A Importância da Reflexão

04/12/2019

Chico Anysio era defensor do HUMOR REFLEXIVO : " Transmito Alerta. Mas transmito também Alegria e Problemas necessitando de Soluções. No entanto, as Soluções não estão comigo. Além do mais, acho que sou um médico do Espírito. É bom saber fazer Rir. Mas Prefiro fazer Pensar. " 

PENSAR é um Ato Essencial, e no Humor, ás vezes, cabe muito mais do  que simplesmente Provocar Risos.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Chico tinha o estilo de Humor Crítico/Político/Social, o que fez com que o HUMOR REFLEXIVO fosse Preponderante no seu Trabalho. Ao mesmo tempo é Curioso como o HUMOR, quase de modo geral, apesar de ir se Renovando ou Evoluindo com o passar do tempo, sempre acaba abordando ( e, consequentemente, fazendo pensar ) as mesmas coisas. Em 1987, em entrevista ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, questionado pela Repórter a quantas andava o Humor no Brasil, Chico declarou : " Ele está igual ao de Antes. Eu pego um Texto de 1956 e eles Tocam nos mesmos Problemas. Só tenho que mudar os Nomes. Mas sempre é desemprego, custo de vida, inflação.. " . Assim como, em pleno Século XXI, coisas ATUAIS nos Remetem a Situações ou Traços de Comportamento Longevos.

De Acordo com esse Fato, REFLEXÃO sempre foi Importante. Infelizmente, nem sempre funciona, ou o próprio Público não contribui com Isso. Rir é maravilhoso, mas é preciso levar também a GRAÇA a SÉRIO, quando há algum tipo de Reflexão/Alerta/Denúncia.

Quando, há vários Meses, escrevi sobre o Humor de Chico Anysio em CHICO ANYSIO - QUASE UNANIMIDADE ( Vejam ou Revejam >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-quase-unanimidade ) expliquei, entre os vários motivos á certas Rejeições ao trabalho de Chico, que nem todas as pessoas tem a sutileza de absorver conteúdo Satírico. Pode ser uma piada que demorou a ser processada ou uma encenação na tv taxada de ridícula, mas que por trás, traz vários tipos de informação, alertas e reflexões. Também Mencionei pessoas que adoram a piada-pela-piada, ou a graça ' de graça '. Quem curte esse tipo de comédia de maneira preponderante, não consegue gostar das coisas de Chico. E, consequentemente, não se preocupa em absorver Informação. Apenas RIR !

Esse, inclusive, foi o motivo do Fracasso de ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991, que teve de ser REFORMULADO por REJEIÇÃO do Público. Em CHICO ANYSIO - QUASE UNANIMIDADE, também expliquei sobre a PREGUIÇA DA INTELIGÊNCIA SATÍRICA EM TROCA DA COMÉDIA POPULAR.

Goste-se ou Não, REFLETIR é de extrema Importância ! Abrir a Cabeça não só para captar Alertas/Denúncias, mas para Enxergar diversos outros Traços do Comportamento Humano, Propondo ou Praticando MUDANÇAS.

Por falar em MUDANÇAS.. Será que a DESIMPORTÂNCIA muitas vezes dada á REFLEXÃO, não é JUSTAMENTE o que faz o HUMOR, por Décadas e Décadas, SER SEMPRE ATUAL, abordando AS MESMAS COISAS, como se fosse ONTEM ??

Reflitam !!