8 AFIRMAÇÕES ERRÔNEAS SOBRE CHICO ANYSIO ( ou que Não São exatamente como SÃO )

13/12/2020

Várias AFIRMAÇÕES sobre Chico acabaram se tornando FATOS ao longo das Décadas, seja pela Mídia, pelos Veículos de Comunicação ou em algumas Plataformas de Pesquisa pela Internet. Mas, muitas dessas AFIRMAÇÕES sobre Chico Anysio e sua Carreira não são absolutamente do jeito que são, ou não Procedem, mas acabaram Consolidadas na Cabeça de muitas Pessoas. Esclareça o que é MITO e o que é VERDADE sobre o Mestre do Humor a Seguir..

CHICO ANYSIO FOI CRIADOR DE 209 PERSONAGENS

Eis a Afirmação mais Repetida em todos os lugares ao longo dos Anos. Uma Afirmação que usam como PRAXE. A Verdade mesmo é que é IMPOSSÍVEL dizer com PRECISÃO a REAL QUANTIDADE de TIPOS que Chico Criou. A Contagem seria Complexa até para o Mestre Chico Anysio, devido a diversos Fatores, e alguns deles devem ( ou deveriam )ser levados em Conta na hora de Afirmar essa CONTA. Quais são esses Fatores ? Primeiramente, é preciso levar em Conta tudo o que Chico Criou PARA OS PROGRAMAS DE RÁDIO, sendo Personagens interpretados POR ELE ou POR SEUS COLEGAS Humoristas, até mesmo alguns REAPROVEITADOS por Ele, como um Personagem de Rádio desprezado pelo Humorista Antônio Carlos Pires que Chico acabou tomando para Si, trazendo para a televisão e transformando no famoso Garçom QÜEM- QÜEM. Os 209 Afirmados ao logos das décadas são baseados nos Personagens de Televisão ( incluindo os trabalhos em Novelas e em Séries/Seriados da GLOBO ) e mais alguns outros em Cinema. Pensando somente em TELEVISÃO, a Somatória é de 155 Personagens. Existem 28 PERSONAGENS ADICIONAIS que quase não aparecem nas LISTAS divulgadas em Internet ( ou não são Mencionados - Veja quais são Aqui no Site do Blog ! ). Ainda houveram 31 Personagens exibidos em CHICO ANÍSIO SHOW durante o RETORNO de Chico á TV-RIO ( após saída Repentina da TV EXCELSIOR, nos anos 60 ), porém TODOS SEM SUCESSO ( devido a Concorrência e Competição DIRETA com a Emissora ), onde Chico Optou por JOGAR FORA TODOS OS TIPOS CRIADOS. Logicamente não são inclusos nas Listas. Assim como os Personagens Múltiplos das Encenações dos Programas CHICO ESPECIAL e CHICO EM QUADRINHOS, os Personagens Múltiplos das Encenações do quadro VAPT-VUPT, no Programa CHICO TOTAL, de 1996, os Personagens interpretados pelo Personagem BRUCE KANE e os Personagens sem Caracterizações ( ou com pouca Caracterização ) durante os 18 Episódios do Seriado O BELO E AS FERAS ( Apenas 16 Episódios foram ao Ar ). Existem ainda as rápidas Aparições em CHANCHADAS dos anos 50 e 60 e alguns trabalhos paralelos ao longo da Carreira e outras eventualidades.

Depois de Constatar tudo isso, é preciso entrar em outros dois Fatores Importantes :  

1- Chico Anysio Criava os próprios Personagens e também os de NÚCLEO. 

2- Chico Anysio não foi CRIADOR de EXATAMENTE TODOS OS SEUS PERSONAGENS. 

Irmãos, esposas, filhos, amigos, empregados, entre outros, sendo Tipos de Núcleo, ultrapassariam 400 Personagens. Personagens criados EXCLUSIVAMENTE por Chico Anysio, apenas os de Rádio ( exceto PROFESSOR RAIMUNDO, MESTRE FILÓ e alguns outros ) e os de seu início de Carreira na Televisão, assim como os Principais que o consolidaram na década de 60 em CHICO ANYSIO SHOW, NOITES CARIOCAS, O RISO É O LIMITE, e mais alguns outros Humorísticos dos quais participou na época.

Chico Anysio contava com uma Equipe de Redatores que Criou diversos de seus Personagens ( Chico apenas dava alguns retoques e idealizava a INDUMENTÁRIA em parceria com sua Maquiadora ). Nos anos 70, o redator e humorista Arnaud Rodrigues ( que trabalhava com Chico desde os tempos da TV TUPI ) foi o Criador de 80 % ( ou mais ) de TODOS OS PERSONAGENS exibidos no Programa. Engana-se quem pensa que PANTALEÃO, COALHADA, ROBERVAL TAYLOR e outros Clássicos foram Inventados por Chico. Foram inventados por Arnaud, que fez Surgir outros tantos Tipos inesquecíveis, como AZAMBUJA e BAIANO. O DOMÍNIO de Arnaud na Criação de Personagens e Textos foi exatamente o motivo do ROMPIMENTO de Chico Anysio com Ele, em 1976. " O Arnaud começou a dizer aos meus filhos que sem Ele Eu não existia. Eu sabia que Ele dizia isso a todo mundo, mas quando começou a dizer aos meus filhos, vi que era hora de provar a eles que não era bem assim. Chamei o Arnaud á minha casa. Melhor : pedi para que Ele fosse á minha casa.

- Arnaud, Eu vou te Liberar.

" Doeu fazer aquilo, mas era imperioso. Expliquei que tinha necessidade de mostrar aos meus filhos que não era impossível trabalhar sem Ele. Ele tentou Argumentar, dizer que não era isso, que era mentira, mas não teve jeito. Eu o Liberei e Ele foi para a TUPI, andou pela RECORD, perdi notícia Dele. Segui minha Vida. O Boni me dera Autonomia para contratar qualquer redator que Eu julgasse servir. Dei Contrato a muitos.. " relembrou Chico em sua Autobiografia de 1992.

Vários outros Personagens famosos foram Idealizados por Redatores Diversos, como PAINHO e HAROLDO, dois exemplos dos mais Populares da década de 80.

Levando-se em Consideração TUDO ISSO, nos deparamos com uma " Matemática " complicada de Decifrar, sem uma Solução Específica. Apenas uma Certeza : PARA MAIS ou PARA MENOS, Chico Anysio não foi Criador de 209 Personagens. Chico Anysio foi INTÉRPRETE de MAIS DE 300. Vejam ou Revejam em >>https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-galeria-de-personagens/

CHICO ANYSIO CRIOU O PROFESSOR RAIMUNDO

Chico Anysio não foi o Idealizador do Personagem mais Emblemático de sua Carreira. PROFESSOR RAYMUNDO ( durante muito tempo escrito com Y ) foi criado por Haroldo Barbosa ( 1915 -1979 ), um dos mais importantes Radialistas e Humoristas da história do RÁDIO e da TV, em 1952. Transmitida pela rádio MAYRINK VEIGA, a ESCOLINHA se tornou um Sucesso, sendo um Quadro dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE. Haroldo Barbosa foi o Criador do Professor Raymundo. Os dois mais importantes programas da MAYRINK VEIGA eram do Haroldo : VAI-DA-VALSA e A CIDADE SE DIVERTE, ás quartas. O quadro do Professor Raymundo encerrava a CIDADE.. (.. ) Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte.. "

Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/a30-anos-da-escolinha-do-professor-raimundo/ e em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/a-saga-do-professor-raimundo/

CHICO ANYSIO INVENTOU E CONSOLIDOU O STAND-UP NO BRASIL

A Cara Limpa, os Textos/Piadas e o Microfone, geralmente em Pé. Chico Anysio foi o PIONEIRO desse Estilo de se fazer Humor. Mas não foi seu inventor, como alguns Afirmam. O Humorista José Vasconcellos ( 1926 - 2011 ) é quem foi O PAI do STAND-UP no Brasil. Chico Anysio apenas popularizou e CONSOLIDOU esse Estilo de fazer Comédia, muito anos antes da primeira década de 2000, onde houve o surgimento de diversos comediantes que se tornaram famosos devido a esse Gênero de fazer Humor. Ainda nos Anos 70, o próprio José Vasconcellos já era considerado Ultrapassado dentro do STAND-UP, evitando o Uso de PALAVRÕES nos Espetáculos. " José Vasconcellos foi dos que Relutou muito, demorou demais a dizer Palavrões. Seus Shows andaram vazios no tempo em que ele se anunciava como ' o Humorista das Famílias' .. (.. ) ..Ninguém, nos dias de Hoje, dá uma TRAULINADA em ninguém. Dá-se uma Porrada. Ninguém manda ninguém para o Diabo que o carregue, manda-se tomar dentro.. ", contou Chico em sua Autobiografia.

Vejam ou Revejam >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/

CHICO ANYSIO FOI O GÊNIO DO MONÓLOGO DO COMERCIAL DA SHARP

Muitos acham isso, mas quem Criou o Inesquecível Texto NASCER VELHO, MORRER DE INFÂNCIA foi o falecido redator Marcos César. Foi exibido entre as Crônicas de Chico Anysio no FANTÁSTICO por volta de 1978 e Reaproveitado em 1990 para o Comercial de 30 Anos da SHARP, onde Chico fazia o Monólogo com algumas Adaptações/Modificações na Narrativa.

" Com a saída do Arnaud, passei para o Marcos César os Monólogos do FANTÁSTICO e como saí ganhando nessa Troca ! Marcos não era bom de Diálogo mas em Monólogos, nem Max Nunes conseguiu ser melhor que Ele. Somente o Texto do comercial da SHARP, onde Eu dizia que o homem devia nascer com Oitenta anos e morrer Criança é suficiente para mostrar sua Competência ! ", contou Chico em sua Autobiografia.

O DOCE ESPORTE DO SEXO FOI O PRIMEIRO FILME DE CHICO ANYSIO

SIM, foi a Estreia EFETIVA de Chico no Cinema. Mas houveram duas tentativas anteriores. Teoricamente, o primeiro Filme de Chico Anysio a ser rodado foi O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO, de 1967. Antes de Protagonizar O DOCE ESPORTE DO SEXO, em 1971, haviam planos de Dois Filmes com Chico Anysio, que seriam rodados entre 1967 e 1969. O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO, de seu irmão Zelito Viana, teve Argumento em parceria com Luis Carlos Maciel, sob Roteiro e Direção de Eduardo Coutinho. Uma Produção da MAPA FILMES ( produtora em Sociedade de Zelito e de Chico ), o Filme seria rodado no Rio de Janeiro. Em 1969, veio a ideia de outro Filme, KIKO, cujo o Protagonista de Chico seria um rapaz vítima de Chacota dos demais Personagens, e cuja história, de autoria de seu irmão Zelito, seria dirigida por Daniel Filho. Nenhuma das Duas Produções, porém, chegaram a ter Continuidade.

CHICO ANYSIO ERA CONTRA A MODERNIZAÇÃO DO HUMOR NA TV GLOBO

Essa Afirmação foi Incutida na Cabeça das pessoas pela " Mídia Marrom ", que acabou virando Polêmica em outros lugares. Quando a TV GLOBO resolveu reformular seu esquema de programas humorísticos, Chico não foi contra a " Modernização ", nem tinha medo da Renovação. Os Fatores eram outros : " É lógico que a renovação tem que existir, mas não pode implicar na dispensa de quem já está há anos. É a mesma coisa que colocar o time Juniores do Flamengo para jogar no lugar do Titular ", declarou ao JORNAL DO BRASIL em 1989 ( Reportagem Completa neste BLOG em 2021 ). Na Reportagem, Chico garantiu adorar ler O PLANETA DIÁRIO e a CASSETA POPULAR e que achava Regina Casé ótima profissional. Mas, nas poucas vezes em que ligou a televisão para assistir a TV PIRATA, desistiu. " Estava jantando quando a Débora Bloch começou a vomitar. Pode-se muito bem fazer Besteirol sem precisar vomitar.. " Chico simplesmente não confiava naquele novo tipo Humor : " Não convence colocar a Louise Cardoso como mãe da Cristina Pereira. Em humor, isso não funciona. Por isso defendi que se colocassem pessoas como a Berta Loran, mas não concordaram. "

TV PIRATA foi a grande polêmica da época envolvendo Chico Anysio e a Nova Geração de Comediantes daquele período. Chico sempre fez questão de " Desmontar " as " Verdades " que eram espalhadas na Mídia, mesmo depois de muitos anos da extinção do Humorístico, em 1991. Em sua Autobiografia Chico relatou o que sempre repetiu em diversos Programas de entrevistas : " Fui chamado á sala do Daniel ( Filho ) para escutar, junto com ele e com o Manga ( Carlos ), a leitura do programa piloto da TV PIRATA. Além de nós três, estavam na sala : o Guel Arraes, diretor do programa, o Paulo Ubiratan, diretor da executiva a que o programa pertencia e o Cláudio Paiva, seu redator final e co-redator. Cláudio Paiva leu o programa número um e ficou na sala um silêncio constrangedor. Fomos todos embora.. (.. ) ..nos reunimos : o Manga, o Daniel e Eu. Somente Eu via possibilidade de o programa dar certo. Pedi ao Paulo Ubiratan todos os texto que os redatores haviam mandado e disse ao Daniel onde estava o erro inicial da TV PIRATA :

- Se o Cláudio Paiva vai ser o redator final, não pode escrever para o programa. Ele escrevendo, automaticamente dará preferência aos seus próprios textos. O redator final tem que ficar de fora.

Levei para Correias 285 textos. Eram SCRIPTS de mais de dez autores. Os melhores textos eram da turma da CASSETA POPULAR e estes estavam de fora. Foi um trabalho exaustivo mas que eu fiz com o maior cuidado e absoluto critério. Separei os textos em quatro blocos :

a) Os que podiam  ser feitos semanalmente

b ) Os que podiam só ser feitos uma vez por mês

c) Os que só serviam para UMA apresentação

d) Os que não serviam

Passei aquilo ás mãos do Daniel por meio do Paulo Ubiratan, e lembro de haver juntado áquela maçaroca de papéis uma TIRINHA do Luís Fernando Veríssimo que saíra na " Revista de Domingo " do JB onde havia três quadrinhos . No primeiro quadrinho um boneco dizia olhando para o céu : ' O Velho Sol '. No segundo quadrinho, o outro boneco dizia : ' A Velha Lua '. No terceiro quadrinho um boneco dizia para o Outro : ' É.. tem uma hora que tem que chamar um Profissional '. Mandei o material e saí de circuito, já que fizera aquilo sem nenhum interesse financeiro. Só estava querendo ajudar. Não ganhei um único centavo pelo trabalho. Então recebi um telefonema do Paulo Ubiratan me dizendo que o Cláudio Paiva não aceitava trabalhar comigo.

- E quem disse que ele vai trabalhar ? Estou fora.

Vieram então os repórteres ( todos jovens ) com as perguntas. Não recusei dar qualquer entrevista. Disse ( e repito agora ) que um programa de televisão tem que ser entendido pela minha Cozinheira. O público da Televisão não é uma Elite.. (.. ) ..O Programa quando vai ao ar é visto AO MESMO TEMPO por uma lavadeira em Taguatinga, um deputado em Alagoas, uma doméstica em Belém.. (.. ) ..é preciso falar uma Linguagem que a maioria entenda e a maioria tem um entendimento abaixo da intelectualidade.. (.. ) ..Usei ' minha empregada ' como um Símbolo. Fizeram gozações comigo de todos os tipos. O pessoal da CASSETA POPULAR mais do que todos.. (.. ) ..A jovem imprensa, que hoje é maioria, pegou no meu pé e criou uma ZONA DE ATRITO entre Mim e a Turma da TV PIRTA. Um Atrito que nunca existiu, porque eu torço a favor de todo e qualquer programa de humor que se produza, seja em que emissora for.. (.. ) .. O Fracasso de um Programa PESA sobre os demais. Quero é que todos deem certo.. (.. ) ..Começaram a me chamar de Velho, como se velhice fosse defeito, e a dizer que Eu estava Superado - como se isso fosse verdade.. (.. ) ..Fiquei sendo o anti- TV PIRATA. (.. ) .. A CASSETA POPULAR, de quem só falei bem e a quem fiz elogios, até hoje faz gracinhas idiotas comigo. Não concordo, mas aceito... (.. ) .. Considero AÉTICO o procedimento deles. E também INJUSTO, porque não sou dos que jogam pedras em quem me dá flores.. "

Ironia do Destino ou não, TV PIRATA saiu do Ar em 1991, mesmo Ano em que Chico passou a DOMINAR a grade de Programação da TV GLOBO ao mesmo tempo com EACC ( Estados Anysios de Chico City ) e a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, um Fenômeno desde que se tornou um programa próprio em 1990, cujo o Elenco encabeçado por Chico era quase totalmente de Comediantes Experientes ou taxados de " Superados " .

CHICO ANYSIO FOI CASADO 6 VEZES

LEGALMENTE ou COM FILHOS, apenas 6. Mas, na totalidade, Chico foi casado 9 Vezes, declaração do próprio Chico, em 2003, ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, três anos depois de ter escrito e lançado o Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, onde relatou sobre os Fracassos vivenciados e compartilhou os Erros e os Aprendizados que adquiriu ao longo do tempo. Seus Romances e Namoros entre os períodos de Separações e Recomeços Matrimoniais são INCONTÁVEIS.

CHICO ANYSIO TINHA A FAMA DE BRIGUENTO

Tinha. Mas só quem Conviveu com Ele pode Afirmar essa Característica. Portanto, as AFIRMAÇÕES MIDIÁTICAS ao longo dos anos são apenas PONTOS DE VISTA diante de OCASIONALIDADES. Ou Sensacionalismo Jornalístico, dependendo do Caso/Situação. Para Chico Anysio, SINCERIDADE era simplesmente SER TRANSPARENTE. Ser PRÁTICO e OBJETIVO. Mas, como FIGURA PÚBLICA, ser Sincero algumas vezes lhe custou muito Caro. Chico sempre foi do tipo HONESTO sobre o Assunto que fosse. Polêmico desde Sempre, Chico jamais escondeu Fatos e Sentimentos. Por isso mesmo, sempre foi um " Prato Cheio " á Imprensa, onde várias entrevistas do Mestre em Jornais e Revistas acabaram se tornando Históricas, e onde a própria Mídia se apropriou de Declarações suas, de forma Deturpada, como forma de atingi-lo em outras oportunidades. Chico Anysio foi atribuído á fama de briguento pela Impulsividade de dizer o que lhe vinha á cabeça. Mesmo que se Retratasse posteriormente, não deixava de desabafar, de expurgar a Raiva ou o Descontentamento. Mesmo em situações em que o ERRO não havia sido proveniente DELE, fazia questão de se Retratar. Mas Chico não abria mão de ser Sincero. Sempre que tinha Oportunidade, declarava : " NÃO SEI REPRESENTAR NA VIDA REAL. "

Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-sinceridade-e-preciso/

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).