90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 17 )

08/04/2021

VIVER DO RISO foi um Projeto Idealizado e Apresentado por Ingrid. Exibido Originalmente pelo CANAL VIVA, tinha o objetivo de Resgatar as Memórias dos grandes nomes da Comédia Nacional e trazer um Panorama do Humor de ONTEM e de HOJE, em Episódios Temáticos. CINCO dos DEZ Episódios que foram exibidos pelo VIVA, foram escolhidos para serem reprisados pela GLOBO. Os Episódios em questão foram Reprises REEDITADAS, ou seja, vários trechos que passaram pelo VIVA foram Cortados, mas, por outro lado, outros Trechos inéditos foram INCLUSOS. O Episódio sobre o Mestre Chico Anysio marcou a Estreia da Série pela GLOBO ( antes, no VIVA, em Novembro de 2018, foi o 3° Episódio - AMBOS OS EPISÓDIOS JÁ POSTADOS neste Blog ! ).

Anos antes, em 2006, Chico Anysio havia Ganhado DOCUMENTÁRIO PRÓPRIO, Idealizado, Produzido e Dirigido por seu Irmão Cineasta Zelito Viana. CHICO ANYSIO É trazia Depoimentos de Chico Anysio ( Entrevistado por Zelito ) e a Trajetória Resumida de sua Carreira.

Chico ainda foi retratado no Documentário CHICO É MAIS. O Curta-Metragem estava em processo de pós-Produção em 2011, conduzido pela Biógrafa de Chico Anysio, a Jornalista e Cineasta Ellen Ferreira.

Chico Anysio ainda foi TEMA de um Documentário Experimental produzido pelos Alunos do Curso de Jornalismo da UNIFOR, em 2013 ( Disponível pelo YouTube ). O CHICO DE MARANGUAPE trouxe diversos Depoimentos, inclusive de seu Irmão mais Velho, Elano de Paula.

Como Participante, Chico fez parte dos Documentários SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI, sobre o cantor Wilson Simonal, onde relatou sobre o Artista e os trabalhos que fizeram juntos durante o final dos anos 60 ( Lançado em 2009 ), RÁDIO NACIONAL, de Paulo Roscio, em 2011 e ainda esteve em EU SOU O ESPETÁCULO, Documentário sobre o falecido Humorista José Vasconcellos, lançado em 2009, produzido pelos Cineastas Jean Carlo Szepilovski, e Ricardo Haynal. Jean Carlo me Confidenciou no Instagram ( @memorialchicoanysio ), em uma Postagem referente a Vasconcellos, o quanto se Impressionou com a Participação de Chico, já bastante Debilitado : " Quando entrevistei o Chico - importante falar, Ele foi fazer um Show no Interior, com o Filho ( André Lucas ). O local era Péssimo.. Vi Ele sair do carro com muita dificuldade, e Ele já mal conseguia andar ou falar - tanto que tive que pôr LEGENDAS em sua Fala, depois Perguntei a Ele com toda Sinceridade, como um Gênio como Ele estava naquela Situação... Ele me respondeu matreiramente - foram as Mulheres, Pensões e o Cigarro !" , disse ele, - achei uma graça da parte dele ficar paquerando minha Esposa ( que é uma loira bonita ) tipo, ' estou assim, mas não perdi o gosto da coisa... ' Ele foi sensacional!!! Os Políticos ficam, os Bons, vão embora. "

A Debilidade de Chico Anysio começou em 1998, após volta sua Definitiva ao Brasil. O Acidente Doméstico que Fraturou sua Mandíbula em Fevereiro de 1997 trouxe não somente Consequências Físicas, mas também MUDOU COMPLETAMENTE OS RUMOS DA VIDA E CARREIRA DE CHICO !

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).