90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 5 )

19/03/2021

Ao mesmo tempo em que havia chegado á TV GLOBO, seu Espetáculo CHICO ANÍSIO.. SÓ se Consagrou nos Palcos. Com temporadas no TBC em 1968, foi o Show que Inaugurou o TEATRO DA LAGOA, no Rio de Janeiro, em 1969. " A noite da estreia foi uma loucura. A passarela entre as poltronas foi colocada ás nove da noite. Parecia filme do Jacques Tati : tudo sendo feito em cima da hora. Ás nove e meia do dia seis de Janeiro de 1969, eu entrei no Palco e tudo correu ainda melhor do que em São Paulo. Eu tinha 38 anos, era grande novidade para o Rio, onde só havia atuado naqueles dois shows com a Rose : no FLUMINENSE e no CLUBE NAVAL. A plateia parecia estar tendo uma surpresa, já que só me conhecia, até então, atrás das caracterizações dos personagens. Eu fazia oito sessões por semana, de terça a domingo, sendo que aos sábados e domingos fazia dois espetáculos. A média do público presente foi superior ao número de poltronas. O Ricardo ( Amaral, Empresário ) chegou a inaugurar uma placa que está lá até hoje " ( Relatos em sua Autobiografia de 1992 ). Em 8 de Janeiro do ano seguinte, já Consolidado, o show Estreou com igual Sucesso no TEATRO GINÁSTICO, também no Rio.

Houve um Intervalo de Chico dentro da TV GLOBO durante as Trocas de Programas. CHICO ESPECIAL foi Interrompido quando Chico Anysio foi afastado da emissora, por alegação de problemas salariais. " Voltei ao Teatro e empreendi uma excursão ao Norte-Nordeste, onde ainda não havia apresentado o CHICO ANÍSIO.. SÓ. Dava para viver muito bem, mas a televisão, pela primeira vez, me fez falta. Não gostei de ver o mesmo programa quatro vezes seguidas no Ar. Imagina se hoje a GLOBO faria isso. Mas naquele tempo ela estava apenas começando. " Até que Chico recebeu um recado de Boni :

- Chico, o Chacrinha saiu da Globo. Pode voltar que já tenho dinheiro pra lhe pagar.

Chico deu início ás Gravações de VOCÊ TEM TEMPO ?, que em pouco tempo se transformou em CHICO EM QUADRINHOS. Mas, o Retorno de Chico marcou mesmo o Planejamento e Estreia de CHICO CITY. Antes de sua saída, em 1971, Chico já havia feito também o Seriado Infantil LINGÜINHA x MR.YES, que inclusive deu origem a um LP, com os Temas Musicais do Programa, lançado pela SOM LIVRE. Chico considerava o Seriado " A Derrota mais Vitoriosa que Consegui em toda Minha Carreira ". LINGÜINHA Incomodou. Os Pais das Crianças que Assistiam o Seriado e o Espaço Publicitário da TV GLOBO. " LINGÜINHA é um Santo. Sua linguagem é Adulta, mas são as Crianças que o entendem.. (.. ) ..O Adulto não sacou o SARRO que o LINGÜINHA tem por dentro, porque ele é um Barato para o Adulto.. (.. ) ..O Adulto não Curte esta nem milhares de outras SÁTIRAS. Conheço Oito ou Nove pessoas que já Sacaram o LINGÜINHA. Talvez seja a falta de tempo, porque os Episódios são muito Curtos", declarou na época ao JORNAL DO BRASIL. Em sua Autobiografia de 1992, também relembrou a Rejeição dos Pais ao Programa : " Eu argumentava o quanto podia.

- Amigo, você tem a televisão para você o dia todo. Eu tiro três minutos para o seu filho e você reclama ? Por que não vai ao banheiro nessa hora ? Por que não aproveita para dar um telefonema ou bater um papo com sua mulher ? São 3 Minutos, apenas.

Eles não concordavam. " (.. ) .. "O Sucesso do LINGÜINHA estava atrapalhando o Departamento Comercial da GLOBO. Os Anunciantes preferiram anunciar Antes ou depois do LINGÜINHA e isto atrapalhava o departamento, pois o programa era apresentado num horário que se chama Filé Mignon : entre o Jornal e a Novela. O Departamento Comercial preferiu a Saída dele. Não teimei, nem discuti. Nem ao menos pedi que o passassem para outro horário. Aceitei pacificamente a Retirada do programa, mas não deixei que matassem MR. YES. O Arnaud achou a Solução : MR YES tomou uma poção preparada pelo LINGOTE ( Pai do LINGÜINHA ) e foi diminuindo, diminuindo.. até caber numa Garrafa, onde LINGÜINHA o guardou, arrolhou muito bem e o Atirou no Mar. "

Antes de ser dispensado pela GLOBO, além das apresentações de seu Show, começou a Rodar seu Primeiro Filme, O DOCE ESPORTE DO SEXO, idealizado por seu irmão Cineasta, Zelito Viana. O Filme estreou nos cinemas em Janeiro de 1972, assim como também em Janeiro se deu seu Retorno Definitivo á TV GLOBO ( de acordo com Chico em sua Autobiografia, a Recontratação se deu em 27 de Dezembro de 1971 ). O DOCE ESPORTE DO SEXO, Filme dividido em BLOCOS com HISTÓRIAS DIFERENTES, abordava de maneira Cômica situações envolvendo o Tema SEXO. O Resultado do Trabalho foi uma das maiores decepções pessoais de Chico Anysio ( assunto já relembrado e retratado no BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO ). " Fiz o filme para o meu irmão. Zelito me convidou para o fazer e eu Topei.. (.. ) .. "Um trabalho Desagradável, porque o assistente do Zelito era muito chato. Joaquim, era o nome dele. Faço questão de não lembrar seu Sobrenome, mas poucas vezes trabalhei com um cara tão chato. Ele dava palpite em Tudo. Não Atuei melhor no Filme por culpa daquele Pentelho na Garganta. Foi o ' Joaquim ' mais ' Manoel ' que eu jamais conheci.

- Não é assim que tem Graça.

" O Joaquim ( que nunca tinha feito nada na vida ) queria dizer para mim o que era engraçado e o que não era. Queria me ensinar a INFLEXÃO, o GESTO, dava palpite em tudo. Nunca perguntei ao Zelito por que ele permitia tanto ' Pitaco' de um cara sem o menor Pedigree no Humor.. ..Que qualificação tinha o Joaquim para me ensinar alguma coisa de Humor ?

- Não é assim que tem Graça.

" Ele Cortava, Acrescentava, Tirava, Punha, Mudava, Mexia, enchia o Saco ! Não parei o trabalho no meio para não dar prejuízo ao meu irmão, mas não sei se o filme deu Lucro para Ele. Nunca conversamos sobre isso. Não ganhei nada pelo filme. Fiz para o meu irmão. Sei que tudo podia ter sido feito muito Melhor e bem mais Engraçado se o Joaquim tivesse, por exemplo, pegado uma Hepatite na filmagem da primeira sequencia. Ele foi o Culpado de o filme ter tido até ERRO DE CONTINUIDADE. Irene Stefânia estava na Cama de Calcinha Azul com bolinhas brancas, e levantava de Calcinha Vermelha ! Foi a maior Gargalhada que o filme Conseguiu. Isso aconteceu porque o Joaquim exigiu que a Cena em que Ela levantava fosse REFILMADA. Se eu já não gostava de Cinema, o Joaquim conseguiu me colocar com ÓDIO. "

Antes de Protagonizar O DOCE ESPORTE DO SEXO, em 1971, haviam planos de Dois Filmes com Chico Anysio, que seriam rodados entre 1967 e 1969. O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO, de 1967, de seu irmão Zelito Viana, teve Argumento em parceria com Luis Carlos Maciel, sob Roteiro e Direção de Eduardo Coutinho. Uma Produção da MAPA FILMES ( produtora em Sociedade de Zelito e de Chico ), o Filme seria rodado no Rio de Janeiro, e contaria a história de um Datilógrafo que andando pelas ruas encontra um Hindu misterioso ( Chico Anysio ), que lhe entrega CEM MIL STRYKMAS ( Moeda Imaginária ) e em seguida Cai Morto ! Se o dinheiro não fosse depositado logo, " Uma Desgraça cairia sobre sua Cabeça ". Após o Susto, o datilógrafo corre para depositar o dinheiro no BANCO CENTRAL. A Confusão começa quando se descobre que o valor das STRYKMAS é muito Superior ás reservas Monetárias Mundiais, o que provoca um Revertério Geral nos Bancos e Casas de Câmbio ! Chico faria SEIS PERSONAGENS : um Professor de Arqueologia, um Militar das Potências Anteriores, outro Militar das Posteriores, um Chefe de Organização Secreta Internacional, outro Chefe de Organização Secreta das Potências Anteriores e o Hindu mencionado no início. O Ator José Lewgoy ( 1920 - 2003 ) faria o Datilógrafo. Ainda no elenco estavam escalados Jardel Filho ( 1928 - 1983 ) e Sônia Clara. Em 1969, veio a ideia de outro Filme, KIKO, cujo o Protagonista de Chico seria um rapaz vítima de Chacota dos demais Personagens, e cuja história, de autoria de seu irmão Zelito, seria dirigida por Daniel Filho. Nenhuma das Duas Produções, porém, chegaram a ter Continuidade ( O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO teve algumas Sequencias Filmadas que Nunca foram utilizadas ou Vistas ).

Em 17 de Setembro, participou da Estreia do Programa ELIS ESPECIAL, que a TV GLOBO havia criado para a Cantora Elis Regina ( falecida em 1982 ). Ainda em 1971, após o Sucesso Estrondoso durante todo ano de 1970 com CHICO ANÍSIO.. SÓ, lançou seu Segundo Show, GOSTEI MAIS DO OUTRO ( GOSTEI MAIS DO OUTRO, na Realidade, havia sido Lançado Oficialmente em 12 de Maio de 1970, no TEATRO DA LAGOA ), Título pensado Propositalmente, como forma de tirar a Chance ( ou a Graça ) dos CRÍTICOS de falarem negativamente sobre seu Novo Trabalho nos Palcos. 

Fora do âmbito Humorístico, mas dentro do PALCO, o Show O QUE VAI VEM, do Cantor Jorge Ben Jor ( na época, Jorge Ben ) foi Idealizado por Chico Anysio, responsável pelos Textos e Produção do Espetáculo, que teve Direção de Oswaldo Loureiro. Em 1970, Chico Anysio foi, em parceria com Wilton Franco, o Produtor do Espetáculo AS LIBÉLULAS DESLUMBRADAS, protagonizado por Carlos Imperial ( Produtor Artístico de grande sucesso nos anos 60 e 70, responsável pelo início de carreira de grandes ícones, como Roberto e Erasmo Carlos ) e Clóvis Bornay ( famoso Carnavalesco, falecido em 2005 ).

No início dos Anos 70, Chico Anysio também exercia a Função de Empresário. Criou a MARANGUAPE PRODUÇÕES, que financiava Espetáculos ( a temporada de Shows da Cantora Elis Regina, no extinto CANECÃO, por exemplo, foi empresariada por Chico ). Porém, a produtora foi adquirindo prejuízo e Chico, na época, resolveu entregar os Negócios a Ricardo Amaral, que posteriormente repassou a Benil Santos ( que foi o Responsável pela excursão do Show GOSTEI MAIS DO OUTRO ). Na época, o motivo da falência da MARANGUAPE PRODUÇÕES e desistência de Chico teria sido por conta de " Ideias fora da conotação com a realidade brasileira em termos de espetáculo". Chico, atuando como empresário, ainda se deu conta de que a Função era algo incompreendido no País, onde " artistas tem a mania da Auto Suficiência, considerando o empresário como um mero Secretário para 'quebrar galhos ' em situações difíceis, que por comodismo ou inabilidade, preferia deixar para terceiros. "

Chico Anysio acreditava tanto na MARANGUAPE PRODUÇÕES que cometeu uma temeridade : financiar os espetáculos calculadamente, sem pensar em Prejuízo eventual. Chico fez Benil Santos, dali em diante, cuidar de Seus Próprios Shows e Contratos.

O Ano de 1972 não marcou apenas o Retorno de Chico á TV GLOBO e SUA ESTREIA NO CINEMA. Estreou também como ESCRITOR. O BATIZADO DA VACA foi o Primeiro Livro do Mestre. " Eu sempre desconversava e dizia que não sabia, que não podia, que não valia à pena, que ninguém publicaria e que não tinha tempo. A última desculpa era a única verdadeira. Escrever um livro fazia parte do meu ideal, mas sempre trabalhei muito e o tempo sempre foi um problema. Mas, em 1972, o Ricardo Amaral me procurou. " Rubem Braga, á época dono da Editora Sabiá, se interessou em publicar algo feito por Chico, que optou por escrever Contos. " Em cinquenta dias eu tinha três livros prontos. Os dedos doíam, as costas queimavam, mas havia ali Material para três livros de 140 páginas. Isto significa que, em cinquenta dias, eu havia batido mais de quinhentas páginas. Levei todas as histórias para o Rubem e ele ficou de selecionar. Uma semana depois me chamou à sua cobertura-fazenda na rua Barão da Torre. " Ainda em 1972, entrou em Cartaz com seu Terceiro Show : UMA NOITE COM CHICO ANÍSIO, outro Sucesso de Público, empresariado por Ricardo Amaral. Em 1973, vieram os Livros O ENTERRO DO ANÃO e É MENTIRA, TERTA?, este último idealizado pelo Grande Sucesso de Chico na GLOBO : o Personagem PANTALEÃO, do Programa CHICO CITY, que havia estreado em 5 de Janeiro. Um dos Maiores MARCOS do Humorismo da TV GLOBO e da Carreira do Mestre, Lançou diversos artistas e trouxe a Popularização e Consagração de vários Personagens de Chico Anysio. " Estava preparado para voltar a fazer CHICO EM QUADRINHOS.. (.. ) Veio á minha cabeça um programa de Rádio que eu fizera com sucesso na Mayrink Veiga ( ESTE NORTE É DE MORTE ) e que já realizara na Excelsior de São Paulo com outro nome ( OH, NORDESTE DA PESTE ). Imaginei, então, fazer a mesma coisa noutro formato.. (.. )

- CHICO CITY

- O que é Isso ?

- Uma Cidade do interior do Nordeste. Tudo acontece lá. Passo para a dimensão daquela Cidade os acontecimentos do Mundo. Uma Cidade com o seu Prefeito, o seu Padre, seu Bêbado, seu Juiz de Direito. Todos os Personagens feitos por Mim.

- Pode preparar para gravar !

Chamei o Arnaud Rodrigues e escrevemos o primeiro Programa.

" O Arnaud e Eu fizemos o Prefixo. Alfredo Pereira fez o Cenário, o texto foi feito por Mim, o Arnaud e o Roberto Silveira. Tudo a toque de caixa. Dispúnhamos de Dez dias para o primeiro programa. E Conseguimos ! A importância do Arnaud foi muito grande. Devo a Ele pelo menos Sessenta porcento do Conseguido.. ' (.. ) .. " "Os primeiros programas foram dirigidos pelo Augusto César Vanucci.. (.. ) .." O Programa era TEMÁTICO. Já que mostrávamos o nascimento de uma Cidade, tudo estava para ser feito. O primeiro Programa marcava a inauguração da ' Casa de Força '- que, no final, nada mais era do que um Banheiro. "

" Por estarmos no Regime Militar, a CENSURA exercia forte Pressão. O pior é que faziam a Censura depois de o Programa gravado e não no texto. Isso era terrível. Muita coisa tivemos que Cortar e muitas Cenas tiveram que ser Regravadas por Imposição dos Censores que não admitiam Argumentos.. (.. ) ..Tirar do Humor o direito da Crítica é amputar-lhe os dois braços. Trabalhamos amputados muitos anos, mas realizamos um trabalho Bonito e muito Simpático. CHICO CITY foi líder de audiência em Todos os Anos em que esteve no Ar. "

No mesmo ano foi Lançado o Primeiro LP do Mestre referente a SHOWS, pela CONTINENTAL, com textos de Chico e Arnaud Rodrigues : CHICO ANÍSIO - FANTÁSTICO. Por falar em " Fantástico ", em 1973 também a famosa Revista Eletrônica Dominical estreou pela TV GLOBO, em 5 de Agosto. Batizada de FANTÁSTICO - O SHOW DA VIDA, teve Chico Anysio como um de seus Criadores e foi onde o Mestre manteve um Espaço como Cronista por 17 Anos ( de 1973 a 1989 ).

Em 1974, CHICO CITY continuava líder de audiência e trouxe para o mercado Fonográfico o Personagem BAIANO. Arnaud Rodrigues idealizou o Personagem, que tempos depois, originou outra ideia : Gravar músicas de Verdade, em LP. Assim nasceu BAIANO E OS NOVOS CAETANOS, com Chico, Arnaud e o músico Renato Piau. As Composições divertidas e de Cunho Político, em plena época de CENSURA, foram CERTEIRAS e várias se tornaram CLÁSSICOS da Música Brasileira como VÔ BATÊ PÁ TU, URUBU TÁ COM RAIVA DO BOI e a poética FOLIA DE REIS. Chico fazia BAIANO ( Caetano ) e Arnaud fazia PAULINHO CÉREBRO DE PROFETA, satirizando PAULINHO BOCA DE CANTOR, um dos Integrantes do Original NOVOS BAIANOS. Lançado pela CID, acabou salvando a gravadora de uma quase falência e VÔ BATÊ PÁ TU esteve nas Paradas tanto do Brasil como de outros países, como França, Itália e Suécia. Veio seu quarto Show : NO QUARTO COM CHICO ANÍSIO. Alguns veículos de Imprensa se referiam ao Show como NA CAMA COM CHICO. NO QUARTO COM CHICO, na realidade, foi batizado Propositalmente pelo Mestre. O Quarto Espetáculo de sua Carreira remeteria ao " Trocadilho " no Nome. Ficou em Cartaz pelo País de 1974 a 1977. Voltou a trabalhar com o Cantor Jorge Ben Jor, assumindo a Direção do famoso Espetáculo PAÍS TROPICAL. 1974 marcou ainda o Lançamento do quarto Livro do Mestre : A CURVA DO CALOMBO trazia 35 Histórias baseadas em Situações diversas do Cotidiano. Um Misto de Seriedade e Comicidade, pouca gente entendeu na época a Capacidade de Chico escrever Seriamente e ser ENFÁTICO através da Satirização e o Livro acabou não alcançando o mesmo Sucesso dos anteriores.

Em 1975, paralelamente a CHICO CITY, Chico fazia AZAMBUJA E CIA., Série que, devido ao Sucesso do Personagem AZAMBUJA nos Monólogos exibidos no FANTÁSTICO desde 1974, foi idealizada por Arnaud Rodrigues. Inicialmente esses monólogos eram adaptados das histórias de Haroldo Barbosa em " Cazuza, o Calouro que já vem gongado " ( Programa dos tempos de Rádio ). Posteriormente, Arnaud Rodrigues passou a Criar as histórias, e Ele mesmo teve a Ideia de incluir outros personagens e de transformar essas histórias em um Seriado. Desse modo surgiu AZAMBUJA E CIA. que, devido ao Sucesso, também acabou se tornando LP, lançado pela CID. " Nunca um projeto foi Lançado e Aceito com tanta rapidez. Peguei uma foto minha e encomendei a um desenhista que fizesse sobre minha cara, oito caras diferentes. Com bigode, sem bigode, com barba, com óculos, cabelo black, careca. Peguei os desenhos e saí pela Globo mostrando a quem encontrava: - Qual desses é o Azambuja ? Fazia uma marca na Foto escolhida (.. ) ..A Cara número sete teve noventa porcento de indicação e daquele modo caracterizei o Azambuja.. (.. ) O erro estava no Fato do programa ser mensal, mas, mesmo assim, não o considero um fracasso. Ele foi Líder no seu horário nas Dez apresentações. Até hoje encontro gente que pergunta por que o Azambuja não Volta. Há muita coisa que podia voltar, mas eu sempre fico em dúvida se vale a pena.. (.. ) O AZAMBUJA cumpriu sua finalidade. Chegamos a gravar um disco que vendeu relativamente bem, com músicas principalmente minhas e do Arnaud. " Foi durante as filmagens do Seriado que Chico conheceu sua terceira Esposa, a atriz Alcione Mazzeo. AZAMBUJA E CIA. esteve no Ar de 24 de Março de 1975 a 11 de Agosto do mesmo Ano. BAIANO E NOVOS CAETANOS seguiam com o Sucesso e Popularidade, e o Segundo LP , com Produção de Guto Graça Mello e Arnaud Rodrigues, foi lançado, desta vez pela SOM LIVRE. Ainda em 1975, o LP CHICO ANÍSIO AO VIVO se tornou um dos maiores Sucessos da Discografia do Mestre. CHICO ANÍSIO AO VIVO foi o Registro do Espetáculo GOSTEI MAIS DO OUTRO e foi RELANÇADO naquele mesmo Ano pela SOM LIVRE, com outra CAPA. TEJE PRESO chegou ás Prateleiras das livrarias, sendo o quinto trabalho literário do Mestre. CHICO CITY prosseguia seu Sucesso e passou a ser Exibido A CORES. Nesse ano, o Programa ganhou uma nova locação: CHICÓPOLIS, uma Cidade habitada por gente Rica e Esnobe, que era separada de Chico City apenas por uma Jaqueira. As duas Cidades eram Inimigas. O milionário JEAN PIERRE NEPOMUCENO era a Principal Figura de CHICÓPOLIS.

Também em 1975, já Consagrado há Tempos na Televisão e no Auge da Popularidade do Programa CHICO CITY, Chico Anysio Conquistou 3 CAPAS Importantes em 3 Revistas diferentes : CONTIGO !, FATOS E FOTOS e VEJA.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).