90 FACES DE CHICO - 2.O ATOR

29/05/2021

Chico Anysio foi o MAIOR ATOR deste país, apesar de não ter sido Considerado ATOR propriamente dito, por causa do Humorismo. Mas foi Justamente o HUMOR que abriu todos os Leques de possibilidade Interpretativa a Chico Anysio : 209 Personagens ( Há quem garanta ser 212 ! ) em 60 Anos de Carreira fizeram Chico CONSAGRAR-SE como um dos MELHORES HUMORISTAS do Brasil e O MAIOR CRIADOR e INTÉRPRETE DE TIPOS DO MUNDO !

Mas, foi preciso Chico ingressar no ramo Cinematográfico para que o Reconhecimento como ATOR viesse. E não se trata de seu primeiro trabalho no Cinema, o Desastroso DOCE ESPORTE DO SEXO, de 1971, onde fez vários Personagens espalhados em 5 BLOCOS, cujos resultados " traumatizantes " a Chico por causa das exigências e Equívocos Absurdos do assistente de Direção.  Aconteceu 25 Anos depois, a convite do Diretor Cacá Diegues para fazer TIETA, na pele do Pai da Protagonista. Chico BRILHOU e SURPREENDEU.

O Sucesso de Chico Anysio em TIETA no Jornal O GLOBO, em 1996.

Mas, quem acabou Surpreendido mesmo foi o próprio Chico : " Eu levo a Sério meu trabalho, faço meus Personagens com a maior Seriedade.. (.. ) ..por isso eu fiquei muito admirado quando eu fiz TIETA e as pessoas descobriram que eu sou Ator.. eu achei engraçadíssimo porque eu sempre Representei.. (.. ) ..meus Personagens são muito mais difíceis, Tieta foi a coisa mais fácil que eu fiz na Vida.. ", declarou em 1998, ao Programa DE FRENTE COM GABI, da apresentadora e jornalista Marília Gabriela, que ia ao ar pelo SBT. 

Chico já fez na Televisão TODOS OS TIPOS DE PESSOAS e, apesar de LIMITADO ao Campo do HUMOR, possuía toda a VERSATILIDADE de um VERDADEIRO ATOR e os Caminhos para se chegar a Isso : " Existem umas Chaves que você usa, porque as situações Cômicas não chegam a ser 50. é como as Letras de Música, que dizem a mesma coisa com outras palavras. Uns fazem o negócio com mais Talento ou Categoria, outros menos. Os Tipos são os mesmos : o Supervalente, o Supertímido, o Supereconômico, o Supersabido, o Ladrão, o Golpista.. ", declarou em 1974.

Alguns Diretores que trabalharam com Chico tinham plena Consciência de sua Capacidade Interpretativa. Outros, inclusive, chegavam a acreditar em uma Capacidade MEDIÚNICA. Cininha de Paula, sobrinha de Chico, que foi assistente de Direção das últimas temporadas do CHICO ANYSIO SHOW pela GLOBO e era Diretora Geral da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, dizia : " O Chico Anysio entrava no Camarim uma Pessoa e Saía Outra. A partir do momento em que terminava de VESTIR o Personagem, Ele já se transformava. O POPÓ, por exemplo. Ele saía do Camarim já com a Mão tremendo na Bengala e mexendo a Boca.. " Carlos Manga dizia mais além : " Se Você fizer exame de Sangue no Chico Anysio e depois fizer outro exame dele vestido com qualquer Personagem, o Resultado não vai ser o mesmo. é outra Pessoa, tamanha transformação ! "

Chico culpava os CRÍTICOS pela falta de Reconhecimento como ATOR, o que deixou claro em sua Autobiografia de 1992 :  " ..Talvez eu não seja o Ator que imagino ( levando-se em conta o que todos imaginam ser um ator ), mas ATOR, porque dois terços da minha vida eu dediquei a esse trabalho onde um cara faz o papel de Médico ou Palhaço, de Chofer ou Milionário, de Mendigo ou Pastor de Almas, seja lá que Personagem for. E isso é o que Eu faço. A minha dúvida de ser ou não Ator é produzida pelo descrédito dos críticos do meu País, que sempre preferiram me chamar de HUMORISTA ou de COMEDIANTE.. (.. ) .... Sou um ATOR, queiram Eles ou Não. Desde o rádio, época em que muitos ainda nem tinham nascido, até a televisão, veículo onde a crítica perde, inclusive, o sentido. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @semprefrancisco )