instrumento ' e dezenas de outras Queixas que só acontecem quando já não dá tempo para Nada. É quando Eu digo pela Segunda e Última vez : ' Quem Obedece a Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida. ' É que quando Eles são JOVENS, o Normal é ter até uma certa RAIVA dos Pais. Não estão criando nada de Novo ou de Absurdo, sei lá o quê. Isto é a LEI NATURAL da VIDA. Lembra quando Você não ia com os Cornos do seu Pai ? "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )