8 Anos sem o Mestre do Humor

27/03/2020

Esta Semana completou-se 8 Anos que o Brasil perdeu o Mestre do Humor e o ARTISTA MAIS COMPLETO da História Nacional. Infelizmente, o Dia 23/03 não teve as Atenções Voltadas a Homenagens, Recordações e Retrospectivas. O FOCO ficou por conta de Polêmicas Midiáticas e Sensacionalismo em torno de um Assunto Judicial Complicado e de Cunho Particular, que já vem sendo explorado há tempos, e que lamentavelmente tomou Proporções ainda maiores na última Segunda-feira, devido a Relatos Íntimos, de Veracidade duvidosa, por se tratar de Pessoas que não estão mais entre Nós. 

Particularmente, acho que nem o PÚBLICO e nem a própria MÍDIA teria o direito de ficar Fuçando. Nem questões Judiciais e nem outros Assuntos. São coisas que só dizem respeito aos Envolvidos. Ninguém tem nada com isso, com os problemas particulares dos outros, mesmo Figuras Públicas.

Em Contrapartida a TUDO ISSO, o TEMA desta Semana traz um Panorama sobre TÓPICOS Relevantes, após os 8 Anos de Ausência do MESTRE.

..Os Rumos do Humorismo no Brasil..

Desde o final dos Anos 60, a grande preocupação de Chico era : " DE QUEM MEUS NETOS VÃO RIR ? " Foram incontáveis as entrevistas ao longo das décadas discorrendo sobre Isso. Em 1980, á Revista AMIGA, foi Enfático ao afirmar : " Não se faz um Humorista em menos de dez anos. Hoje em dia com o progresso, com as coisinhas que pintam, você pode fazer um em cinco anos. Então, se até 1985 não aparecer pelo menos uns 30 humoristas, em 1992 não tem mais ninguém fazendo Graça neste país.. (.. ) ..Para você ter uma ideia, Renato Aragão foi o último comediante que apareceu, e ele já deve ter uns 18 anos de Carreira.. " Na mesma Revista, bem antes, em 1974, foi bem mais Pessimista, em uma Matéria cujo Título foi uma Frase sua : " O HUMOR VAI ACABAR POR BAIXO. " 

De tempos em tempos, várias coisas foram evoluindo. Muitos Profissionais foram Surgindo e se revelando, inclusive em seus Programas. ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO mantinha os VETERANOS e abria espaços aos NOVOS. Seu CHICO TOTAL, de 1996, foi a Abertura de muitos humoristas que viriam a se tornar ÍCONES DO HUMORISMO no Brasil da Atualidade, como Heloísa Perissé, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, e seu próprio filho Bruno Mazzeo, na época um dos redatores do Humorístico, ainda aos 19 anos de idade.

ZORRA TOTAL, idealizado por Chico, e Projeto do qual era o MENTOR, se tornou a MISTURA de todas as GERAÇÕES e seus ESTILOS de fazer HUMOR.

A questão dos dias Atuais é a QUALIDADE do que vem sendo Apresentado. Aliás, já faz muito tempo no Brasil que, seja em qualquer Área Artística, SUCESSO e POPULARIDADE não tem necessariamente Relação/Ligação com QUALIDADE. São independentes disso. 

Evidente que há uma Safra de Profissionais Criativos e Engraçados. Mas, Chico, que sempre tinha um Olhar ANALÍTICO sobre TUDO e TODOS, muito provavelmente não estaria Satisfeito com os rumos do Humor no Brasil ( ainda Vivo, já não estava ! ).


..A Popularização do STAND-UP..

O Esquema ONE SHOW MAN já havia se Popularizado muitos anos antes do Falecimento do Mestre. O Pioneirismo de Chico Anysio com seus Shows e Espetáculos pelo país desde os anos 60 foi dando forma ao que Hoje chamamos de STAND-UP, Tema que inclusive já foi abordado  no Meu Espaço de Reflexões neste Blog, em Outubro do Ano Passado >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/stand-up-dos-primordios/.

Logicamente que os Períodos, os Assuntos, e o Público eram Outros. Mas, Hoje, existe mesmo prazer em sair de Casa para assistir um Show de Humor ? E Chico Anysio fazendo Shows Hoje ? Os Últimos Espetáculos de sua Carreira foram  TAL PAI, TAL FILHO, com o filho André Lucas e CHICO.TOM, em parceria com Tom Cavalcante. Sozinho, encenou O FOFO, no início dos anos 2000, que tinha por objetivo abordar os problemas típicos dos brasileiros de maneira CRÍTICA, levando á plateia aos RISOS, mas também á REFLEXÃO. Foi Escrito e Dirigido por Ele Mesmo. Entre 2003 e 2004 apresentou CHICO ANYSIO, O FANTÁSTICO e EU CONTO, VOCÊS CANTAM ( que misturava histórias cômicas e músicas ) esteve em cartaz de 2005 a 2011. Não muito diferentes de seus Espetáculos CLÁSSICOS ( Relembrem TODOS em >> ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/), já se encaixavam no Cenário Comportamental/Social do Terceiro Milênio. Aliás, Chico com seu pensamento de que " Não existe Humor Velho, nem Novo, existe Humor Engraçado e Sem Graça", prosseguiria LOTANDO Teatros e Casas de Shows, e, sem a menor dúvida, atraindo ás novas Gerações. 



..A Era Digital..

As Plataformas Digitais seriam um " Prato Cheio " para Chico Anysio. Sem Espaço na Televisão, um Canal seu pelo YouTube seria um Sucesso Estrondoso, e, dependendo da temática abordada " quebraria a Internet ". Inteligente, Sagaz, e sem Papas na Língua, traria o Paralelo de seu SENSO CRÍTICO com seu Humor PECULIAR para TEMAS Polêmicos e de extrema Atenção. 

..A Chatice do Politicamente Correto..

Chico, tanto no Rádio como na TV,  fazia Humor nos Tempos de CENSURA, e ainda assim conseguia levantar questões Importantes e Divertir. Nos tempos de ABERTURA ( final da década de 70 ), o Leque de possibilidades se Ampliou. Hoje, alguns Personagens de Chico seriam INCONCEBÍVEIS. Inconcebíveis pelas mudanças na Sociedade, mas, por outro lado, pela Ausência de um pensamento mais Amplo, que antigamente as pessoas se permitiam com mais facilidade. Já escrevi também sobre isso no Meu Espaço de  Reflexões neste Blog, em Setembro do Ano Passado >>https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-o-politicamente-correto/.

Como já disse por lá, Chico, se ainda estivesse entre nós, diante de uma Época cheia de Polêmicas para todos os lados, continuaria com sua SAGACIDADE diante de vários TEMAS. Daria Lições a muita gente que não possui uma Capacidade AMPLA de distinguir até onde uma BRINCADEIRA vira DE FATO uma OFENSA e/ou DESRESPEITO. E muitos de seus Diálogos seriam um " Tapa na Cara " aos vários Hipócritas que " Pregam " sobre diversos Aspectos/Assuntos.

..A Falta que faz a Inteligência e o Senso Crítico de Chico Anysio..


Sempre digo que meus Vídeos Preferidos de Chico Anysio são os de Entrevistas, não os de Programas de Humor. Não apenas pelo nível Cultural e Elegância Comportamental. Mas pelas Análises profundas, pelas Críticas inteligentes, pelos convites á Reflexão. O Próprio Humor de Chico Anysio era um Convite constante á Reflexão ! Se juntarmos TODOS OS TÓPICOS ANTERIORES, chegaremos á Conclusão do quanto a Inteligência e o Senso Crítico do MESTRE fazem Falta ! Seja no Esquema de Humor Atual, seja nos Palcos, tendo as Plataformas Digitais como MEIO DE COMUNICAÇÃO e passando por cima do POLITICAMENTE CORRETO, Chico Anysio, com sua PERSONALIDADE e EXPERIÊNCIA, seria uma Figura Primordial. Figura da qual não temos Mais.. Mas temos ao menos como Exemplo de Quem SE ESPELHAR !

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais