30 ANOS DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO

07/08/2020

- A História

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO ( durante muito tempo escrito com Y ) foi criada por Haroldo Barbosa ( 1915 -1979 ), um dos mais importantes Radialistas e Humoristas da história do RÁDIO e da TV. Foi em 1952, transmitida pela rádio MAYRINK VEIGA que a ESCOLINHA se tornou um Sucesso, sendo um Quadro dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE.

Chegou á TV em 1957 como um quadro dentro do programa  NOITES CARIOCAS, da TV-RIO. Durante 38 anos, a Escolinha foi um quadro comandado por Chico Anysio em diversos programas Humorísticos, em formato de SABATINA, com poucos Alunos. Ganhou notoriedade durante as temporadas de CHICO CITY e foi também um dos Destaques do Humorístico BALANÇA, MAS NÃO CAI, pela TV GLOBO. Mas, a Popularidade televisiva só veio mesmo em 1988, quando se tornou um dos quadros FIXOS do CHICO ANYSIO SHOW. Um dos maiores Atrativos do Programa, fez com que Chico Anysio tivesse a ideia de torna-lo um PROGRAMA PRÓPRIO. De acordo com o Site MEMÓRIA GLOBO, Chico encontrou certa Resistência por parte de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Aproveitando as férias de 40 dias do Chefe, Chico preparou e Gravou Seis Episódios, que foram Exibidos sem o Conhecimento de Boni. Quando Boni retornou, a ESCOLINHA já era um Sucesso. Boni não só se Entusiasmou com o Programa como decidiu que, para além das noites de Sábado, ele passaria a ser Diário ( de Segunda a Sexta ), nas Tardes da GLOBO.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO estreou em 4 de Agosto de 1990 e em 29 de Outubro, estreou no Horário Vespertino.

Com Textos e Redação Final de Eduardo Sidney, Direção de Cininha de Paula, Cassiano Filho e Paulo Ghelli e Direção Geral de Cininha, a ESCOLINHA teve 6 Temporadas ( além de ter sido Quadro dentro do ZORRA TOTAL de 1999 a 2000 e ganhado nova Versão em 2001 ) e se tornou O MAIOR CLÁSSICO DO HUMOR DA TELEVISÃO de Todos os Tempos.

Em sua Autobiografia, SOU FRANCISCO, de 1992, Chico Relembra o PERSONAGEM e o CLÁSSICO que Consagraram sua Carreira :

" Haroldo Barbosa foi o Criador do Professor Raymundo. Os dois mais importantes programas da MAYRINK VEIGA eram do Haroldo : VAI-DA-VALSA e A CIDADE SE DIVERTE, ás quartas. O quadro do Professor Raymundo encerrava a CIDADE.. (.. ) Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI. Lúcio Mauro era o Diretor. Não me lembro quais os alunos do Professor no BALANÇA, mas talvez consiga lembrar de quantos foram lançados por Ele na Televisão. Mussum, Ary Leite, Castrinho, Lug de Paula, Tom Cavalcanti, Pedro Bismarck, Zilda Cardoso.. sei lá. No começo, o quadro era uma Sabatina. O Professor chamava os Alunos Um a Um e os sabatinava após mandar tirar o Ponto. Foi aí que o MUSSUM começou esse seu modo de falar :

- Tire o Ponto

- ( Ele tirava ) Matemátis

- O quê ?

- Aritmétis

- Sobre o que gostaria de falar ?

- Raíz Quadradís

Até hoje esse linguajar do Mussum funciona nos TRAPALHÕES.

Foi no CHICO CITY, por volta de 1974, que o Professor Raimundo deixou de ser uma Sabatina e passou a ser uma Aula. Funcionou ainda melhor. Ali eu podia usar os Antigos Comediantes que já não tinham possibilidade de segurar um Esquete inteiro. Duas falas para cada um e estava tudo resolvido. Muita gente já desesperançada de conseguir qualquer coisa na profissão teve renascido o prazer de fazer rir. Foi com o Professor Raymundo o último trabalho do Jararaca, do Martim Francisco e, mais recentemente, do Olney Cazarré. De todos tenho muita saudade e Ótimas recordações.. "

- O Sucesso

Adultos, Idosos, Crianças, pessoas de todos os Sexos e de todas as Classes assistiam a ESCOLINHA. Em pouco tempo se tornou o maior Destaque Humorístico da TV. Misturando Veteranos da comédia com Novos Comediantes, foi Sucesso absoluto em todas as suas temporadas. Na época em que estreou, a ESCOLINHA era a ÚNICA Atração da GLOBO que conseguia Superar o Fenômeno PANTANAL, a Clássica Novela que fez História pela REDE MANCHETE. " A Globo estava enlouquecida com PANTANAL" , contou Chico á extinta Revista AMIGA -TV TUDO, em 1990. Na época, Chico tinha um novo Programa acertado para estrear na GLOBO, mas os planos foram cancelados de última hora. Chico ficou irritadíssimo, porque sempre carregava pelo menos umas 80 Pessoas com Ele. Quando surgiu a Ideia de tornar a ESCOLINHA um Programa Efetivo, a Aceitação e Repercussão foram Tanta, que, das Noites de Sábado, passou a ser exibida diariamente ( de Segunda á Sexta ) no horário Vespertino.

A grande RECEITA do SUCESSO era a MISTURA de GERAÇÕES :

" Os Velhos comediantes são os melhores Professores. Um dia um jovem ator deu as três falas do seu texto no ensaio, e quando ia ser feita a gravação o Olney Cazarré chegou ao seu ouvido e disse :

- Sem pressa. Quando a Câmera cortar pra você, a cena é sua. Conta um tempo antes de dar a fala. Se não é discussão, você tem o direito de pensar o que vai falar. Falando tão em cima da fala do outro você corre o perigo de nem ser visto.

Também vi o Wálter D'ávila ensinar o Nizo Neto, meu Filho, num dia em que o Nizo estava falando rápido demais nas duas falas :

- Vai devagar. Não se livre das falas. Use. Você já sabe o que vai dizer; o Público, ainda não.

" Muita gente acha que utilizo os velhos comediantes simplesmente para os ajudar. Enganam-se. Utilizo-os muito mais por Esperteza. Eles me ensinam, sempre. Não há dia em que Eu não aprenda uma coisinha a mais com Eles. Creio que isso acontece com todos que os assistem sem o olhar de zombaria. Zombaria, sim, porque, infelizmente há os que veem nos Comediantes da antiga ' COISAS SUPERADAS '. Idiotas, os que pensam assim. A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO é chamada por grande parte da Crítica de VELHARIA. Ridículos os críticos que não aprenderam que um programa que apresenta Brandão Filho, Antônio Carlos, Grande Othelo, Zezé Macedo, Walter D'ávila, Nélia Paula, Jayme Filho, Mário Tupinambá, Berta Loran, Nádia Maria e outros desse padrão, não tem por que ser chamado de ' Velharia ' mas de ' Faculdade ' ".

A ESCOLINHA se tornou um Sucesso tão Estrondoso ao Longo dos Anos, que fez Surgir " GENÉRICOS " e " IMITAÇÕES " em outras Emissoras. Em Setembro de 1990 ( Um Mês após a ESTREIA da ESCOLINHA na GLOBO ), o SBT passou a exibir A ESCOLINHA DO GOLIAS, onde Carlos Alberto de Nóbrega fazia o Professor CALIOSTRO e onde o Protagonista PACÍFICO ( Ronald Golias ) atuava com outros Nomes de PESO da Comédia Nacional, como Nair Belo e Consuelo Leandro. Ficou no Ar de 1990 a Outubro de 1997. 

Em 1999, a TV RECORD Lançou o Humorístico ESCOLINHA DO BARULHO. Exibido de 1º de Março de 1999 a 9 Julho de 2001, tinha em seu Elenco pelo menos 40 % dos ALUNOS que trabalharam na ESCOLINHA ORIGINAL. SAMUEL BLAUSTEIN, SALIM MUCHIBA, BERTOLDO BRECHA, GALIÃO CUMBICA, PAULO CINTURA, ARMANDO VOLTA e ZÉ BONITINHO foram alguns dos Personagens que se Uniram a outros Artistas como TIRIRICA e GERALDO MAGELA (  o " Ceguinho " ).  Bemvindo Siqueira, Dedé Santana,  Gil Gomes e Luís Carlos Miéle eram os Professores Efetivos, que se misturavam durante a Semana com Personalidades do meio Artístico e Televisivo, que atuavam como Professores Convidados. 

Em 2008, a BAND Cria UMA ESCOLINHA MUITO LOUCA, onde o Cantor Sidney Magal era o Professor. O Humorístico, nos mesmos Moldes do ORIGINAL, foi exibido de 15 de Dezembro de 2008 a 2 de Maio de 2010. 

Por fim, em 2011, deu-se Início a ESCOLINHA DO GUGU, quadro que se tornou Sucesso dentro do Programa de Gugu Liberato pela RECORD e que durou até 2013. 


Inaugurado em 18 de Maio de 2010, o Canal a Cabo VIVA, pertencente a TV GLOBO, fazendo parte do Grupo de Canais Fechados da GLOBOSAT, surgiu como um Canal de Entretenimento com Foco em RESGATES e REPRISES de Novelas, Minisséries e Programas Diversos do Acervo da TV GLOBO. Uma das Atrações de Estreia, e que permanece no Ar até Hoje pelo Canal é a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Um Ciclo de 7 temporadas Repetidas durante 10 Anos, Ininterruptamente ! Repetições Múltiplas Diárias que Jamais pararam, apenas se REALOCARAM. 


 

- Os Alunos

Lista Mesclada de Alunos de 1990 a 1995 :

  1. Aldine Müller - D. Flor
  2. Agildo Ribeiro - Seu Andorinha
  3. André Damasceno - Magro do Bonfa
  4. André Lucas - Aranha
  5. André Mattos - Pedro Bó
  6. Antônio Carlos Pires - Joselino Barbacena
  7. Antônio Pedro - Seu Bicalho / João Abre-alas
  8. Benvindo Siqueira - Brasilino Roxo
  9. Berta Loran - Manuela D'Além Mar
  10. Brandão Filho - Sandoval Quaresma
  11. Brita Brazil - Flora Própolis
  12. Carlos Roberto Escova - Zé do Bicho
  13. Carvalinho - Maurício das Dores
  14. Castrinho - Geraldo / Seu Ourinho / Cacique " Toco Pequeno "
  15. César Macedo - Seu Eugênio
  16. Cláudia Jimenez - D. Cacilda
  17. Cláudia Mauro - Capitu
  18. Colé Santana - Waldemar Motta
  19. Costinha - Seu Mazarito
  20. Cristina Nunes - Irina Maura
  21. David Pinheiro - Armando Volta
  22. Débora Fontes - Fátima Ferrari
  23. Dedé Santana - Bomfiglio
  24. Dhu Morais - Baunilha
  25. Ed Wall - Toniquinho
  26. Eduardo Martini - Seu Antônio Casado
  27. Eliezer Motta - Seu Batista
  28. Emiliano Queiroz - Dirceu Borboleta
  29. Eri Johnson - Bebeto
  30. Fafy Siqueira - Gardênia Alves/ Humberto Carlos /D. Babá
  31. Fernando Wellington - Carlão Aguiar
  32. Francisco Milani - Pedro Pedreira
  33. Geraldo Alves - Bill Bebes
  34. Grace Gianoukas - Dona Maninha Marrom
  35. Grande Othelo - Seu Eustáquio
  36. Heloísa Perissé - D. Candinha
  37. Iran Lima - Seu Candinho
  38. Ivon Curi - Gaudêncio
  39. Jaime Filho - Suppapou Uaçi / José dos Campos / Antero de Camões
  40. João Carlos dos Reis - Seu Amâncio
  41. João Elias - Salim Muchiba/ Zé Bento
  42. João Netto - Zé Modesto
  43. Jorge Loredo - Zé Bonitinho
  44. José Vasconcellos - Rui Barbosa Sá Silva
  45. Júlio Levy - Pablo Maratona
  46. Karla Karerina - Meirinha
  47. Liane Maya - Clarinha
  48. Lúcio Mauro - Aldemar Vigário
  49. Lug de Paula - Seu Boneco
  50. Luiz Carlos Tourinho - Pedro Vaz Calminho
  51. Marcelo Caridade - Seu Nuno Mato
  52. Marcos Plonka - Samuel Blaustein
  53. Marina Miranda - Mandala
  54. Mário Tupinambá - Bertoldo Brecha
  55. Nádia Carvalho - D. Santinha Pureza
  56. Nádia Maria - Célia Caridosa de Mello / Marta Suplício /Maria Bonita/ Doroféia Iéneck / Maria da Recessão Colares /Lutia Carabina
  57. Nélia Paula - D. Clara / D. Cora
  58. Nizo Neto - Ptolomeu
  59. Olney Cazarré - João Bacurinho
  60. Orival Pessini - Patropi
  61. Orlando Drummond - Seu Peru
  62. Paulo César Rocha - Paulo Cintura
  63. Paulo Silvino - Seu Tabajara da Silva / Olímpio Urbano
  64. Paulette - Milha
  65. Pedro Bismarck - Nerso da Capitinga
  66. Roberto Guilherme - Carlos Carreta
  67. Roberto Roney - Simplício Carneiro / Bragança
  68. Rogério Cardoso - Rolando Lero
  69. Rony Cócegas - Galeão Cumbica
  70. Rosane Gofman - Maria Jacinto Pena
  71. Ruban Barra - Agnaldo Peixoto
  72. Selma Lopes - D. Bolota
  73. Sérgio Mallandro - Mallandro
  74. Sheila Mattos - Lentilha / Dadinha ( Esposa de Candinho )
  75. Stella Freitas - Cândida
  76. Tássia Camargo - Marina da Glória
  77. Tim Rescala - Capilé Sorriso
  78. Tom Cavalcante - João Canabrava
  79. Totia Meireles - Tereza Mercantil
  80. Walter D'Ávila - Baltazar da Rocha
  81. Zezé Macedo - D. Bela
  82. Zilda Cardoso - Catifunda 

Revista AMIGA TV -TUDO , de 1991

 

Principais Alunos da Turma da Temporada do ZORRA TOTAL e Turma de 2001 : 

  1. Alcione Mazzeo - Maria Angélica
  2. Alice Borges - D. Neura
  3. André Lucas - Aranha/Puliça
  4. André Mattos - Seu Fininho
  5. Angela Rabelo - Vera Boiola
  6. Antônio Pedro - Januário Svensson / José Bonvê
  7. Arnaud Rodrigues Júnior - Ramório/Ciço Paulino
  8. Ataíde Arcoverde - Sivi
  9. Bené - Ele Mesmo
  10. Berta Loran - Sarah Rebeca
  11. Carlos Loffer - Babau
  12. Carequinha - Ele Mesmo
  13. Cláudia Jimenez - D. Cacilda
  14. Cláudia Rodrigues - Sirene / Thalia
  15. Cláudio Cunha - Gaúcho
  16. David Cunha - Mário Manguaça
  17. Dedé Santana - Bonfiglio
  18. Dicró - Ele Mesmo
  19. Daniele Valente - D. Tesinha
  20. Eduardo Martini - Eça de Quental
  21. Elaine Mickely - Terezuda
  22. Fafy Siqueira - Dona Lusa do Canindé
  23. Fernando Wellington - Antônio Zorra/Aurélio
  24. Francisco Milani - Pedro Pedreira
  25. Gloria Portela - Darcy
  26. Heloísa Perissé - D. Neném / Soledade/ Tati
  27. João Cláudio Moreno - Domingos / Tiquinho
  28. Ingrid Guimarães - Leandra Borges
  29. Luciana Brits D. Paula
  30. Lúcio Mauro - Aldemar Vigário
  31. Lug de Paula - Seu Boneco
  32. Madeleine Braga - D. Dirce
  33. Marcelo Caridade - Tarik Adula
  34. Marina Miranda - D. Charanga
  35. Maurício Manfrini - Paulinho Gogó
  36. Nádia Carvalho - D. Santinha Pureza
  37. Nairon Barreto - Zé Lezin
  38. Orlando Drummond - Seu Peru
  39. Rogério Cardoso - Rolando Lero
  40. Selma Lopes - Maria Bonita
  41. Silveirinha - Seu Belzonte
  42. Stella Freitas - Cândida / Juanita
  43. Tom Cavalcante - João Canabrava
  44. Viviane Araújo - Rosinha 

- " Vamos á Escola, Toda Hora é Hora.. Lá se Aprende a Viver.. "

O Sucesso foi trazendo Modificações. A edição de Sábado, de maior duração, passou a ser exibida às Quartas-feiras, depois da novela das 20h, com novos personagens. O programa era gravado nos estúdios da Renato Aragão Produções, no Rio de Janeiro. Na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, as Aulas foram divididas em Dois Tempos, e o Professor Raimundo passou a ter um Gabinete, onde recebia os Pais e Responsáveis pelos alunos, sempre contando com a participação de atores convidados. Trabalhavam na Escolinha o Diretor ( Luiz Delfino ), a coordenadora Dona Escolástica ( Lupe Gigliotti ), o Inspetor Atanagildo ( Milton Carneiro ) e a Secretária Sinésia (Regina Chaves).

Em março de 1992, o programa ganhou novos Cenários: a Sala de música, a Academia de ginástica e a Cantina. Na sala de música os alunos formavam um Coral, com Capilé ao piano, monitorando as aulas.

Em abril de 1992, a Escolinha do Professor Raimundo voltou a ser Exibida nas noites de Sábado.

A partir de Abril de 1993, a ESCOLINHA passou a ser gravada no TEATRO FÊNIX no Rio de Janeiro. No programa da tarde, dois quadros novos - Rádio PR-Raimundo e o Jornal da Escolinha - reuniam vários alunos em cenários criados por Tadeu Catarino.

Em janeiro de 1995, o programa deixou novamente as noites de Sábado para ser exibida às Quartas-feiras, enquanto reprises ocupavam o horário da tarde. O programa voltou ao seu horário normal em Fevereiro. Depois de um período sendo exibido nas tardes de Domingo, o programa saiu do ar em Maio daquele ano.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO voltou a ser exibida, no seu Formato Original, em 1999, como um dos quadros do humorístico ZORRA TOTAL (1999), no qual permaneceu até Outubro de 2000.

Houve, ainda, uma Última temporada da ESCOLINHA no formato de Programa com 25 minutos de duração, entre Março e Dezembro de 2001, de Segunda a Sexta, no período da Tarde. A Direção era de Paulo Ghelli e a Redação Final, de Eduardo Sidney. O Esquema era Igual ( Veteranos e Novos Talentos ), desta vez com uma Turma de 37 Personagens. As gravações eram realizadas na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá.

A ESCOLINHA de 2001 foi EXTINGUIDA da TV GLOBO sem Explicações. Um Sofrimento para os profissionais mais velhos e uma Dor Insuportável para Chico Anysio, que chegou ao ponto de tentar investigar quem teria sido o Responsável pelo término do programa, ou quem poderia ter influenciado essa Atitude. A partir daí, passou a sobreviver de Participações Esporádicas em Produções e Novelas da Emissora, esquema que perdurou até seu Falecimento, em Março de 2012.

- Bastidores e Curiosidades

Em 1993, a Sala das aulas Noturnas aumentou e ganhou cores bege, ocre e castanho, que tornaram o ambiente mais leve. As janelas ficaram maiores, e um painel fotográfico, ao fundo, reproduzia a vista da rua. De acordo com a vontade do Professor Raimundo, o quadro-negro agora podia deslizar para o alto e revelar um mapa-múndi. O esqueleto, que tradicionalmente ficava ao lado da mesa do Professor, ganhou movimentos: ele podia rir das piadas e irradiar luz pelas cavidades dos olhos. Os figurinos dos personagens ganharam cores mais claras, e o professor Raimundo passou a alternar dois jalecos: um azul-claro, para as aulas da tarde, e um azul-marinho, para as aulas à noite.

A Escolinha do Professor Raimundo de número 500 foi ao ar no dia 11 de junho de 1992. Àquela altura, o programa tinha 37 personagens na sala de aula e mais 11 que se movimentavam em outros ambientes da escola.

"Faço com que os atores trabalhem quase no improviso. Só eu sei o Texto de Todos, é por isso que eles riem uns dos outros quando fazem piadas", explicava Chico Anysio sobre a espontaneidade do programa. "

Além das Habituais AULAS, a ESCOLINHA já recebeu CELEBRIDADES e Nomes de PESO. Como em um dos Episódios de 1992, que foi Especial. Personagens Icônicos que Marcaram a Dramaturgia da TV GLOBO se reuniram em uma AULA com o PROFESSOR RAIMUNDO. PERPÉTUA ( Joana Fomm ) de TIETA, RAINHA VALENTINE ( Tereza Rachel ) de QUE REI SOU EU ?, DONA ARMÊNIA ( Aracy Balabanian ) de RAINHA DA SUCATA, MARIA ESCANDALOSA ( Cláudia Raia ) de DEUS NOS ACUDA e ODORICO PARAGUAÇU ( Paulo Gracindo ) de O BEM AMADO, foram alguns dos " Alunos " Ilustres  que Participaram do Humorístico. Também como Visitas de Personalidades, como o Jogador de Futebol BEBETO, as Cantoras Alcione e Elza Soares, a dupla Zezé di Camargo e Luciano e até a ex-Ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello, cuja Presença Histórica no Humorístico e o ENCONTRO com o PROFESSOR RAIMUNDO acabou rendendo CASAMENTO na VIDA REAL com Chico Anysio. 

Em 1993, o Jornal O GLOBO trouxe uma Reportagem que falava sobre os " Prós " e " Contras ' de ser um Aluno da ESCOLINHA,  já que os Profissionais do Humor que ali estavam tinham uma espécie de " Ligação " com Chico Anysio. " O Chico tem um lado Possessivo, porque investe na gente. Ele sabe quando um Personagem tem que descansar.. (.. ) ..Quem trabalha no Programa tem que ter Paciência, para saber quando se livrar do Pai ", contou o Ator Benvindo Siqueira. 

Chico não se considerava Possesivo. Segundo o Jornal, talvez um Professor Exigente por ter Certeza de que o Programa era " Uma VITRINE que Abria Portas ". Chico jurava não sentir Ciúme de seus " Pupilos ". " Quero mais é que o Pessoal saia por aí. Não quero mais ter tanta Responsabilidade sobre Eles. É muita Coisa. "

FOTOS de BASTIDOR, gentilmente Cedidas por André Damasceno, que fez o Personagem MAGRO DO BONFA de 1993 a 1995. 

- O REMAKE 

O Humorismo na TV, vai muito de acordo com os Hábitos ou Assuntos do Momento. Daí vem a Crença de que o Antigo não vale ou não cabe mais no Esquema Atual. Se essa Crença fosse realmente um FATO, a ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, reprisada há 10 anos ininterruptos pelo CANAL VIVA, várias vezes ao dia, não teria sua Audiência sempre nas alturas. Muito menos teria seu FORMATO RESGATADO em uma NOVA VERSÃO, que é Sucesso absoluto desde 2015, um Projeto do Próprio CANAL VIVA com a TV GLOBO, trazendo Bruno Mazzeo na Pele do Personagem ETERNIZADO por seu Pai ! O que era para ser uma Homenagem, acabou se tornando um Programa com Temporadas Anuais. 

Tanto a ESCOLINHA ORIGINAL ( Temporadas de 1990 a 1993 em Episódios Selecionados ) como o REMAKE  ( de 2015 )  foram Lançados em DVD pela GLOBO MARCAS.

Conteúdos extraídos do Site MEMÓRIA GLOBO, da Autobiografia de Chico Anysio SOU FRANCISCO, Ed. Rocco, 1992,  Revista AMIGA TV-TUDO e Jornal O GLOBO. Colaborações de Material Adicional : André Damasceno e Nizo Neto. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )