A Saga do Professor Raimundo

14/08/2020

Chico Anysio, ao longo da Carreira, dizia que o PROFESSOR RAYMUNDO ( Originalmente escrito com Y ) foi responsável por seu início no Rádio. Digamos que o Personagem, na realidade, foi a Consagração Definitiva Dele dentro da MAYRINK VEIGA, levado por Haroldo Barbosa em 1952, após Passagens e trabalhos Importantes em várias Emissoras ( Vejam ou Revejam a trajetória de Chico Anysio no Rádio em https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-era-do-radio/.. ) e uma LISTA IMENSA de Programas Idealizados e Produzidos por Ele na MAYRINK ( além do " Empurrãozinho" Certeiro de Nancy Wanderley, que, já experiente no Humor, foi quem INCENTIVOU Chico a Investir Mais na Área da Interpretação ). Quando MESTRE FILÓ de A LIRA DO XOPOTÓ passou a fazer Sucesso ( sendo transmitida pela MAYRINK em Coligação com a RÁDIO NACIONAL ), RAYMUNDO já era o grande Destaque de Chico Anysio. " Eu só fui convidado pelo Paulo Roberto ( produtor ) para fazer o Papel porque aquela Voz que ele queria para o MESTRE FILÓ já era conhecida através do meu primeiro sucesso real na vida artística : o Professor Raymundo, que o Haroldo me dera para fazer na CIDADE SE DIVERTE. Sempre me senti muito Honrado por fazer o quadro final e dizer a Frase de encerramento do Programa do Haroldo :

- Vai comendo, Raymundo. Quem mandou tu vir do norte ?

Naquele tempo Eu não sabia de nada. Além da Empolgação de quem começa, havia um excesso de trabalho e minha desatenção natural aos arredores da Vida.. "

BALANÇA, MAS NÃO CAI, também contava com o " Mestre ".

Em 1957, já no Ramo Televisivo, mais uma Vez, Haroldo foi a pessoa que Ajudou Chico Anysio. " Ele escrevia para a TV-RIO um Programa chamado AÍ VEM DONA ISAURA, estrelado por Ema D'Ávila.. (.. ) ..o Programa fizera muito Sucesso na RÁDIO NACIONAL e Haroldo criou a versão televisiva dele. Sucesso, igualmente. Na MAYRINK VEIGA Eu não atuava nos Programas que escrevia, porque os Dirigia. Entrava apenas nos escritos pelo Haroldo, pelo Maria ( Antônio ), pelo Robertinho. Em Todos não fazia outra coisa se não a Voz do Nordestino Rouco ( Professor Raymundo ) e uma ou outra Criança ( quando o Germano não podia atuar ). "

" Foi para Interpretar um Tio Nordestino da D. Isaura que o Haroldo me escalou na TV-RIO. Eu já tinha interpretado um papel num Programa de televisão do Carlos Machado chamado CÁSSIO MUNIZ FOLLIES, mas o Tio da D. Isaura foi meu primeiro trabalho efetivo na TV. Naquele tempo ainda não havia isso de exclusividade e, mesmo atuando no AÍ VEM DONA ISAURA da TV-RIO, pude aceitar o convite do Maurício Sherman para participar dos ESPETÁCULOS TONELUX, na TV TUPI.. "

Foi no ESPETÁCULOS TONELUX que Chico começou com a Criação ( e Proliferação ) de sua GALERIA DE TIPOS. SANTELMO, URUBULINO e DR. MADEIRA nasceram ali.

Quando Ronald Golias saiu da TV-RIO, a emissora precisava Urgentemente de alguém que pudesse ocupar seu Lugar. Não havia " Novidades " Artísticas. Chico Anysio se propôs a procurar alguma coisa capaz de " Preencher " o Espaço ( e o Sucesso ) Vago deixado por Golias. " Fui ao Teatro de Revista ( grande fornecedor de elementos para a TV ) e encontrei o que procurava : VAGAREZA. Ele entrou no MILHÕES DE NAPOLEÕES e foi um estrondoso Fracasso. Lembro da Frase do Murilo Nery, na porta da TV-RIO, logo após a estreia do Vagareza :

- Esse não, Chico. Esse é um Chato !

Duas semanas depois o Murilo já pensava diferente. Vagareza era simplesmente o maior Sucesso da Televisão Brasileira. "

" Vagareza passou a fazer na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO ( quadro que encerrava o NOITES CARIOCAS ) o Aluno Embromador ( Aristides Barlavento , quadro similar ao que hoje o Rogério Cardoso ( Rolando Lero ) representa ).. (.. ) ..Foi um grande barato. Fazer esquecer Ronald Golias ( essa fera do Humor, esse que é cobra criada, esse espetacular comediante ) foi um feito Glorioso do Vagareza.. (.. ) ..Vagareza pulou do Anonimato para a Fama." 

 " E o Salário.. Ó ! "

" Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI ( Homônimo ao Antigo Programa de Rádio ). Lúcio Mauro era o Diretor. "

Foi no CHICO CITY, por volta de 1974, que o Professor Raimundo deixou de ser uma Sabatina e passou a ser uma Aula.

Em CHICO ANYSIO SHOW, em meados dos Anos 80, a ESCOLINHA passou a ser um dos quadros de maior Destaque. Em 1988, 1989 e 1990, a Notoriedade foi tanta, que abriu caminho para que se tornasse um Programa Efetivo pela TV GLOBO, que Consequentemente se tornou um dos CLÁSSICOS Eternos da Televisão

É Vapt -Vupt 

- No Programa de Haroldo Barbosa, A CIDADE SE DIVERTE, Afrânio Rodrigues, João Fernandes e Zé Trindade eram os alunos do Professor Raimundo. Tempos depois, Antônio Carlos Pires também passou a fazer parte do Humorístico.

- Na TV-RIO, a ESCOLINHA encerrava o NOITES CARIOCAS, tendo João Loredo, Castrinho e Vagareza como os alunos, além de Ary Leite, um dos comediantes lançados pelo Programa, sucesso na pele de um aluno Gago e Confuso.

- Na primeira passagem de Chico pela TV EXCELSIOR, a ESCOLINHA fazia parte do TIMES SQUARE.

- Em 1976, com as Mudanças em CHICO CITY, idealizadas por Chico e pelo Diretor Carlos Manga, com gravações em Externas, Raimundo passou a dar Aula em uma Universidade.

- Chico Anysio nunca soube dizer por quantos Programas o quadro da ESCOLINHA passou. Foram 38 Anos ( entre Rádio e TV  ) até se tornar o CLÁSSICO Humorístico da TV GLOBO.

- RAIMUNDO NONATO é o Nome de Registro do Compositor Nonato Buzar, parceiro Musical de Chico Anysio em várias ocasiões. JUNTOS, fizeram um dos maiores Clássicos da MPB : RIO ANTIGO ( COMO NOS VELHOS TEMPOS ).

Atualmente, Bruno Mazzeo é quem Interpreta Brilhantemente o Personagem IMORTALIZADO por seu Pai na NOVA ESCOLINHA. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )