90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 19 )

10/04/2021

Chico Anysio, em várias Entrevistas, dizia que sua Mudança de País era por causa dos Filhos ( Rodrigo e Victoria, frutos do Casamento com Zélia ), a Oportunidade de terem uma Criação Diferenciada e Estilo de Vida Melhor. Mas também desabafava o Descontentamento com a Mídia e o Público.

Decidiu Recomeçar DO ZERO em Nova Iorque, tentando Emplacar a Carreira de ROTEIRISTA DE CINEMA. Já saiu do Brasil Carregado de Material Pronto a ser Apresentado a Agentes e Artistas. O Filme mais Comentado pela Imprensa era THE FRIAR. Chico pretendia que o Astro Sean Connery fizesse o Filme. Chegou a declarar em algumas entrevistas no Brasil, que tinha a mais absoluta Certeza de que seu Nome seria indicado ao OSCAR, na Categoria MELHOR ROTEIRO ORIGINAL.

Alguns Meses depois de sua chegada em NY, apareceu em um CLIQUE ao lado do Astro Robert de Niro, publicado no Lendário Jornal Internacional THE NEW YORK TIMES, que foi Republicado pelo JORNAL DO BRASIL, de forma Sensacionalista. Toda a Empolgação Retratada ( e Relatada ) não foi bem assim. Todos os Projetos de Chico foram Rejeitados, alguns sequer Lidos pelos Agentes dos Grandes Atores Internacionais.

Infelizmente, a Carreira de Roteirista por lá não Vingou, e o Retorno Definitivo ao Brasil aconteceu 2 Anos depois, em 1999.

Em 1998, ainda tentando Emplacar a Carreira de ROTEIRISTA no Exterior, Chico passou a se dividir entre E.U.A e Brasil. A TV GLOBO, nessa época, já não era mais administrada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Marluce Dias da Silva havia assumido o Cargo de Direção Geral de Programação da emissora. Sem Espaço ( e sem a Liberdade de antes ) para trabalhar, muito se negociou até sua Volta efetiva á grade da TV GLOBO.

O Espetáculo O DIREITO DE RIR E RIR marcou a Despedida do Mestre nos Palcos e do Brasil, quando resolveu se mudar com a família para NY. OLHA EU AQUI OUTRA VEZ marcou seu retorno ao Brasil em 1998 e a estreia do Show marcou a REINAUGURAÇÃO do TEATRO DA LAGOA.

Surgiu a Proposta de Chico fazer um SERIADO. Assim nasceu O BELO E AS FERAS, onde Chico encenava como ELE MESMO, com poucas Caracterizações e sem Personagens fixos, nem as atrizes e os atores convidados, em histórias baseadas nos formatos das Sitcoms ( Comédias de Situação ) americanas. O Humorístico começou a ser gravado em 1998, entre Julho/Agosto daquele Ano. Estrearia em meados de Agosto. Nem mesmo a MÍDIA ( que já havia feito várias Reportagens sobre a Estreia de O BELO E AS FERAS em diversos Jornais e Revistas ) se Conformou com o ADIAMENTO do Novo Humorístico de Chico Anysio. No DIA MARCADO, a TV GLOBO colocou no Ar o Filme ESQUECERAM DE MIM, Clássico que Consagrou o Menino Macaulay Culkin ( Hoje com 40 Anos de Idade ). A Estreia foi prorrogada e só aconteceu em Janeiro de 1999, incluída no " Pacote " de Novidades da Emissora, onde também estavam as Estreias da Minissérie CHIQUINHA GONZAGA e da Novela SUAVE VENENO.

Apesar de Engraçado e Criativo, o Público não embarcou na Ideia, sentindo falta de Chico na Pele de seus diversos Personagens Clássicos. O BELO E AS FERAS durou apenas 5 Meses ( de 6 de Janeiro a 22 de Maio de 1999 ). A Rejeição do Público levou a extinção do Programa e para Chico, só Restou os trabalhos dentro do Humorístico ZORRA TOTAL.

O Cancelamento teve a ver Diretamente com Marluce Dias da Silva, então Diretora Geral de Programação da Emissora ( Cargo que ocupou de 1997 a 2002 ). Marluce considerava declaradamente O Estilo de Humor de Chico Anysio ULTRAPASSADO, o que gerou várias Especulações. Após a Estreia em 1999, Infelizmente, o Sucesso da Série não Aconteceu. Só Restou os trabalhos no ZORRA TOTAL. Marluce se aproveitou da baixa Audiência para EXCLUIR o que Ela Mesma não queria mais Ver na TV.

Enquanto ainda estava no Ar com a Série, Chico, prestes a Completar 68 Anos, Confessou ao Jornal O GLOBO : " Odeio Pintar o Cabelo. Me sinto Mal. Meu Grisalho é muito mais Bonito ", se referindo a Obrigatoriedade do Visual por conta do Programa. Humorístico de 30 Minutos ( na Verdade 20 Minutos, 30 com a Somatória dos Intervalos Comerciais ) nas Quartas-Feiras, O BELO E AS FERAS iria passar a ser Exibido aos Sábados e, em Seguida, a ESCOLINHA DO PROFº RAIMUNDO. Porém, um Mês depois dessas Decisões ( e da Reportagem ), O BELO E AS FERAS saiu do Ar e a ESCOLINHA permaneceu um quadro Rápido dentro do ZORRA TOTAL.

ZORRA TOTAL já havia estreado em 25 de Março. Baseado na ideia do que ele queria que se tornasse o CHICO TOTAL de 1996 após seu Acidente, contou com sua Participação e Mentoria. ALBERTO ROBERTO, a cada semana entrevistando um Artista Convidado, foi um dos pontos altos do programa durante muito tempo. A ESCOLINHA, em versão encurtada, também fazia sucesso. Sem muitas possibilidades, foi convidado a participar de TERRA NOSTRA, de Benedito Ruy Barbosa, no Papel do BARÃO JOSUÉ MEDEIROS, que perdia Toda a sua Fortuna e seus Bens numa mesa de Jogo. A Rápida Aparição de Chico no Capítulo em que se descobre a verdadeira Identidade de Josué Medeiros ( Juan Alba ), um rapaz que se disfarçava de Cocheiro e que se envolvia com Janete ( Angela Vieira ) com planos de Vingar a Morte do Pai ( Chico Anysio ), foi Digna de se tornar uma das mais MARCANTES da Teledramaturgia.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).