A Comédia de Costumes

24/06/2020

..Ou SITCOM, se baseia nas situações diversas do Cotidiano. Esse Estilo de Comédia se Popularizou nos E.U.A, através de diversas SÉRIES e, a partir dos Anos 90, ganhou adeptos no Humor Televisivo no Brasil. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Quem não se lembra de Séries como FRIENDS, TODO MUNDO ODEIA O CRIS e as AS VISÕES DA RAVEN ? Ou Acompanha Séries em Canais a Cabo como THE BIG BANG THEORY ? Situações cômicas do dia a dia, em episódios gravados com plateia ou com a inclusão das CLAQUES ( aquele efeito sonoro de Risadas pré-gravadas ), com exibição/duração de, no máximo, 22 minutos ( sem contar os intervalos Comerciais, claro ! ). Uma Fórmula que se Popularizou e chegou ao Brasil com Humorísticos como SAI DE BAIXO, A DIARISTA, A GRANDE FAMÍLIA e OS NORMAIS.

Chico Anysio também já se aventurou nesse Esquema, porém, sem Sucesso. O BELO E AS FERAS, inspirado nas Sitcoms Americanas, foi criado e pensado em trazer Chico de volta á Telinha ( depois de dois anos fora do Ar e morando no Exterior ) como ELE MESMO, com poucas Caracterizações e sem Personagens fixos, nem as atrizes e os atores convidados, em histórias baseadas nos formatos das Comédias de Situação.

O Programa durou apenas 5 meses. Apesar de Engraçado e Criativo, o público não embarcou na Ideia, sentindo falta de Chico na Pele de seus diversos Personagens Clássicos. ( Vejam ou Revejam TUDO sobre a Série em https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/os-21-anos-da-estreia-de-o-belo-e-as-feras/ ).

Curiosamente, não gosto muito de SITCOMS. Mas considero O BELO E AS FERAS um trabalho extremamente Injustiçado. Era Engraçado em TUDO, desde os TÍTULOS dos Episódios até os Textos e Interpretações.

Um Esquema Popular que não funcionou com um Artista Consagrado. Não pela " Desconexão " de Chico com seus Personagens ( inclusive a ausência de tantas caracterizações o facilitava nas Gravações e permitia Amplas ideias e possibilidades de Histórias diferentes ). Mas pela ESQUISITICE de um Público PREGUIÇOSO, que muitas vezes TRAZ SUCESSO a tantas bobagens ou coisas MAL FEITAS, e rejeita IDEIAS NOVAS e INTELIGENTES.

O Público, que não gostou de Chico Anysio na COMÉDIA DE COSTUMES e quis de volta o Chico Anysio " DE COSTUME " , ao longo das Décadas, infelizmente ( ou ironicamente ), acabou sem a PRESENÇA CONSTANTE de NEM UM, NEM OUTRO. O que também não quer dizer que a própria GLOBO, mais cedo ou mais tarde, poderia ter " Naufragado " a Série, mesmo em um Formato tão Bem-sucedido em outros Humorísticos ( já Citados ! ).