90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 11 )

02/04/2021

Apesar do Especial não ter tido grandes Repercussões, estava tudo acertado para que continuasse na grade de programação da GLOBO em 1989. Tempos depois, sem explicações, foi VETADO pela emissora, o que gerou grandes problemas e Atritos entre Chico e a GLOBO. ( Assunto já abordado por este Blog ! )

" O Boni deu Sinal Verde e Eu Contactei 70 jovens atores e encomendei os Textos. Fiz a Redação Final dos quatro primeiros programas e, na véspera da primeira gravação, já em Março, o Boni Cancelou. Até hoje não sei a Razão. Mas até hoje não esqueço o Drama daqueles 70 atores que, acreditando na minha palavra, tinham desfeito compromissos por causa do GRUPO ESCOLACHO. Peças de Teatro, Filmes, contratos com a Manchete, vários motivos paralelos alegados. O Daniel não me ajudou a Contornar a Coisa. Ele era Diretor Geral, sua Palavra tinha mais Força do que ele imaginava. Ele não mexeu uma Palha para tentar demover o Boni da Decisão de não realizar o programa. Argumentei de Todos os Modos :

- É um programa que não vai Custar Nada além do Elenco. O Figurino e os Cenários já estão prontos.

- Não.

- Os atores já foram Contactados, há gente que perdeu trabalho por causa do GRUPO.

- Não.

O Ibope deu 96 % de Aprovação e os 4 % restantes eram 'Tanto faz '.

- Não.

- Ninguém foi Contra a Manutenção do programa e já há quatro textos prontos. Não quer Ler, antes, para depois ver se Corta ?

- Não.

A Irredutibilidade do Boni me Enlouqueceu. O Telefone não parava na minha Casa.

- E Agora, Chico, como é que Eu fico ? Eu Topei por sua Causa.

- Vou ver o que é que Eu posso fazer. Me liga depois.

Nunca escutei tanto TRIIIM na minha Vida. Consegui colocar uns 20 atores no CHICO ANYSIO SHOW e arranjei emprego para dois ou três com o Carlos Alberto de Nóbrega, na PRAÇA. Foi isto que provocou o problema que quase me fez sair da GLOBO.

Telefonei para o Carlos Alberto e consegui, por meio dele, um Encontro com o Silvio Santos. Carlos me pegou no aeroporto de São Paulo e me deixou na casa do Silvio, com quem conversei por umas três horas. Só não saí da GLOBO porque o Silvio não me pôs um Contrato á frente naquela tarde. Fiquei de tentar um estúdio no Rio, onde gravasse o programa, já que seria impossível ele bancar a ida de 70 atores, semanalmente, a São Paulo, com despesas de passagem, estadia, hotel, etc. Virei o Rio de cabeça pra baixo. Andamos tentando o TYCOON, mas o Paulinho, dono do Estúdio, pediu 4 Milhões de Dólares.

- Em quantas vezes? - perguntou o Silvio.

- Em Três, respondeu o Paulinho. Em Três Vezes. Uma de manhã, uma de tarde e uma de noite.

Não havia estúdio á disposição no Rio e no da TV CORCOVADO ( pertencente ao Silvio ) não dava para fazer o programa e era impossível aumentá-lo - ele está montado sobre uma Rocha. A Coisa foi esfriando. O Sérgio Murad ( Beto Carrero ) intercedia para que Eu continuasse na GLOBO. Eu pensei nos Anos de Casa que Tinha e estava perdendo. A Raiva começou a passar. Percebi que a Bronca que Eu pegara do Daniel era sem sentido : ele não tinha Força que Eu imaginava. Sérgio Murad foi o Intermediário da Conciliação que Veio. Foi Melhor. Arrependo-me de muita coisa que disse, de muitas declarações que fiz de Cabeça Quente e Coração Fervendo. A Imprensa Disse que Eu Disse não ter Dito o que Ela ela Dissera que Eu havia Dito. A Frase é tão Confusa quanto a Situação, mas a Imprensa, naquele momento, já estava contra Mim, porque além deste Episódio do GRUPO ESCOLACHO acontecera, junto, o da TV PIRATA. "

Quando TV PIRATA foi criado, a Imprensa " fez Barulho ", apontando Chico Anysio como sendo CONTRA a RENOVAÇÃO DO HUMORISMO TELEVISIVO. Logo Chico Anysio que Carregava a Preocupação do Futuro do Humor no País ? Logo Chico Anysio que Criou e batalhou tanto pelo GRUPO ESCOLACHO, quase " metendo os pés pelas Mãos " em sua Carreira e arriscando perder tantos Anos de TV GLOBO ? Quase trocando a Trajetória de Sucesso dentro de uma Emissora pela Incerteza em Outra ?

Pois é.. A GANA da Mídia era tanta, que Valia mais a POLÊMICA do que A NOTÍCIA. Chico foi Vítima de inúmeras Perseguições Midiáticas. " Chico Anysio era CONTRA a TV PIRATA. " Essa Afirmação foi Incutida na Cabeça das pessoas pela " Mídia Marrom ", que acabou virando Polêmica em outros lugares. Quando a TV GLOBO resolveu reformular seu esquema de programas humorísticos, Chico não foi contra a " Modernização ", nem tinha medo da Renovação. Os Fatores eram outros : " É lógico que a Renovação tem que existir, mas não pode implicar na dispensa de quem já está há anos. É a mesma coisa que colocar o time Juniores do Flamengo para jogar no lugar do Titular ", declarou ao JORNAL DO BRASIL em 1989 ( Reportagem Completa neste BLOG em 2021 ). Na Reportagem, Chico garantiu adorar ler O PLANETA DIÁRIO e a CASSETA POPULAR e que achava Regina Casé ótima profissional. Mas, nas poucas vezes em que ligou a televisão para assistir a TV PIRATA, desistiu. " Estava jantando quando a Débora Bloch começou a vomitar. Pode-se muito bem fazer Besteirol sem precisar vomitar.. " Chico simplesmente não confiava naquele novo tipo Humor : " Não convence colocar a Louise Cardoso como mãe da Cristina Pereira. Em humor, isso não funciona. Por isso defendi que se colocassem pessoas como a Berta Loran, mas não concordaram. "

TV PIRATA foi a grande polêmica da época envolvendo Chico Anysio e a Nova Geração de Comediantes daquele período. Chico sempre fez questão de " Desmontar " as " Verdades " que eram espalhadas na Mídia, mesmo depois de muitos anos da extinção do Humorístico, em 1991. Em sua Autobiografia Chico relatou o que sempre repetiu em diversos Programas de entrevistas : " Fui chamado á sala do Daniel ( Filho ) para escutar, junto com ele e com o Manga ( Carlos ), a leitura do programa piloto da TV PIRATA. Além de nós três, estavam na sala : o Guel Arraes, diretor do programa, o Paulo Ubiratan, diretor da executiva a que o programa pertencia e o Cláudio Paiva, seu redator final e co-redator. Cláudio Paiva leu o programa número um e ficou na sala um silêncio constrangedor. Fomos todos embora.. (.. ) ..nos reunimos : o Manga, o Daniel e Eu. Somente Eu via possibilidade de o programa dar certo. Pedi ao Paulo Ubiratan todos os texto que os redatores haviam mandado e disse ao Daniel onde estava o erro inicial da TV PIRATA :

- Se o Cláudio Paiva vai ser o redator final, não pode escrever para o programa. Ele escrevendo, automaticamente dará preferência aos seus próprios textos. O redator final tem que ficar de fora.

Levei para Correias 285 textos. Eram SCRIPTS de mais de dez autores. Os melhores textos eram da turma da CASSETA POPULAR e estes estavam de fora. Foi um trabalho exaustivo mas que eu fiz com o maior cuidado e absoluto critério. Separei os textos em quatro blocos :

a) Os que podiam ser feitos semanalmente

b ) Os que podiam só ser feitos uma vez por mês

c) Os que só serviam para UMA apresentação

d) Os que não serviam

Passei aquilo ás mãos do Daniel por meio do Paulo Ubiratan, e lembro de haver juntado áquela maçaroca de papéis uma TIRINHA do Luís Fernando Veríssimo que saíra na " Revista de Domingo " do JB onde havia três quadrinhos . No primeiro quadrinho um boneco dizia olhando para o céu : ' O Velho Sol '. No segundo quadrinho, o outro boneco dizia : ' A Velha Lua '. No terceiro quadrinho um boneco dizia para o Outro : ' É.. tem uma hora que tem que chamar um Profissional '. Mandei o material e saí de circuito, já que fizera aquilo sem nenhum interesse financeiro. Só estava querendo ajudar. Não ganhei um único centavo pelo trabalho. Então recebi um telefonema do Paulo Ubiratan me dizendo que o Cláudio Paiva não aceitava trabalhar comigo.

- E quem disse que ele vai trabalhar ? Estou fora.

Vieram então os repórteres ( todos jovens ) com as perguntas. Não recusei dar qualquer entrevista. Disse ( e repito agora ) que um programa de televisão tem que ser entendido pela minha Cozinheira. O público da Televisão não é uma Elite.. (.. ) ..O Programa quando vai ao ar é visto AO MESMO TEMPO por uma lavadeira em Taguatinga, um deputado em Alagoas, uma doméstica em Belém.. (.. ) ..é preciso falar uma Linguagem que a maioria entenda e a maioria tem um entendimento abaixo da intelectualidade.. (.. ) ..Usei ' minha empregada ' como um Símbolo. Fizeram gozações comigo de todos os tipos. O pessoal da CASSETA POPULAR mais do que todos.. (.. ) ..A jovem imprensa, que hoje é maioria, pegou no meu pé e criou uma ZONA DE ATRITO entre Mim e a Turma da TV PIRTA. Um Atrito que nunca existiu, porque eu torço a favor de todo e qualquer programa de humor que se produza, seja em que emissora for.. (.. ) .. O Fracasso de um Programa PESA sobre os demais. Quero é que todos deem certo.. (.. ) ..Começaram a me chamar de Velho, como se velhice fosse defeito, e a dizer que Eu estava Superado - como se isso fosse verdade.. (.. ) ..Fiquei sendo o anti- TV PIRATA. (.. ) .. A CASSETA POPULAR, de quem só falei bem e a quem fiz elogios, até hoje faz gracinhas idiotas comigo. Não concordo, mas aceito... (.. ) .. Considero AÉTICO o procedimento deles. E também INJUSTO, porque não sou dos que jogam pedras em quem me dá flores.. "

Ironia do Destino ou não, TV PIRATA saiu do Ar em 1991, mesmo Ano em que Chico passou a DOMINAR a grade de Programação da TV GLOBO ao mesmo tempo com EACC ( Estados Anysios de Chico City ) e a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, um Fenômeno desde que se tornou um programa próprio em 1990, cujo o Elenco encabeçado por Chico era quase totalmente de Comediantes Experientes ou taxados de " Superados " .


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).