90 FACES DE CHICO - 3.O PAI

08/08/2021

Chico Anysio amava a Profissão e tinha Compulsividade pelo Trabalho, mas, o Maior Amor da Vida Dele eram os FILHOS. Mesmo tendo uma rotina Exorbitante de trabalho, entrando e saindo de diversos casamentos e sendo uma Figura Pública, nunca abriu Mão de estar Presente o quanto possível na vida Deles e de manter uma relação Amistosa com as Mães de cada um Deles.

Chico, ao longo da Vida, sempre teve uma relação de Afeto e Cumplicidade Profunda com seus Filhos. Em algumas entrevistas, se dizia um Pai Liberal, até mais do que deveria, se arrependendo um pouco de não ter sido Enérgico quando necessário : " Poderia ter sido do tipo Firme algumas vezes. Acho que eles mesmos sentiram falta disso, de uma Pai mais Sério, que desse Bronca em alguns momentos, que Cobrasse pelas coisas Certas. Mas sempre preferi ser Amigo deles.. "

Em sua Autobiografia de 1992, confessou todo seu Lado Paterno : " Minha Mesa de trabalho tem uma Gaveta Grande e Funda. Creio que somente um dos meus Filhos não dormiu dentro dela enquanto Eu escrevia. Eu a chamo de BERÇO e ela tem para Mim a Importância de uma Saudade.. (.. ) ..Eles são Cinco ( relato em 1992, antes de Rodrigo e Victoria ) e do Primeiro para o Quinto há 26 Anos de Diferença. Há, portanto, Problemas e Alegrias de todas as qualidades e só um Louco abriria Mão disso. Não os internaria nem Suíça, mesmo se tivesse Capital que me possibilitasse. Eles poderiam estudar fora do Brasil, sim, se quisessem. Por determinação ou imposição minha, nunca.. (.. ) .." Sou aquela Galinha Gorda, de Asa Grande, que coloca os Pintinhos embaixo. Quero-os sempre por perto, para mais depressa me preocupar com seus problemas, tentar soluções e, com sinceridade, mais poder me aproveitar de cada barato de suas vidas.. "


Em 11 de Agosto de 1994, no Jornal O GLOBO, com parte de sua Prole : Bruno, Ricardo, Cícero ( com Rodrigo no Colo ) e a Bebê Victoria, com pouco menos de 1 Mês de Vida ( havia nascido em 18 de Julho ).

" Meus Filhos se dão bem apesar de terem mães diferentes e nunca brigaram. Nem as mães entre elas, contou a revista AMIGA em 1981, onde Falou sobre Filhos de uma forma mais REALISTA e FRANCA : " O Casamento é o caminho mais curto para acabar com o amor. E o Filho é o segundo Impulso. O Afeto começa a ser dividido e as coisas que se podiam fazer passam a não poder, e vem aquela do " peraí que eu acho que ele acordou ".. (.. ) " Mas um filho é a grande explicação para o Casamento. "

Apesar das opiniões íntimas, agia em contrapartida, e permaneceu se casando e tendo filhos. Sobre o assunto Casamento, ainda contou na mesma entrevista de 1981 : " Quando as coisas vão se estragando, se deteriorando, antes que elas se estraguem por inteiro e fiquem impossíveis de serem recompostas, tem mais é que se separar para continuar um entendimento legal, um relacionamento bom. Tanto que Elas se respeitam entre si, e Eu a cada uma delas, igual. E Elas tem prioridade aqui, porque, além de terem sido mulheres minhas, se me deram filhos, me deram porque eu as amava. Merecem um respeito ainda maior, porque são as Mães dos meus Filhos ".

O Grande Sonho de Chico Anysio era ter uma FILHA. Desde o primeiro Casamento com Nancy Wanderley, seu desejo era uma Menina. Veio Lug. Ao se Casar com Rose, as tentativas continuaram, mas depois da chegada de Ricardo, o segundo Menino do Casal e o Terceiro Filho de Chico, preferiu esquecer. Quando Alcione Mazzeo engravidou, a esperança Reascendeu. Se viesse Menina se chamaria Ana ( segundo Alcione declarou na época, a " Aninha " ). Aninha acabou vindo Bruno, o quarto Menino de sua Prole. Foi quando Chico, já Avô de uma Menina ( Filha de Duda Anízio ), acabou Desistindo. Quando a Imprensa divulgou a gravidez de Regina Chaves, em 1982, Chico Anysio foi Enfático : " Meu Filho vai ser Homem. " Cícero nasceu em Maio de 1983 ( e Faleceu recentemente, em 5 de Julho deste Ano ). Chico e Regina ainda adotariam o Humorista André Lucas, a parir de 1984, que passou a frequentar a casa de Chico, trabalhar com Ele na TV e se tornar o FILHO DO CORAÇÃO.

Em 1981, havia declarado na extinta revista AMIGA : " Já tive o Sonho de ter uma Filha. Hoje não quero mais. Tenho uma neta, filha do Duda, que ás vezes me deixa meio assim, sem saber como agir com uma menina agora. Estou muito condicionado ao menino, forte-apache, bola, espingarda, Robin, Batman, e tal.. " Em 1987, ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, confidenciou : " Queria ter uma filha, mas agora me acostumei com homem. Minha neta, por exemplo, não sei como brincar com ela - Menina é outra coisa, outra jogada, outros brinquedos.. "

Com Zélia Cardoso teve Rodrigo. Inesperadamente, a segunda gravidez de Zélia MUDOU TUDO. Em 1994, poucas semanas antes de Rodrigo completar 2 anos de idade, nasceu Vitória, a tão sonhada Filha que Chico sempre quis. Em Reportagem para a extinta Revista CONTIGO !, declarou : " Vou Paparicar a Vitória o quanto for possível. Zélia não quer, mas vou comprar uns 14 Vestidinhos por dia para ela. Sempre quis muito ter uma filha ".

Cada vez que terminava um Casamento, o maior MARTÍRIO de Chico Anysio era o Afastamento dos FILHOS, a perda da Convivência DIÁRIA. Quando se separou de Nancy Wanderley, sua primeira Esposa, com quem foi casado de 1956 a 1962, o maior lamento foi " abandonar " o pequeno Lug, passando a ter Contato com o Menino apenas nos períodos Determinados ou de Visitas. Com Rose Rondelli, teve um Casamento marcado por IDAS e VOLTAS. Estiveram Casados de 1962 a 1970, e, entre Separações e Retornos, só ROMPERAM DE VEZ em 1972. Chico chegou a declarar em uma Revista Masculina, em 1977, que o relacionamento com Rose era FORTE mas muito ATRIBULADO e que se sacrificou muito em Manter o relacionamento EM NOME DOS FILHOS, Nizo, Ricardo, e também Eduardo (Duda ), do primeiro relacionamento de Rose, com quem Chico criou Laços de Afeto e Paternidade e que foi quem mais sofreu com o Divórcio da Mãe. " Eu sempre Voltava por causa dos Meninos, pensando Neles. Até que chegou um Momento em que não deu Mais.. Desisti..

Com Alcione Mazzeo, Chico também se manteve por causa do pequeno Bruno. Ao se Casar com Regina Chaves, com quem começou a se relacionar em 1981, passou a ter uma proximidade ainda mais AMPLA com os FILHOS, alguns deles já Crescidos. Alguns chegaram a Morar com o Pai durante temporadas. Regina, assim como as Esposas anteriores, eram AGREGADORAS e tinham Ótimo Relacionamento com os Enteados. Juntos, Chico e Regina tiveram Cícero em 1983. Em um dado momento, a Harmonia familiar foi dando espaço a Monotonia e Divergências entre o Casal. Regina decidiu colocar um Ponto Final no Casamento em 1990.

Chico sentia uma tristeza profunda pela Falta de CONVÍVIO com seus Filhos Menores ( Rodrigo e Victoria, frutos do Casamento com Zélia ) que vinham ao Brasil visitá-lo de tempos em tempos ou em Férias e Datas Comemorativas. Chico sentia uma Privação Forçada de não poder ter uma Participação MAIOR e MAIS ATIVA na EDUCAÇÃO e no CRESCIMENTO Deles. Mas Chico também era Consciente ( e Defensor ) de que um Casamento Problemático era ALTAMENTE PREJUDICIAL aos FILHOS. No Programa DE FRENTE COM GABI, da Jornalista Marília Gabriela, pelo SBT, em 1998, Desabafou sobre a Separação de Zélia e sobre seu Filho Rodrigo : " Toda Criança, mesmo ainda Bebê, no Berço, sabe quando as coisas vão Mal entre os Pais. Eu tive muita dificuldade com o Rodrigo. Ele não gostava de Mim, me ignorava, só queria saber da Mãe. Me tratava como se Eu fosse um Adversário. Depois que Eu me separei da Mãe Dele, TUDO MUDOU. Ele vinha me Visitar no meu Apartamento, brincava comigo, era Carinhoso, se tornou meu Melhor Amigo. "

Chico nunca Abriu Mão da Convivência com TODOS OS FILHOS e, por várias vezes, lamentava : " A Coisa mais Difícil é JUNTAR TODOS ELES. Acho que só aconteceu UMA VEZ, no Batizado da Victoria ", declarou em 1995. Como já visto anteriormente, tinha o Desejo de continuar Aumentando sua PROLE, mas, em respeito á sua Última Esposa, que não queria ser Mãe, acabou desistindo. Mesmo assim, Chico Anysio cogitava a Possibilidade de se submeter ao processo de CONGELAR SÊMEN, deixando FILHOS para a POSTERIDADE, caso sua Mulher mudasse de Ideia ao longo dos anos ou quisesse engravidar após sua Morte. Acabou Impedido do Procedimento, mais uma Vez em Respeito ás Decisões da Companheira.

Chico Anysio deixou SETE FILHOS Biológicos e DOIS de Coração, mas QUASE foi Pai de MAIS : Rose Rondelli, depois de Nizo Neto, engravidou de GÊMEOS, mas acabou perdendo os Bebês. Com Regina Chaves, quase teve outro Filho além de Cícero. Regina planejava a tentativa de uma Menina, mas Chico não quis. Conversaram muito a respeito de uma possível ADOÇÃO, mas Chico também não quis, alegando ter DESISTIDO DEFINIVAMENTE de ter uma FILHA e que, acostumado com MENINOS/HOMENS, não saberia como LIDAR COM MENINA. Quase teve um Relacionamento com a Comediante Fafy Siqueira, que havia sido Apaixonada por Ele em determinada época. Só não chegaram a ficar Juntos de Fato porque Chico queria FORMAÇÃO DE FAMÍLIA e FILHOS, ao contrário de Fafy que Nunca pensou em Filhos e Não queria ser Mãe. Zélia Cardoso e Chico planejavam mais Filhos após o nascimento de Victoria, mas o Casamento acabou Rompido.

Em 1994, três meses antes do nascimento de Victoria, declarou ao Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA não possuir nenhum tipo de Arrependimento pela quantidade enorme de Filhos produzidos : " Uma das minhas ex-mulheres perdeu dois filhos. Eram dois homens. Eu poderia estar esperando o Nono filho e não o Sétimo. Mas acho que isso depende da possibilidade de Manter, dar instrução, dar comida, dar roupa. No momento, eu posso ! Eu posso amanhã ficar desempregado, não ter Dinheiro para sustentar os que ainda dependam de mim. E aí eu vou ver o que é bom para tosse. Mas mesmo se eu chegar a esse Ponto, não vou me arrepender dos filhos que tenho.. "

Chico Anysio, como já vimos, era um Pai do Tipo AMOROSO e AMIGO. Satiricamente, em algumas ocasiões, reclamava com os Filhos : " Estou chateado com Vocês ! Hoje é dia das Mães e Ninguém me deu Presente ! " Por ter sofrido durante toda a Infância e Pré-adolescência, Maltratado e Castigado, ás vezes por coisas/erros que não tinham sido Cometidos por Ele, era INCAPAZ de ser SEVERO com os Filhos. Mas, apesar disso, sabia como SE IMPOR : " Em alguns momentos, Um Olhar Meu para qualquer Um Deles Vale mais do que um Castigo que a Mãe Dê a Eles. "

Sim, Chico era FRATERNO, AMOROSO e AMIGO. Mas tinha uma Visão Particular sobre FILHOS e PATERNIDADE. Particular e EXTREMAMENTE REALISTA. Visão que Nunca escondeu, apesar do Amor Incondicional por sua PROLE. Visão que Ele fez questão de explorar em várias Partes do Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, escrito por Ele em 2000, lançado no mesmo Ano pela Editora TABA. Um Livro muito Diferente do que foi Apresentado por Chico na época. Uma Obra de Conteúdo SARCÁSTICO, mas com ALTAS DOSES DE REALISMO, por isso mesmo, CÔMICO ! Por trás da comicidade, Chico trouxe á tona toda a VERDADE sobre as Coisas que Acontecem na VIDA A DOIS. E, de maneira NUA E CRUA, fez questão de Retratar o Assunto FILHOS sob sua Ótica, de um Modo Geral :

" Cuidado com os Filhos. Eles são Lindos, Maravilhosos e, de fato, são a explicação e Justificativa Maior para uma Ligação entre um Homem e uma Mulher. Mas, ao mesmo tempo em que são a grande explicação do Casamento, são Eles que começam a Deteriorar o Relacionamento do Casal, pois, desde que os Filhos surgem, tudo o que era SEU, meu estimado Leitor, passa, na mesma hora, a ser Mais Deles. É Doloroso, mas infelizmente é Verdade. Você que tinha 100 % da sua Mulher, contente-se agora com uns 33. Mas não pense que Ela tenha alguma culpa nisso. Não tem nenhuma, porque, por sua vez, você não estará dando para ela mais os 100 % de antes, mas alguma coisa por volta de 25. Foi por causa desta Verdade que o nosso admirável Vinícius ( de Morais ) escreveu aquilo que tem aparência de grande Barbaridade. Lembra-se Dela ? ' FILHOS, MELHOR NÃO TÊ-LOS; MAS SE NÃO OS TEMOS, COMO SABÊ-LO ?' O Poeta sabia o que estava falando, porque os Casamentos começam a Morrer com o Nascimento dos Filhos. Os Filhos, no entanto, não são, por existirem, merecedores do seu Ódio. Bolas. Nenhum Deles está na sua Casa a pedido próprio. Ou algum bateu á sua Porta pedindo para ser seu Filho ? Eles existem por uma Decisão Sua ou da Sua Mulher, na pior das hipóteses, e uma Decisão Conjunta, de um Modo Geral. Eles devem ter Seu Amor, Seu Cuidado, Sua Maior Atenção. Vamos falar um instante, porém, sobre a Real Propriedade Deles. Você acha que é Meio Dono. Fala a Verdade : não Acha ? Pois está errado, Colega ! Eles, na realidade, são da Sua Mulher, Você é um Coadjuvante. Até tem Direito de Sair com Eles, brincar com Eles, como tem a Obrigação de lhes dar o que pedirem e aprender que perdeu para Eles a Prioridade que pensou ter, na Casa. O Sexo, do Nascimento do Filho em diante, muda de cara. Tem que passar a ser SILENCIOSO, pois Ele ( s ) pode ( m ) Acordar. É quando o Lance Sexual começa a perder sua grande importância, pois sabemos que não há Tesão que resista a um Sussurrado : ' Fala baixo. Espera aí que Eu acho que Ele Acordou' . O Pior é que não é sempre, mas muitas vezes acordam e, acordando, vêm para a Sua Cama e Deitam no Meio. Nada de Novo. Você quando era pequenino cansou de cortar o barato dos seus Pais. O que pode fazer é Assumir esta nova realidade. Compre uma Cama Larga, de dois metros e meio, se possível, para que lhe sobre algum Espaço para dormir. E isto sem um PIO de reclamação, com um Sorriso nos lábios, contando aos amigos, quando estiver na frente Dela, que o ' Júnior ' adora dormir com Vocês. Quem é Você para reclamar do Filhinho Dela ? E Ela, por seu lado, não achará tão ruim quanto Você. A Vinda Dele para a MEIUCA, na Cama do Papai e da Mamãe, na grande maioria das vezes, será recebida por Ela com muita Alegria, porque Mulher gosta de Sexo menos do que o Homem gosta. "

Mais pra Frente, no mesmo Livro, Chico Anysio RETRATA sobre a Dificuldade que é SER PAI, de Modo Geral, e Discorre o COMPORTAMENTO da JUVENTUDE sob um Aspecto Generalizado. Tratou o Assunto com sua Habitual FRANQUEZA. Uma Sinceridade CORTANTE, mas que pretendia " Esfregar na Cara " de TODOS os Leitores a REALIDADE :

" (.. ) ..Eles ( os Filhos ) São PERVERSOS mesmo. Para Eles, Ver Você em Má Situação é quase um Orgasmo ! O Ódio Dele é algo Crescente. Começa por achar que Tudo o que Você FALA é ERRADO, depois o que Você FAZ também é ERRADO, em seguida o que Você PENSA é mais Errado ainda e, no final, se Você não encher muito o Saco Dele, Ele o cumprimentará uma vez ou outra.. (.. ) ..Eu sempre digo que quem segue Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida, mas quando digo isto, sei que estou falando com 1% dos Jovens. A JUVENTUDE é PRETENCIOSA, MALVADA e ESQUECIDA. PRETENCIOSA porque na Opinião de um Jovem, os de mais Idade são uns Débeis Mentais Metidos a saber das coisas e não sabem coisa nenhuma. São MALVADOS, porque não nos transmitem o tanto que sabem da vida, para nos ajudar a levá-la e são ESQUECIDOS porque, quando se Casarem e tiverem Filhos, não se lembrarão de que irão passar por tudo aquilo que nos fizeram passar e, consequentemente, nem nos pedirão Desculpas.. (.. ) .. Daqui a alguns anos, começará, na Vida Deles, A VOLTA. Isto de Volta é quando vem o Arrependimento. É nesta Hora que Eles falam do ' Ah, se Minha Mãe tivesse me Obrigado a estudar Inglês' , ' Ah, se Eu tivesse sido Obrigado a aprender um Instrumento ' e dezenas de outras Queixas que só acontecem quando já não dá tempo para Nada. É quando Eu digo pela Segunda e Última vez : ' Quem Obedece a Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida. ' É que quando Eles são JOVENS, o Normal é ter até uma certa RAIVA dos Pais. Não estão criando nada de Novo ou de Absurdo, sei lá o quê. Isto é a LEI NATURAL da VIDA. Lembra quando Você não ia com os Cornos do seu Pai ? "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )