90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 18 )

09/04/2021

O Último Episódio de CHICO TOTAL tinha ido ao Ar em 14 de Dezembro de 1996. Visivelmente Emocionado, Chico fez Lindos Monólogos, no ÍNICIO e no FINAL do Programa. Nem Ele mesmo fazia Ideia de que o Programa não Retornaria.

CHICO TOTAL, que durante muitos Meses passou a sofrer uma DISPUTA ACIRRADA de AUDIÊNCIA com o Humorístico A PRAÇA É NOSSA, que era exibido no Mesmo Horário pelo SBT, viu sua Popularidade decair aos poucos, ao mesmo tempo em que a MÍDIA Insistia na TESE de que o Estilo de Humor de Chico Anysio era VELHO e ANTICUADO.

Durante suas Férias ( enquanto Reprises dos Melhores Momentos de CHICO TOTAL eram exibidas na GLOBO ), uma FATALIDADE : em Fevereiro de 1997, Chico levou um TOMBO dentro da Piscina de seu Sítio. O Acidente Doméstico acabou Fraturando sua Mandíbula. Não bastasse o Acidente, durante a Cirurgia passou por DUAS OUTRAS FATALIDADES : um ERRO CIRÚRGICO que provocou uma PARALISIA LABIAL e um RISCO DE VIDA Pós-Operatório. A Operação de Chico Anysio ( que foi Simples e teve duração de cerca de 40 Minutos) ocasionou um grande SUSTO : no Pós-operatório, Chico sofreu um Espasmo Pulmonar, e os Médicos levaram Sete Horas e meia para que Ele voltasse a Reagir : " Eu pensei que fosse Morrer. Não tinha Ar para respirar. O Pior é que fiquei o tempo todo Consciente ! ", contou em Reportagem da Revista CARAS.

Tempos depois, trazendo a Sequela da Paralisia Labial, concedeu entrevista á Revista VEJA, da Editora Abril ( Conteúdo já Postado neste Blog ! ). Chico contou sobre a Internação na Clínica do Cirurgião Plástico Ivo Pitanguy ( falecido em  2016), de onde, nas palavras dele,  " Entrou para Consertar um Osso " e Saiu " de Boca Torta ". " Meus Médicos já me disseram que Nunca Mais serei o Mesmo ".

Chico Anysio estava com a Reestreia de CHICO TOTAL prevista para 29 de Março de 1997. O Acidente e o ERRO CIRÚRGICO acabaram trazendo Prejuízos a Ele e a TV GLOBO.

Edgar Alves Costa, Médico e Cirurgião Dentista, foi o Responsável pela Operação de Chico Anysio. Na época, Edgar era Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia CranioeMaxiloFacial. Na época, Edgar tentou justificar a Paralisia Labial de Chico : " é uma Região Perigosa, mas acho muito difícil que o Nervo tenha sido Atingido.. (.. ) ..O Nervo pode ter sido traumatizado pela Pancada da Queda, ou pelo Inchaço.. ", disse na mesma Reportagem da Revista VEJA.

Chico passou a fazer Fisioterapia e acabou desistindo de se tratar com Edgar, na época cogitando até a possibilidade de Processá-lo. Chico também passou a Usar uma Prótese, entre a Gengiva e a Bochecha, prótese da qual não se adaptou, e brincava : " Fiquei com a Boca do Sylvester Stalone, mas sem o Dinheiro Dele ".

Quatro meses após o acidente que fraturou sua mandíbula, decidiu se mudar para o Exterior com Zélia Cardoso ( sua Esposa na época ) e os filhos do Casal. A Repórter Angélica Basthi, da extinta Revista AMIGA -TV TUDO, acompanhou a Apresentação de Chico Anysio no TEATRO CARLOS GOMES, em Show beneficente para o LAR FREI LUÍS e apurou os Desabafos de Chico : " Não podem me chamar de Burro. Se não respeitam meu trabalho, respeitem pelo menos minha Idade.. (.. ) " ..Acho que descontam em mim a raiva que sentem da Zélia. Não tenho nada a ver com o que Ela fez.. (.. ) " ..Não estou abandonando o meu país.. (.. ) " ..Já fui a seis médicos, e um deles me disse que em no máximo dois anos, estarei Bom. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).