10 FATOS QUE ETERNIZARAM CHICO ANYSIO

23/03/2021

1 . O Vídeoteipe foi usado pela primeira vez no Brasil em 1958, com a apresentação de "O Duelo", de Guimarães Rosa, pelo programa "TV de Vanguarda", da TV TUPI de São Paulo. O equipamento era utilizado de forma precária pois não havia possibilidade da edição (montagem). Walter George Durst, responsável pelo programa, dispunha de uma fita de apenas uma hora de duração e por isso as cenas tiveram de ser exaustivamente ensaiadas e cronometradas. Quando a fita terminou, ainda faltavam as cenas finais, que foram feitas "ao vivo" após a exibição da parte gravada. Os avanços da tecnologia trouxeram, em 1959, o sistema helicoidal. Nesse sistema as trilhas de vídeo passam a ser mais inclinadas, utilizando melhor o comprimento da fita. Tanto o áudio quanto o vídeo utilizavam as fitas em rolo. O videoteipe passou a ser usado definitivamente com o Programa Humorístico de Chico Anísio em 1960. ( FONTE : Site TUDO SOBRE TV >> www.tudosobretv.com.br ).

" Manga ( Carlos, Diretor ) ficou encantado. A máquina possibilitava a realização de um trabalho semelhante ao do Cinema. Ela permitia que tudo fosse previamente gravado e, depois, então poder-se-ia escolher o que colocar no ar, cortando-se os erros, eliminando-se as cenas consideradas dispensáveis, enfim, o trabalho podia ser ' limpo '. A máquina acabava com o erro, evitava o improviso excessivo para conserto de um equívoco, ' enxugava ' as cenas que se alongassem. Era como se o cinema chegasse á televisão, e cinema era o mundo que o Manga dominava, era o seu berço. No mesmo dia ele me procurou :

- Vamos fazer um programa que vai ser a grande revolução da televisão.

Contou-me das possibilidades da máquina e eu vi abrir-se ali a chance de realizar definitivamente o meu sonho. "

CHICO ANYSIO SHOW, para além da Implementação do Vídeoteipe, foi o Maior Fenômeno de Audiência da Televisão na época da TV-RIO.

2. Chico Anysio sempre teve um tipo de humor Diferenciado, dentro de um Esquema que ele mesmo traçou para a carreira dele: ".. Tive de buscar um caminho.. foi quando decidi : ' vou ser Aquele que faz Vários ! '

" A partir da impossibilidade de ser Engraçado como o Oscarito, o Costinha ou o Golias e não conseguir atingir o estágio de um Walter D'Ávila ou Brandão Filho, resolvi criar a minha estrada : eu ia ser ' aquele que faz vários '. A ideia do Manga ( Carlos, Diretor ) era Juntar todos os meus Personagens num programa só. Uma coisa Inédita no Mundo. Eu falaria comigo, passaria por mim, etc.. " 

Chico Anysio foi Intérprete de mais de 200 Personagens e Criador de quase 400.

3. Apesar do Humorista José Vasconcellos ( 1926 - 2011 ) ter sido O PAI do STAND-UP no Brasil, foi o Mestre Chico Anysio quem Consolidou esse Estilo de fazer Comédia ( a Cara Limpa, os Textos/Piadas e o Microfone, geralmente em Pé - daí a origem do termo ). Da primeira década de 2000 em diante houve o surgimento de diversos comediantes que se tornaram famosos devido a esse gênero de fazer humor, trazendo tanto a popularização do gênero quanto Deles mesmos, mas Chico, durante anos, foi o PIONEIRO desse Estilo. Ao Longo da Carreira, foram mais de 10.000 Apresentações no Brasil e no Exterior. Seus Espetáculos mais famosos e lembrados são CHICO ANÍSIO.. SÓ, nos anos 60, CHICO TOTAL, CHICO SET, O FOFO ( já nos anos 2000 ), EU CONTO, VOCÊS CANTAM, que misturava humor e música, além da inesquecível apresentação em 1981 no Carnegie Hall, em NY, e dos Shows TAL PAI, TAL FILHO, com o filho André Lucas, e CHICO.TOM, ao lado do humorista Tom Cavalcante, estes dois, os últimos de sua Carreira. Ainda no Currículo de Chico estão os Shows GOSTEI MAIS DO OUTRO, UMA NOITE COM CHICO ANÍSIO, NO QUARTO COM CHICO, AÍ..QUINTO, OITAVO NA PENEIRA, NÓ NO SHOW, OU DÁ OU DÉCIMO, DIÁLOGOS, DIÁLOGOS II, O DIREITO DE RIR E RIR, OLHA EU AQUI OUTRA VEZ, RINDO Á TOA e CHICO ANYSIO, O FANTÁSTICO. Chico Anysio ainda teve alguns outros Espetáculos Paralelos, como UM HOMEM NA PRAÇA, no final dos Anos 80.

4. Arnaud Rodrigues idealizou o Personagem BAIANO. No Auge do Sucesso em CHICO CITY, originou-se outra Ideia : Gravar músicas de Verdade, em LP ! Assim nasceu BAIANO E OS NOVOS CAETANOS, com Chico, Arnaud e o músico Renato Piau. BAIANO se tornou um dos maiores Clássicos da Galeria de Personagens de Chico Anysio. No Mercado Fonográfico, representou uma fatia Importante do Ramo, com Vendagens, Músicas nas Paradas, Shows, Repercussão Internacional.. Mas, acima de tudo, trouxe REFLEXÕES em uma Época extremamente Complexa no Brasil e ETERNIZOU o Grupo na História da Música Popular Brasileira, com conteúdos de Política, Sociedade, Humor e também POESIA. Em Tempos de ERA DIGITAL, Trabalhos CULT e de REFLEXÕES ATEMPORAIS.

5. A Apresentação Histórica no Carnegie Hall, em NY.

"Meu filho Lug estudava em Nova York, na Long Island University, e isso me fazia ir muito aos Estados Unidos. Em 81, por exemplo, fui quatro vezes à América para visitá-lo. Numa dessas visitas um amigo meu, Shia, que hoje mora em Miami, acenou-me com a possibilidade de fazer um show para brasileiros no Carnegie Hall. transmitida pela GLOBO em seu Programa CHICO TOTAL, de 1981, foi um MARCO INESQUECÍVEL da Carreira de Chico.

- Será que isso dá certo, Shia?

- São mais de duzentos mil brasileiros que moram entre Nova York e Nova Jersey. Vamos lotar a casa.

Achei tentador e concordei. Ele começou a trabalhar. Conseguiu uma vaga na pauta do Carnegie Hall para Setembro. Conversei com o Boni e ele sugeriu que o CHICO TOTAL de Setembro fosse a apresentação do Carnegie Hall. Concordei. Eu economizava uma ideia e ganhava mais dias para ficar por lá, pela desnecessidade daqueles sete dias de gravação aqui. "

Transmitida pela TV GLOBO em seu Programa CHICO TOTAL, de 1981, foi um MARCO INESQUECÍVEL da Carreira de Chico.

6. O Monólogo NASCER VELHO, MORRER DE INFÂNCIA, de Autoria de Marcos César, exibido em 1978 no FANTÁSTICO, onde o Mestre era Cronista, foi Reaproveitado em 1990 em Comercial da SHARP, onde Chico repetia o Monólogo, com algumas Adaptações/Modificações na Narrativa.

7. Chico Anysio foi o Humorista Recordista de Prêmios do TROFÉU IMPRENSA. Chico, ao Longo da Carreira, foi Vencedor de 25 TROFÉUS IMPRENSA, sendo 4 na Categoria PRODUTOR HUMORÍSTICO (1962/63/64/65), 6 na Categoria MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO ( Chico Anysio Show em 1982/83/84/85 e Escolinha do Prof° Raimundo em 1990 e 1993 ) e 15 na Categoria MELHOR HUMORISTA MASCULINO ( 1962/63/68, 1970/73/74/75/76, 1980 - Empatado com Jô Soares, 1982, 1983 - Empatado com Renato Aragão, 1988, 1989 - novamente Empatado com Jô Soares, 1990 e 1991 ). Chico Anysio, em uma das Premiações, chegou a ABDICAR do TROFÉU. Apesar das Indicações do Público e da Votação dos Jurados, ABRIU MÃO do PRÊMIO para Carlos Alberto de Nóbrega, justificando que o Programa Humorístico de seu Amigo, A PRAÇA É NOSSA, naquele período, havia sido Muito Melhor que o Dele e Merecia o Troféu ( teria sido o 26° Troféu Imprensa de Chico ! ).

8. A PARCERIA de Chico com as HAVAIANAS fez História. Chico Anysio foi o Artista que se tornou Pioneiro na divulgação das Sandálias, fabricadas pelas ALPARGATAS, em quase 5 DÉCADAS fazendo Comerciais e Campanhas Publicitárias da Marca, tornando Inesquecível o SLOGAN : " Não tem Cheiro, não Deformam, nem soltam as Tiras "

9. A Criação do Personagem PROFº RAYMUNDO, Sucesso dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE, de Haroldo Barbosa, na Mayrink Veiga. Chico Anysio, ao longo da Carreira, dizia que o PROFESSOR RAYMUNDO ( Originalmente escrito com Y ) foi responsável por seu início no Rádio. Digamos que o Personagem, na realidade, foi a Consagração Definitiva Dele dentro da MAYRINK VEIGA, levado por Haroldo Barbosa em 1952, após Passagens e trabalhos Importantes em várias Emissoras ( Vejam ou Revejam a trajetória de Chico Anysio no Rádio em https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-era-do-radio/.. ) e uma LISTA IMENSA de Programas Idealizados e Produzidos por Ele na MAYRINK. Quando MESTRE FILÓ de A LIRA DO XOPOTÓ passou a fazer Sucesso ( sendo transmitida pela MAYRINK em Coligação com a RÁDIO NACIONAL ), RAYMUNDO já era o grande Destaque de Chico Anysio. " Eu só fui convidado pelo Paulo Roberto ( produtor ) para fazer o Papel porque aquela Voz que ele queria para o MESTRE FILÓ já era conhecida através do meu primeiro sucesso real na vida artística : o Professor Raymundo, que o Haroldo me dera para fazer na CIDADE SE DIVERTE. " " Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI ( Homônimo ao Antigo Programa de Rádio ). Lúcio Mauro era o Diretor. "

Em CHICO ANYSIO SHOW, em meados dos Anos 80, a ESCOLINHA passou a ser um dos quadros de maior Destaque. Em 1988, 1989 e 1990, a Notoriedade foi tanta, que abriu caminho para que se tornasse um Programa Efetivo pela TV GLOBO, que Consequentemente se tornou um dos CLÁSSICOS ETERNOS da Televisão. 

10. " Sou o Único no Mundo com um Programa Semanal há 32 anos no Ar, sempre entre os Dez de maior Audiência. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).