90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 15 )

06/04/2021

ÚNICO Personagem de Chico Anysio sem Teor Humorístico, O PROFETA era um Personagem que representava um momento de Seriedade e Reflexão aos Espectadores. Criado em 1977, em CHICO CITY, inicialmente se chamava PROFETA JOCA EZEQUIEL. Já nos tempos de CHICO ANYSIO SHOW, a partir de 1982, passou a ser JESUÍNO, O PROFETA, que sempre terminava os Programas de Chico Anysio com alguma Mensagem Positiva ou Lição a Refletir. " Eu tirava as FALAS do PROFETA de uma Revista Messiânica que um Amigo havia me mostrado. ", contou Chico em meados dos anos 80. O PROFETA foi resgatado da Galeria de Tipos de Chico Anysio em 1991, que encerrava EACC ( Estados Anysios de Chico City ), na Fase em que o Humorístico havia sido forçadamente Reformulado. Dois anos depois, ainda se tornou LIVRO. JESUÍNO - O PROFETA foi escrito e lançado em 1993, com Prefácio de Ghiaroni ( um dos Líderes da Equipe de Redatores dos Programas de Chico e seu Amigo pessoal ) e ainda Texto Especial de Vicente Pereira. O Livro trazia CONTOS escritos por Chico Anysio, baseados em Situações Tristes ou Problemáticas da Região Nordestina, onde o PROFETA sempre surgia com suas Palavras de ALENTO ou LIÇÕES REFLEXIVAS de Otimismo e Fé.

Chico Anysio acreditava no LIRISMO dentro HUMOR. " Um dia perguntei ao Vinicius ( de Moares ) qual o Parentesco entre a POESIA e o HUMORISMO e o Poeta me respondeu, com um Sorriso:

- Ora, Chico A.. são Irmãos.

" E é Verdade. Um dos maiores Humoristas deste País foi Carlos Drummond de Andrade, aquele que era, por acaso, seu maior Poeta. " (.. ) .. " No que Tange ao meu Trabalho em particular, eu aprendi com Charles Chaplin que a gente pode colocar Coisas Sérias dentro da Graça. E isso eu procuro fazer, uso Personagens que fazem coisas até Líricas, por que Chaplim nos ensinou, principalmente, que o Humor pode ser TUDO, até Engraçado.. "

Chico era um Artista que procurava retratar TUDO dentro do HUMOR, trazendo Reflexões e Debates. Até mesmo o FEMINISMO, movimento do qual era Contrário ( não por ser MACHISTA, mas acreditar ser um Movimento que jamais levaria a lugar algum )." Acho trouxa este movimento Feminista porque a Mulher não tem nada de querer se igualar ao Homem, a diferença é muito importante, é fundamental ", declarou em 1978 á extinta Revista Masculina ELE, ELA, da editora Bloch ( já Postada NA ÍNTEGRA por este Blog ). " A Mulher foi acomodada durante séculos. Um dos empregos mais rendosos que havia era o de Esposa. Então, ela foi se acomodando, não por minha culpa, por culpa dela mesma. Ela se deixou acomodar, entrar nessa, curtir. Porque, atenção, a Lei foi feita pelo Homem contra o Homem. Não foram as Mulheres que fizeram a Lei. Os homens se reuniram e disseram assim : " Vamos fazer uma Lei contra nós ? Vamos ! No caso da Separação, o marido dará uma Pensão até o fim da Vida ? Essa é uma boa, bota aí ! Separou, filho fica com a Mãe ? Esta é maravilhosa ! Bota aí ! (.. ) ..A Lei foi feita pelos homens Contra os homens. E, como a Lei Conjugal era muito favorável á Mulher, os direitos conjugais eram exclusivamente a favor da Mulher - a Mulher ficou numa boa. Ao casar, ela estava garantida, dependendo com quem se casasse, apenas para o resto da vida. Casou, está empregada. Afrouxaram, não foi minha culpa. De repente a mulher quis sair disso, em apenas uma geração. Mas como sair disso no espaço de uma geração se isso acontece há séculos ? Vamos dar tempo ao tempo. Esperar. Já está muito melhor do que estava.. "

A DISCUSSÃO com a Repórter sobre o Feminismo naquela época ( e a Persistência de Chico em Manter suas Opiniões, ainda que Polêmicas ! ) Rendeu.. e como Rendeu !! " Eu, no meu tempo, quando tinha sua idade, Mulher que fumava na rua era um grilo ou não era ? Hoje em dia a Mulher não somente fuma como dá o Cigarro para o Cara, pede fogo na rua e ninguém reclama ou olha. Quando tinha quinze anos, Mulher Desquitada ? As outras nem falavam com Ela, cortavam relações dizendo " essa é Desquitada ". Um dia, no Fluminense, quiseram eliminar uma moça porque ela não era virgem.. (.. ) ..Hoje, quem quiser eliminar Moça que não é virgem está é querendo apenas ter um Clube Chauvinista, quer ficar sem Sócios. A Mulher não tem do que reclamar. É a mesma coisa a nova Geração reclamar : " Minha Vida é um Lixo ". Eu digo : " Tá, é. " Agora, corta para 20 anos atrás.. (.. ) ..Mulher Minha não tem necessidade de ter vida própria e nem a necessidade de viver para mim. Tem é necessidade de conversar comigo, entender o que falo, responder ao que pergunto. Deve participar comigo num determinado horário, pois vivo de madrugada. É fundamental que ela concorde com isso. Se ela tiver sono ás 10 da noite, aí está ruim, tá ruim. Este é o único horário de que faço questão. Não é que Eu exija, não uso esse verbo, Exigir. Não tomo decisão sozinho, nunca chego e apenas comunico. Chego e converso, dou apoio e um dos meus esportes favoritos é o de me Retratar : não tenho vergonha de mudar de ideia, nenhuma vergonha disso. "

Em 1991, na extinta Revista DESFILE, também da Editora Bloch ( Conteúdo também já Postado NA ÍNTEGRA por este Blog ! ), Chico continuou " Alfinetando " o movimento FEMINISTA : " Sei tudo de tudo e tudo de todos, menos de Mulher.. " (.. ) .."Mulher é inexplicável, cada uma é diferente da outra, não há quem entenda, não há como. Convivo com elas, procuro entendê-las, mas não sei o interior de cada uma. E nem tenho essa pretensão. Mulher é importantíssimo, mas tem que ser Dobrável. Por uma razão : em todas as espécies animais, o Macho é Polígamo. A Única Exceção : o Homem, mas só o Ocidental. Os árabes, não. O Macho é diferente da Fêmea - Ele, o pólo Positivo, ela, o Negativo. Só com a Junção dos Dois ascende a luz. Por isso, não acredito no Amor entre dois homens ou duas mulheres. Não existe amor aí. É sacanagem, e só. Amor só pode existir quando há possibilidade da geração de um filho. Até entendo casais sem filhos que não se separam, porque o filho representa o primeiro problema numa ligação com a mulher : divide o amor, a atenção. Mulher deve ser Dobrável, porque é o pólo negativo. Acho difícil dar certo o casamento da Xuxa com o contra regra do meu programa. A Xuxa ganha muito dinheiro. Para mulheres assim, fica difícil arranjar um homem, porque ele tem que ser mais independente do que ela. O homem precisa ter o comando. Não se trata de um pensamento Machista, mas Realista. Não sou Machista. Acho que a mulher deve trabalhar, ter suas obrigações, amigas, sair. Nunca proibi minhas mulheres de nada disso. Mas ela tem que ser Companheira. Com a Cláudia Raia, por exemplo, seria inviável, porque ela trabalha tanto ou mais do que eu. Então, nós só nos veríamos.. duas vezes por mês.. " (.. ) " ..Ela pode me acompanhar aonde vou, isso tem que ser possível. Vamos supor que me casasse com a Jane Fonda. Teria que me adaptar, porque ela fatura mais, tem mais fama, tudo mais do que eu. Teria que me acomodar a essa situação. O normal é a Mulher depender um pouco do Homem. A mulher Independente.. me assusta um pouco.. " (.. )  " ..Mulher feminina demais se torna chata, assim como homem masculino demais, também. Considero o Feminismo e o Machismo duas bobagens. "

Apesar das Opiniões e Declarações Polêmicas, o FEMINSIMO também era TEMA recorrente de muitos dos seus quadros de HUMOR. Assuntos vivenciados pela maioria das pessoas de modo Corriqueiro, faziam as pessoas RIREM, porém " Acordarem " para os ALERTAS. Caso de CALHEIROS, o Pai que permitia o filho Homem FAZER O QUE QUISESSE e a filha PROIBIDA DE TUDO. Longe do FEMINISMO de Hoje, tão proliferado ( e até certo ponto, EXACERBADO, o que tira O FOCO DO OBJETIVO e tende a torná-lo ANTIPATIZADO por alguns ), já tentava discutir esse comportamento Típico em várias Famílias. NAZARENO, o marido que paquerava a Empregada e humilhava a Esposa ( propositalmente Horrorosa ! ), atualmente, seria alvo de IRA das FEMINISTAS ( a Esposa Feia tratada como " Lixo " e o Assédio a " Empregada Gostosona " ). Essa " Humilhação ", antigamente, Divertia as pessoas, mas apontava Justamente o Lado " Cafajeste " dos Maridos.

Já na década de 60, mostrava a Liberdade e Ousadia Feminina através da Personagem LOLITA. Lolita ( interpretada pela Atriz Mara di Carlo ) era a garota mais velha que se insinuava para o menino Valentino, cujo bordão : " Eu sou criança.. Eu não sou de nada.. ". Na época, Chico contou : " Já existia um quadro semelhante em São Paulo, mas era o Garoto que queria conquistar a Balzaquiana. O humorismo, porém, ficava muito pesado, assim, resolvi criar o Valentino e a Lolita, que podem divertir o público sem criar embaraços. " O Sucesso do Quadro era tanto, que chegou a ganhar Capa de Revista ( RADIOLÂNDIA, em 1960 ) além de Matéria Especial com Chico e Mara. VELENTINO foi Resgatado anos depois, em 1996, na segunda Versão de CHICO TOTAL, desta vez com Lolita sendo interpretada pela Atriz Gisele Fraga.

SUDÊNIO, nos anos 80 em CHICO ANYSIO SHOW indiretamente tratava de um Assunto Sério : A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. SUDÊNIO era um Nordestino traumatizado pela SECA. Não podia ouvir Nomes que remetessem ás lembranças da Caatinga ou algo que o Ameaçasse, que logo dava SURRAS na Esposa, ás vezes até mesmo na frente das Pessoas, pedindo humildemente desculpas quando voltava a Si : " Cê me perdoa, Toinha ? " Logicamente que as Cenas não eram Verdadeiras, onde a Atriz era substituída por uma BONECA DE PANO e só Reaparecia após a SIMULAÇÃO das SURRAS. O Quadro Alertava indiretamente tanto sobre os ABUSOS de VIOLÊNCIA contra a Mulher, como também a Submissão e TOLICE das Mulheres que perdoavam seus Maridos. Hoje, com todas as Evoluções Femininas e as Leis de Proteção a Mulher, este Personagem seria INCONCEBÍVEL. Mas, vale ressaltar que, apesar dos Alertas, das Evoluções e Legislações, as Mulheres em sua grande Maioria continuam sofrendo ABUSOS FÍSICOS e também PSICOLÓGICOS.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).