9 LIVROS HISTÓRICOS sobre Televisão, Teatro, Cinema e outras Artes contendo Chico Anysio

03/01/2021

No Primeiro TEMA de 2021 no Blog, em ALUSÃO ao 90 ANOS do MESTRE Chico Anysio, eis uma SELEÇÃO de LIVROS HISTÓRICOS sobre Televisão, Cinema e outras Artes, contendo Chico Anysio. 

AMOR AO TEATRO, de Sábato Magaldi, lançado em 2015 pela Edições Sesc São Paulo. O Livro, de Autoria de Magaldi, foi editado por sua Esposa Edla van Steen e por José Eduardo Vendramini, e traz uma Compilação de Peças Teatrais e Espetáculos das décadas de 1950 a 2000, organizadas Cronologicamente, além das Análises de Cada uma delas, retratando a História do Teatro Brasileiro sob a Ótica de um dos mais Importantes Críticos da Arte Nacional. Chico Anysio faz parte dessa História com CHICO ANYSIO.. SÓ, o primeiro Show Efetivo de sua Carreira e um dos mais Marcantes de toda sua Trajetória nos Palcos, que Revolucionou o jeito de se fazer Humor AO VIVO e Consolidou o Estilo STAND -UP.

O Livro GLORIA IN EXCELSIOR - ASCENSÃO, APOGEU E QUEDA DO MAIOR SUCESSO DA TELEVISÃO BRASILEIRA, de Álvaro de Maya, relata os bastidores de uma das maiores Emissoras de TV já existentes no País. Chico Anysio fez parte da EXCELSIOR, entre idas e voltas. Foi, ocasionalmente, o responsável pela contratação do Diretor Carlos Manga, em 1963, que tempos depois assumiu o Cargo de Diretor Geral de Programação ( Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/ ). Lançado em 2004, faz parte da Coleção APLAUSO, da Imprensa Oficial.

O Livro DATAS E FATOS - O QUE ACONTECEU EM CADA DIA DO ANO, OS SANTOS E AS COMEMORAÇÕES, lançado em 2015, inclui a Data de Nascimento do Mestre : 12 de Abril de 1931. Concepção, Atualização e Edição: André Motta Lima. Capa e Projeto Gráfico: Cecília Castro.

O Livro MPBambas, do Jornalista e Crítico Musical Tárik de Souza, de 2016, lançado em 2017 pela Kuarup Editora, é uma Reprodução das melhores entrevistas feitas por ele em seu Programa Homônimo, que foi exibido pelo CANAL BRASIL no período de 2009 a 2014. Chico Anysio, que participou do Programa em Julho de 2010, faz parte do Livro, contando partes de sua história como Compositor.

O Livro CTC conta a história do CLUBE DE TÊNIS CATANDUVA. Chico é mencionado no Livro por sua Apresentação Especial no Palco do CTC, em Show realizado em 24 de Outubro de 1993 ( Registro com Foto ).

ENSAIO GERAL - UMA HISTÓRIA DO TEATRO RECORD CONSOLAÇÃO, de Otávio Fernandes Nadaleto, narra os Bastidores do Local mais importante do CANAL 7 durante a década de 60, Emissora da qual Chico Anysio fez parte. O Teatro foi Destruído por um incêndio e jamais Reconstruído.

HISTÓRIAS E CAUSOS DO CINEMA BRASILEIRO, da Coleção APLAUSO, da Imprensa Oficial, de autoria da Diretora Betse de Paula, traz relatos de seu Pai, Zelito Viana, irmão de Chico Anysio e um dos Cineastas mais Importantes da História do Cinema Nacional. Zelito relembra o início de Carreira, fala sobre a família de Artistas e revela os Bastidores de seus Principais trabalhos no Cinema.

Organizado por Jair Martins de Miranda e Martha Tupinambá de Ulhôa, o Livro ANAIS DO 2º CONGRESSO NACIONAL DO SAMBA : 50 ANOS DA CARTA E DO DIA NACIONAL DO SAMBA, de 2012, relembra passagens do um Gêneros Musicais mais Populares e Importantes do Brasil. Chico Anysio é relembrado no Livro quando Homenageado no Carnaval de 1984 pela CAPRICHOSOS DE PILARES.

Logicamente que Chico Anysio não poderia deixar de ser Citado no Livro TELEVISÃO BRASILEIRA - 60 ANOS DE OUSADIA, ASTÚCIA E REINVENÇÃO, de José Marques de Melo, lançado em 2010. O Livro foi uma Publicação editada com o apoio do Programa GLOBO UNIVERSIDADE, para subsidiar os debates do CELACOM 2010 SIV - Colóquio Internacional da Escola Latino-americana de Comunicação, realizado no Memorial da América Latina.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).