15 Curiosidades sobre Chico Anysio

15/11/2020

- Chico Anysio, além do Futebol, era Apaixonado também por FOTOGRAFIA. Durante os últimos anos da década de 50, Chico já tinha uma enorme coleção de Máquinas Fotográficas dispostas em sua Biblioteca, juntamente com seus livros ( que até se tornou Tema de matéria na extinta revista INTERVALO ) e, anos depois, chegou a fazer Curso Fotográfico, passando a entender profundamente o assunto ( qual a melhor luz, as melhores poses, os melhores ângulos.. ). FOTÓGRAFO, ainda que não profissionalmente, pode ser considerado um de seus inúmeros Ofícios ao longo da Vida.

- Em 1972, após estrear em O DOCE ESPORTE DO SEXO, foi convidado pelo Diretor Roberto Farias para voltar ao Cinema no Papel Principal de O BICÃO DE IPANEMA, comédia de Arnaud Rodrigues com Direção de Daniel Filho. Com gravações Programadas para Maio daquele Ano, o Filme acabou não acontecendo.

- Em 1976, com as Mudanças em CHICO CITY, idealizadas por Chico Anysio e pelo Diretor Carlos Manga, o quadro da ESCOLINHA dentro do Humorístico também mudou. Após quatro semanas fora do Ar, CHICO CITY voltou, agora como uma METRÓPOLE, com gravações em Externas. Uma das grandes Surpresas do Público foi o Professor Raimundo dando Aula, só que em uma Universidade.

- O Personagem KENNY ROCHA foi Criado especialmente para a Campanha Publicitária da POUPOTECA do extinto BANCO NACIONAL. Acabou sendo incluso no Programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, numa Satirização bem humorada do estilo musical Sertanejo que bombava nas paradas no início dos anos 90. A Inclusão do Personagem ajudou a Alavancar a Audiência.

- Em 1998, foi Escalado para Participar da Minissérie HILDA FURACÃO, de Glória Perez. Chegou a se preparar para as gravações, mas no meio do caminho, acabou não entrando na história.

- Em 1999, quis Colaborar com o Governo do então Presidente á Época, Fernando Henrique Cardoso, sob Pagamento de Cachê. A Ideia era um Projeto de distribuição de Cartilhas Informativas para Estudantes, usando os Personagens da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. O Ministro Andrea Matarazzo estudou a Proposta que, ao que tudo Indica, Jamais Saiu do Papel.

- Em 2001 esteve em TREPA NAS ESTRELAS, de Jumbo Culano, um filme de pouca repercussão e do qual as informações de Produção e Ficha Técnica são ESCASSAS, tanto em Internet, como fora Dela.

- Tentou por diversas vezes ( sem Sucesso ) apresentar Projetos á TV GLOBO. Um Deles era uma Novela escrita por Ele e seu irmão mais Velho, voltada para o Público da Terceira Idade, que iria ao Ar antes de MALHAÇÃO. A Ideia, como tantas outras de Chico, foram rejeitadas pela emissora.

- Em 2004, teve Participação Especial na Peça HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH, apenas em VOZ.

- Em 2010, esteve na 16ª Temporada da Novela Juvenil MALHAÇÃO, como ELE MESMO.

- Em 2011, preparou um Livro de Receitas a ser Lançado no Ano Seguinte. A ideia inusitada aconteceu após Alta de hospital, onde Chico havia passado o Período de 110 dias internado. Misteriosamente, resolveu Aguçar seu Paladar e testar diversas receitas, que eram preparadas por sua cozinheira, e que, depois de aprovadas, iam sendo catalogadas para o Livro. Na reta final de 2011, Chico voltou a ser internado, vindo a falecer 3 meses depois, em 2012. Entre todos os projetos interrompidos, estavam o livro, que apesar de pronto para ser editado, não foi lançado postumamente.

- Em 2018, Ganhou uma Música em Homenagem a Ele, A ARTE DO RISO, feita e cantada por Gilton Della Cella. A Canção faz parte do Álbum A BOCA E O BEIJO.

- GENTE HUMILDE, muito tempo antes de se tornar uma Composição de Vinícius de Moraes e Chico Buarque, foi a Inspiração que levou Chico Anysio para o caminho da música : " Fui levado para o caminho da composição musical depois de ter ouvido GENTE HUMILDE na versão Instrumental e que anos depois ganhou a Letra de Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Eu senti vontade de fazer uma canção igual, mas como não tinha aptidões para ser músico, achei melhor me dedicar à poesia. Em Gente Humilde, por exemplo, eu fiz versos alegres e não doídos, porque os subúrbios são mais contentes que tristes, mais alegres que chorosos. "

- Apesar de ter declarado algumas vezes que seu interesse pela pintura começou em 1981, já na década de 70 tinha a pintura de quadros como um de seus Hobbies. Em 1984 resolveu investir na Carreira de Pintor.

- O Personagem PEDRO FORTES, que finalizava o programa CHICO TOTAL ( 2ª Versão) satiricamente contando os próximos episódios, na época do programa CHICO ANYSIO SHOW se chamava MILTON GAMA. No mesmo CHICO TOTAL, MILTON GAMA se tornou o nome do Personagem Locutor/Radialista do quadro SHOW DO GAMA.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).