A Idade e o Riso

16/09/2020

Já tem algumas semanas foi abordado neste Espaço sobre HUMOR E EXPERIÊNCIA ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-experiencia/ ). Outros Temas parecidos também já foram abordados como >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-saudosismo/ e >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/estilos-de-humor-antigo-x-moderno/.

Esta Semana, com base nas Hashtags que andaram Pipocando pelas Redes Sociais sobre VETERANOS NA TV, eis mais uma Oportunidade de tocar nesse Assunto. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )   



Cada vez mais temos Visto Menos Veteranos nas Produções Televisivas e na Dramaturgia. Artistas Experientes ou de Idade mais Avançada afastados ou literalmente DISPENSADOS de seu Ofício.

Chico Anysio já sentia isso na Pele desde o início dos Anos 2000. Não somente pela TESE de que " O Humor Velho não cabe mais no Esquema Atual ", mas pela vasta abertura de Oportunidades a " Novos Talentos ". A Crença ( errônea ) do primeiro Aspecto tem de fato uma consequência Negativa e Prejudicial aos profissionais mais Experientes. Já o Segundo, não tem uma Base ou fundamento sólidos ! Existe Espaço para TODOS !

Emissoras que se deixam levar pela ideia de que o Público só Prestigia e dá audiência ao que é MODERNO ou NOVIDADE, até fazem Sucesso com seus Programas, mas de maneira Efêmera. Traços de Comportamento como HÁBITOS ou SAUDOSISMO sempre acabam se cruzando com Características como QUALIDADE e CRIATIVIDADE. Alguém já sentiu, ou ouviu falar de outra pessoa que alguma vez sentiu FALTA de alguma " Porcaria " ou " Bobagem ".

O que Impede o Equilíbrio ( essencial em todos os Aspectos da Vida ! ) entre Profissionais ? No caso do Humorismo, de onde surgiu a ideia de que quem fez Rir a vida toda não tem Condições de continuar fazendo Graça ? São inúmeras as Respostas ( ou Justificativas ), mas nenhuma delas com embasamento convincente.

Chico Anysio, poucos anos antes de morrer, tinha um Projeto Fabuloso : Uma NOVELA para a Terceira Idade. Chico pretendia levar ao Ar antes da Série MALHAÇÃO, com foco no Público de mais Idade. Uma ótima oportunidade de manter Emprego a vários Artistas ( incluindo Ele próprio, ainda que somente como Autor e Roteirista ! ) e a Diversão/Distração das pessoas Idosas ( como bem disse o Ator Tarcísio Meira recentemente, as Televisões se esquecem que essas pessoas também fazem parte dos que sentam no Sofá, usam o Controle Remoto e buscam alternativas do que Assistir ! ).

Chico não teve seu Projeto Acatado ( assim como vários outros, todos menosprezados, foram praticamente para o Lixo ! ). Pode ser que alguns deles ainda estejam por aí, guardados, de posse de quem ficou com essas Relíquias ! Mas é lastimável que não tenham se Concretizado na época de suas Idealizações.

Mais Lastimável ainda as Condições em que os Veteranos se encontram atualmente. No Brasil, VELHICE é SINÔNIMO de tantas coisas negativas, quando deveria ser o CONTRÁRIO. Mesmo a MATURIDADE de algumas pessoas, não pode ser " Jogada fora " do Dia pra Noite ! Além disso, é Importante ressaltar uma Verdade Universal e Inescapável : JOVENS um dia também se tornarão VELHOS !